UNASP recebe visita de docente da Universidade de Montemorelos
O doutor Antônio Lerma participou do intercâmbio de docentes entre as instituições e ministrou aulas e palestras.
Texto: Natália Goes | Edição: Theillyson Lima
O UNASP campus Engenheiro Coelho recebeu a visita do professor doutor Antonio Lerma, participante da cooperação internacional entre o UNASP e a Universidade de Montemorelos, no México. O professor foi recebido pela coordenação do curso de Comunicação, participando de aulas, palestras e outros momentos de troca de conhecimento.
O programa entre as universidades tem como objetivo estreitar a cooperação entre as instituições de ensino superior e proporcionar o intercâmbio cultural e acadêmico para professores e estudantes da área de Comunicação. “O objetivo principal de ter um intercâmbio docente entre professores das universidades é um enriquecimento tanto cultural, que beneficia ao professor, que tem uma experiência diferente e conhece uma realidade educacional diferente, mas principalmente para os alunos, que também recebem de um professor de uma cultura e realidade diferentes, com novas percepções”, explica a coordenadora dos cursos de Comunicação, Sâmela Lima.
A cooperação entre as universidades proporciona diferentes ações para enriquecer a experiência acadêmica das duas universidades. Entre essas ações estão o intercâmbio de professores, intercâmbio de alunos, a realização de eventos em conjunto e a realização de pesquisas científicas e publicações.
O professor doutor Antonio Lerma destaca a experiência enriquecedora do intercâmbio e compartilha seu encanto. “O intercâmbio tem sido muito interessante, porque eu nunca havia estado no UNASP. Eu venho de uma universidade que é pequena e de um curso de Comunicação pequeno. E aqui eu tive oportunidade de ter 60 a 80 alunos. Isso, para mim, é uma maravilha”, comemora.
Intercâmbio do docente
Durante sua estadia no UNASP, o doutor Antonio Lerma ministrou aulas, compartilhando suas experiências com as turmas dos cursos de Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Jornalismo, para as matérias de Letramento Digital, Mídia e Religião, Teorias da Comunicação, Fotojornalismo e Roteiro Audiovisual. Além disso, ele proferiu uma palestra no encontro do grupo de pesquisa CINE e realizou um workshop sobre rádio para os alunos da Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ).
O doutor também expressou o desejo de expandir o intercâmbio entre as universidades adventistas. “Eu espero que este intercâmbio se potencialize e que as universidades, não somente Montemorelos e o UNASP, mas a UPeU e a UAP, promovam um intercâmbio entre docentes e alunos, com trabalhos de investigação, produção, rádio e televisão”, sonha Antonio.
Para o curso de Comunicação do UNASP, a visita do professor foi uma experiência inspiradora, impulsionando o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. “Receber o professor Antônio foi muito enriquecedor. Ele trouxe uma percepção ibero-americana desses temas, pois ele viveu e trabalhou na maior parte da sua carreira na Espanha, mas também teve experiências profissionais e acadêmicas na Argentina e no México”, comenta a coordenadora adjunta Lizbeth Kanyat.
Ela complementa falando sobre o impacto positivo da participação do doutor nas aulas. “A presença dele aqui estimulou os alunos a se interessarem pelo intercâmbio acadêmico, porque os alunos podem ser intercambistas em outras instituições na América Latina, na Europa e na América do Norte. Os nossos alunos de comunicação, através dos convênios e acordos, podem ser estudantes de idiomas ou de disciplinas técnicas em algumas universidades”, ressalta Kanyat.
Para o professor Antonio, o intercâmbio no UNASP trouxe novas perspectivas para ele. “Para mim tem sido muito positivo, tem muitas coisas daqui que penso em levar para lá e vou tentar adaptar para lá, porque a cultura é diferente”, confessa.
Planos para o futuro
De acordo com a coordenadora do curso de Comunicação do UNASP, desde o início da cooperação entre as universidades, o UNASP já recebeu diversos alunos da Universidade de Montemorelos e de outras instituições. “Temos diversas ações relacionadas a esses programas de intercâmbio. O UNASP sempre recebe alunos estrangeiros, principalmente de Montemorelos, como é o caso da visita do doutor Lerma. Também temos alunos de Montemorelos passando um semestre aqui conosco. Já recebemos alunos da Andrews, dos Estados Unidos, do Peru, da Argentina e de vários outros lugares”, afirma Sâmela.
Sobre as próximas ações, o UNASP planeja novas parcerias de cooperação. “Agora estamos em processo de desenvolver um convênio com instituições na Ásia. Estamos em conversas para estipular os termos e formalizar essa parceria”, conta. “Nosso objetivo é sempre oferecer as melhores oportunidades para os nossos alunos, não apenas dentro dos nossos campus, mas também oportunidades de internacionalização através dos intercâmbios”, conclui Sâmela.