Profissão e Mercado

UNASP lança website para alunos que irão realizar ENADE

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) lançou, nesta terça-feira (15), um site destinado aos alunos que realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de 2021. A prova deve ser realizada por aqueles que concluíram mais de 80% da carga horária dos cursos de licenciatura/ bacharelado ou 75% nos cursos […]

Texto: Yasmin Medeiros

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) lançou, nesta terça-feira (15), um site destinado aos alunos que realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de 2021. A prova deve ser realizada por aqueles que concluíram mais de 80% da carga horária dos cursos de licenciatura/ bacharelado ou 75% nos cursos superiores em tecnologia. O objetivo do site é otimizar processos e reunir em um único lugar todas as informações relevantes para o “enadista.”

De acordo com Marciele Militão, produtora de conteúdo do website, “um dos seus propósitos é promover um espaço virtual onde o aluno possa tirar suas eventuais dúvidas sobre o exame, acessar as provas anteriores e exercitar seus conhecimentos”, explica. O site também oferece um cronograma com as datas dos principais eventos até o dia da prova. Para a produtora, o aluno tem a possibilidade de se preparar para garantir uma boa nota na avaliação que ocorrerá nos mês de novembro deste ano.

Imagem: divulgação ENADE 2021

Cursos confirmados

Os cursos confirmados para o ENADE 2021 são:

ENADE 2021: escolhas que transformam o futuro

Em entrevista sobre a importância do ENADE na trajetória acadêmica e na carreira dos alunos, o Dr. Ediley Lames defende que “o ENADE marca o final do processo da graduação para os alunos que são formandos no ano do ciclo do exame que acontece a cada três anos. Quanto maiores as suas notas na prova, maior o destaque do seu curso nos rankings e isso valoriza o diploma que ele está levando da instituição. Se a nota é ruim, com a divulgação em massa que a mídia faz, a reputação do curso que ele faz cai muito”, explana. Em contrapartida, uma boa nota no exame garante bons resultados para o futuro profissional dos estudantes, segundo o professor.

Imagem: divulgação ENADE 2021

Ainda de acordo Lames, “o ENADE é um componente curricular obrigatório. Se o aluno não faz a prova, ele não se forma no tempo desejado”, elucida. Além disso, o Ministério da Educação (MEC), estuda punir os alunos que têm mau desempenho na prova para além de não poder se formar naquele ano e também divulgar a listagem dos melhores colocados na prova, como medida de incentivo e visibilidade ao empenho dos alunos que alcançaram uma boa colocação.

O exame é uma possibilidade de os alunos relembrarem os conteúdos vistos ao longo do curso, o que contribui para uma melhor atuação no mercado de trabalho, bem como processos seletivos ou concursos. Pensando nisso, o UNASP estende ao corpo discente oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento. Iniciativas como essa evidenciam o compromisso da Instituição com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos seus alunos.

Veja mais