Acontece no UNASP

UNASP Talks recebe fundadora do projeto Vida Corrida

UNASP lança projeto totalmente desenvolvido para a experiência do aluno

Texto: Thaís Fowler

Na última terça-feira (26) aconteceu o primeiro evento do UNASP Talks realizado pelo Interligare. A palestra foi dirigida pela atleta Neide Santos, fundadora do Projeto Vida Corrida, reconhecido pela ONU e patrocinado pela Nike. Ela compartilhou sua história de transformação através da dor e como seu projeto impacta a vida de milhares de crianças, adolescentes e mulheres através do esporte na região do Capão Redondo.

Neide Santos é um exemplo de líder comunitária. Após a perda do filho durante um assalto, Neide encontrou conforto no atletismo e transformou o luto em luta. “Falar com os jovens é a minha esperança de um mundo melhor. Saber que quando eu não estiver mais aqui, eles vão lembrar de mim e vão querer continuar o que eu faço”, afirma.

A resiliência de Neide Santos serviu de lição e inspiração para os alunos. “Essa noite foi excepcional. Ouvir as palavras da Neide foi muito inspirador. Para nós, alunos de Educação Física, é essencial ter uma referencia e um incentivador do esporte nas proximidades da instituição”, compartilha Romildo de Andrade, aluno do curso de Educação Física.

“Nós escolhemos apresentar a história de vida a Neide Santos aos nossos alunos porque ela nos mostra que a mudança partiu de algo que não estava longe ou distante dela. Ela usou seu próprio corpo, seus pés, a corrida para sublimar sua dor. Vida corrida, vidas transformadas”, relata o coordenador do curso de Direito, doutor Walter Rubini Bonelli.

O evento contou com brindes e sorteios. Os alunos presentes receberam 30% de desconto no instituto de idiomas, Language Center, 55% de desconto na academia do campus e 24 aulas grátis de hidroginástica. Além, do certificado de participação para horas complementares. 

Vida Corrida

O projeto Vida Corrida nasceu em 1999 e desde então vem crescendo e mudando a vida de crianças e mulheres do Capão Redondo por meio do esporte. Graças a iniciativa da Neide a  via Arroio do Engenho, antes chamada rua da morte, leva o nome rua de brincar e ganhou pista de atletismo, cesta de basquete e quadra de futebol. Esse é o único projeto social do mundo com contrato por tempo indeterminado com a Nike, maior marca esportiva. 

Neusa Venâncio, conheceu o projeto Vida Corrida enquanto fazia caminhada pelo parque Santo Dias, na Região do Capão Redondo, próximo ao UNASP. Hoje, após dois meses de prática esportiva no projeto ela conta que se sente renovada. “Hoje eu só tenho que agradecer. O Vida Corrida tem sido uma benção de Deus na minha vida. Desde o primeiro dia que eu comecei a treinar, o meu corpo e minha cabeça mudou completamente. Aquela pessoa com a autoestima baixa e desanimada não existe mais. Hoje eu sou uma mulher renovada”, compartilha.

UNASP Talks

O UNASP Talks é um evento realizado pelo projeto Interligare. O objetivo é produzir palestras de curta duração que oferece conhecimento sobre diferentes temas do universo da criatividade, inovação, tecnologia e motivação. A proposta do evento é ser de curta duração, totalmente aberto para perguntas e bate papo com o palestrante. Conectando assim, especialistas, universitários e sociedade. Além disso, o evento é totalmente gratuito para os alunos do UNASP. 

Veja mais