Acontece no UNASP

UNASP sedia VII Congresso Internacional CIEACE

Evento discute o impacto da inteligência artificial nos negócios e promove integração entre academia e indústria.

Texto: Ana Júlia Alem

O UNASP campus Hortolândia sediou o VII CIEACE (Consorcio de Instituciones Educativas Adventistas de Carreras Empresariales) de 26 a 29 de maio. O evento reuniu 345 participantes divididos entre instituições acadêmicas nacionais e internacionais, além de empresas e empreendedores para discutir o tema “Inteligência Artificial no Mundo dos Negócios”.

O diretor-geral do UNASP campus Hortolândia, Henrique Romanelli, explica que este evento é um marco histórico para a instituição, sendo um dos grandes presentes recebidos em seus 75 anos de trajetória. Durante sua fala, deixa um desafio aos participantes: “Converse com novas pessoas. Se você é da Argentina, por exemplo, conheça alguém da Colômbia. Viva plenamente este encontro. Se conecte com  pessoas e faça novas experiências”.

VII CIEACE

O CIEACE é um consórcio que reúne os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis e áreas relacionadas, dentro da Rede Adventista de Educação Superior na área geográfica da América do Sul. De acordo com Levi Morgan, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNASP campus Hortolândia, o objetivo do congresso é “elaborar estratégias de atuação, promover networking, troca de conhecimentos e intercâmbio de alunos e professores”.

Com uma programação intensa que incluiu palestras, mesas redondas, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos, o evento buscou promover a integração e o crescimento conjunto através do compartilhamento de pesquisas e experiências. O tema refletiu a urgência de preparar empresas e profissionais para um futuro onde a tecnologia será um fator determinante para a competitividade e a inovação.

Além disso, as visitas técnicas foram um dos pontos altos do VII CIEACE, proporcionando aos participantes uma visão prática de como funcionam as grandes empresas. Delegações visitaram instalações de gigantes como EMS, IBM, 3M e Patrus, onde puderam observar de perto como essas organizações estão integrando tecnologias de IA para otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e inovar em produtos e serviços. 

O atual presidente do CIEACE, Ivo Gonzalez, comenta ser muito gratificante ver quão longe o congresso chegou. “É um grande prazer estar aqui. Este intercâmbio e a possibilidade de realizar programas como esse em nossas instituições são extremamente valiosos, pois reforçam nossa identidade como Rede Adventista”, comemora.

Experiências

A apresentação de 54 trabalhos científicos foi um dos momentos mais aguardados do congresso no UNASP campus Hortolândia. Os participantes puderam discutir estudos que abordaram a Inteligência Artificial, evidenciando as contribuições dessas pesquisas para o avanço tecnológico no setor. Além de promover o compartilhamento de conhecimento, essas sessões criaram valiosas oportunidades de networking, fortalecendo o vínculo entre a comunidade acadêmica e empresarial e incentivando futuras colaborações e parcerias.

A cada ano, uma instituição de ensino diferente hospeda o evento. Em 2025, a UAP e o ISAM, na Argentina, serão as anfitriãs da oitava edição, reunindo universidades de oito países da América do Sul.

Veja mais