Acontece no UNASP

Volta às aulas: UNASP retoma as atividades com aula inaugural

Palestras e recepção para os alunos dão início ao retorno das aulas nos três campi.

Texto: Assessoria UNASP | Colaboração: Thaís Fowler, Natália Goes e Leo Ruas.

Os alunos do Ensino Superior do UNASP retornaram nesta segunda-feira (6) às atividades. A recepção da aula inaugural foi feita nas igrejas dos campi. Em Engenheiro Coelho, o evento aconteceu nos dois turnos, enquanto em São Paulo e Hortolândia no período da noite. Os acadêmicos foram recebidos com grande expectativa da direção e do corpo docente para compartilhar conhecimentos e formar novos profissionais.

A aula magna foi iniciada com uma reflexão espiritual. Ao longo do evento, os alunos tiveram palestras sobre a importância de ter soft skills em paralelo às hard skills – termos importantes para atuação no mercado de trabalho-, além de dicas para ter sucesso nas disciplinas.

Durante o programa, o reitor Martin Kuhn, deixou uma mensagem de incentivo e mostrou aos alunos que o UNASP é uma instituição de nota máxima que promove o desenvolvimento de todos os cursos. Ele ainda desejou um excelente ano letivo a todos.

Um dos pontos altos também foi a divulgação das experiências que o UNASP oferece para os universitários. Coral, grupos de teatro, times para prática de esportes e outros destaques ficaram evidentes durante a programação.

O objetivo da Aula Inaugural

Segundo a professora Kelly Zanetti, coordenadora do Programa de Apoio Acadêmico ao Discente, o Proad, o objetivo da aula inaugural é promover informações importantes para os alunos veteranos e ingressantes terem um bom semestre. “Apresentamos e acolhemos os alunos para que se sintam bem, motivados e animados para ter sucesso nesse novo semestre”, afirma.

Para a professora Cleide Duarte, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, receber mais uma turma ingressante é sinônimo de conquista. O curso celebrou a primeira turma de formandos no campus São Paulo no final do ano passado. “Estamos muito felizes pois já tivemos nossa primeira turma formada, temos experiências em todos os semestres e estamos com muitos projetos para esse ano, muitas novidades”, compartilha.

Experiências para vida e expectativas dos alunos

O retorno das aulas no UNASP é um momento de comemoração e euforia por parte dos alunos para o início de uma nova etapa com novos desafios, além do encontro ou reencontro com os amigos e professores. 

A professora do curso de Farmácia, Gisele Goulart, diz que está muito ansiosa para começar o semestre, conhecer os alunos, além de ensinar e aprender com eles. “Espero que seja um semestre abençoado, com muito progresso para todos!”, frisa. Em paralelo, a aluna ingressante, Luana Cruz, do curso de Farmácia disse que as expectativas estão lá em cima. “Pelo fato de ser o primeiro ano, estou muito ansiosa, vai ser um ano muito desafiador. Estou ansiosa para o primeiro dia de aula e para cumprir metas do ano de 2023”, explica.

No campus Hortolândia, Pedro Henrique do curso de Publicidade e Propaganda conta que se sentiu acolhido e aprendeu com os conteúdos atuais e relevantes. “Acredito que será um ano muito legal com muito trabalho a fazer”, comemora. Já Jennifer Giometti, que começou o curso de Psicologia, a expectativa é “seguir firme até o final do curso”. Os alunos também conheceram salas de aula e ambientes de atuação profissional.

Veja mais