UNASP realiza sétima edição do Congresso PIBID
O evento, realizado de forma on-line, reuniu professores, alunos e convidados.
Texto: Gabrielle Ramos
O UNASP realizou a sétima edição do Congresso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no dia 5 de outubro. Com o tema “Construindo Saberes: Experiências e Lições do PIBID”, o evento tricampi teve como objetivo fomentar a interação entre graduandos das licenciaturas e fortalecer a articulação entre teoria e prática no processo formativo.

A programação on-line, realizada em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), incluiu palestras, debates e momentos de troca de experiências entre estudantes bolsistas do PIBID, coordenadores de área, professores supervisores e docentes das escolas públicas parceiras.
Um dos destaques foi a palestra “O cubo mágico e as lições pibidianas”, ministrada pela professora doutora Stella de Mello Silva. Ela utilizou o objeto como metáfora para mostrar que a formação docente envolve a integração interdependente de dimensões teóricas, práticas, afetivas e éticas; assim como as faces de um mesmo cubo. A palestrante também destacou que essa articulação de saberes ultrapassa o âmbito individual e acadêmico, pois reflete os ideais do UNASP em promover uma formação integral do aluno.
Apresentação de trabalhos
Durante a manhã, os alunos apresentaram mais de 60 trabalhos, nas modalidades resumo simples e expandido. As produções abrangeram diversas áreas temáticas, incluindo Pedagogia, Música, Educação Física, Biologia e Letras, e foram registradas e publicadas nos anais do evento.
A professora e doutora Giza Sales, coordenadora institucional do PIBID em nível tricampi, explica que é no diálogo entre teoria e prática que o futuro professor consolida uma identidade profissional mais crítica, ética e comprometida com a realidade educacional. Por isso, o programa tem papel essencial nesse processo. “As escolas se fortalecem pela reflexão e pela troca de saberes, e os licenciandos ampliam sua compreensão sobre os desafios e as possibilidades da docência real”, destaca
Giovanna Albuquerque, aluna do oitavo semestre de Pedagogia e integrante do PIBID, conta que apresentar o trabalho foi uma experiência enriquecedora, já que abordou o que tem vivido na prática. “Pretendo continuar nessa área de pesquisa e, quem sabe, futuramente alcançar um mestrado”, conta.
Ao longo do programa, a instituição tem oferecido suporte técnico e pedagógico contínuo a fim de garantir que os alunos participantes do PIBID encontrem condições favoráveis para investigar e refletir sobre suas próprias práticas. “Isso manifesta por meio de orientações sistemáticas com professores supervisores e coordenadores de área, incentivo à produção de relatórios, artigos e comunicações científicas, além da participação em eventos internos e externos”, explica a coordenadora.
Além disso, a universidade estimula a socialização dos resultados das experiências pedagógicas em mostras, seminários e congressos a fim de reconhecer que o exercício da pesquisa é parte indissociável do desenvolvimento profissional do educador.
Por fim, a coordenadora aconselha que os alunos participantes do PIBID abracem essa experiência com o coração e a mente abertos. “Cada aula, cada observação e cada diálogo com os professores e estudantes das escolas parceiras é uma chance de desenvolver competências pedagógicas, empatia e senso de missão”, garante.