Acontece no UNASP

UNASP promove abertura de sua própria Copa do Mundo

O Campeonato inclui mais de 180 alunos em diferentes modalidades.

Texto: Lana Bianchessi | Edição: Theillyson Lima

A abertura da Copa do Mundo do UNASP Engenheiro Coelho ocorreu neste último sábado(24) a noite, evento que abrange campeonatos de vôlei, basquete e futsal. O evento começou com a entrada dos seis representantes dos times de vôlei: Brasil, França, Polônia, Estados Unidos, Alemanha e China, com seus respectivos atletas. O primeiro dia de rodadas apresentou somente jogos de vôlei, tratando-se da primeira modalidade do campeonato que seguirá com basquete, no dia 15 de outubro e futsal, em 10 de novembro.

Cerimônia de abertura da Copa do Mundo UNASP. Foto: AICOM

Lisandro Bacchus Boston, presidente da Atletic Sport Union, que está organizando o campeonato juntamente com a Direção de Desenvolvimento de Estudantil, conta sobre o campeonato. “O maior propósito que nós temos é que todos se envolvam, deixem de ficar no quarto e se socializem. Queremos que as pessoas participem e entendam que isso é bom e existem outros esportes que o campus pode promover”, relata. 

Diversidade de esportes

Primeiro dia foi de disputas no vôlei. Foto: AICOM

O campeonato acontece a cada quatro anos, junto com o período da Copa do Mundo, e conta com a participação de mais de 180 estudantes internos, sendo cerca de 50 pessoas inscritas no vôlei, 50 no basquete e 100 no futsal, tendo em vista que os alunos podem se inscrever em mais de uma modalidade ao mesmo tempo.

“Nós vimos que tem muita gente que gosta de jogar vôlei e basquete e achamos muito legal colocarmos todas as modalidades no mesmo nível do Futsal, que apresenta mais pessoas envolvidas, com a mesma qualidade”, expressa Lisandro. 

Wallex Ferreira Silva dos Santos, estudante de Publicidade e Propaganda e cartola do time da França de vôlei relata que “o campeonato é algo muito especial, mesmo que o programa de vôlei seja mais curto que o de futsal, ter essa competição é muito bom para a gente que joga vôlei, para nossa participação e representatividade.”

“Já participei de outros internatos e o UNASP é um dos poucos que fazem o esporte ser presente e participativo na vida dos alunos. Eu estou me dedicando muito ao campeonato e lidando como prioridade”, diz o estudante.

Essas são algumas ações produzidas pela atlética e o grupo têm o objetivo de realizar muitas outras atividades ligadas ao esporte. “O plano para os próximos períodos é que nós consigamos abraçar não só essas modalidades que temos disponíveis atualmente, mas outras que possam vir a surgir, para operar no processo de socialização dos alunos internos”, ressalta Lisandro.

Alunos podem participar em diversas modalidades. Foto: AICOM

Veja mais