UNASP Ciência - Notícias

UNASP lança revista “Convergências” para publicação de pesquisas na área da Comunicação

A revista tem periodicidade anual e relaciona a Comunicação a outros campos sociais do conhecimento.

Texto: Ana Clara Silveira

O Centro Universitário Adventista de São Paulo lançou a revista “Convergências” com objetivo de reunir contribuições científicas sobre a Comunicação. Os cursos vinculados a essa proposta são Jornalismo, Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda; e Rádio e TV do campus Engenheiro Coelho. O editor-chefe, doutor Marco Túlio, reforça que “a Convergências já nasce com um diferencial pelo fato de privilegiar pesquisas que trabalhem na interface da Comunicação com outras áreas, como, por exemplo, a Ciência Política, as Ciências da Religião, as Ciências da Saúde, a Sociologia, dentre outras. Então, tem potencial de atrair pesquisadores de diversos campos que dialoguem com questões de ordem comunicacional”.

A publicação do periódico terá frequência anual. O objetivo para este ano é ampliar o alcance do público-alvo – formado por professores e estudantes do Brasil e do exterior – e tornar o projeto conhecido, de maneira que mais pesquisadores enviem artigos científicos para publicação. A iniciativa contribui para o planejamento do UNASP de se tornar uma universidade. “Quanto mais ciência tivermos dentro do UNASP, mais fácil a expansão da pós-graduação, tendo em vista que não apenas professores e alunos da instituição podem publicar, mas também pesquisadores de outros lugares, colocando o UNASP no mapa da pós-graduação do Brasil”, explica a editora associada da revista e mestra Thamires Mattos.

Relevância acadêmica da Convergências

O incentivo a pesquisa é um dos pilares do UNASP. Por isso, a revista produzida pela instituição busca facilitar e organizar as publicações. A editora Thamires explica que, por meio desse periódico, os alunos têm a oportunidade de “disseminar ideias através de uma revista científica com o projeto para se tornar um periódico A4, de acordo com a classificação da CAPES”. Sendo assim, a participação discente e docente é um ganho para o fortalecimento e relevância do UNASP.

Tendo em vista a visibilidade da revista, o doutor Túlio reforça que há o planejamento para que ela se torne uma referência na área. “Destaco a formação do Conselho Editorial, que conta com pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do exterior na sua composição, e o primeiro número da revista que traz um dossiê sobre Comunicação e Religião, tema que tem despertado muito interesse na comunidade acadêmica”, comemora. Ainda acrescenta que “abrir espaço para o conhecimento científico produzido no campo da Comunicação consolida o ótimo trabalho que já vem sendo feito pelo UNASP nessa área, na qual é destaque na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho”.

Submissão de trabalhos

A Convergências aceita artigos em português, espanhol, inglês e francês. De maneira geral, as produções que tenham maior afinidade com análises empíricas, discussões de caráter teórico e metodológico são apreciados pelo periódico de formato eletrônico. Os artigos enviados passam por um processo chamado Double-Blind Peer Review com apoio de pareceristas para acompanharem o projeto. Não é necessário aguardar a finalização de outros trabalhos para publicar, já que a revista segue o sistema de publicação em fluxo contínuo. As seções se dividem em dossiês, temática livre e nominatas.

A editora do UNASP, Unaspress, organiza os processos de publicação do periódico científico Convergências. “Os artigos passam por um processo rigoroso de revisão, leitura interna, sem custos para o autor; também tem DOI com link permanente para o artigo na internet e ISSN em breve”, celebra a professora Thamires ao reforçar os benefícios para os pesquisadores. Os interessados podem buscar professores do curso. As etapas de submissão estão disponíveis no site.

Veja mais