Educação Especial Inclusiva

Educação Especial Inclusiva é aquela que entende a educação como direito universal, direito esse que é somente efetivado na convivência e reconhecido a partir das diferenças humanas, ou seja, entende que o espaço escolar é um espaço para TODOS e está determinada a consagrá-lo como tal!

A inclusão escolar não se concretiza através da matrícula de um aluno na escola!

Esta é apenas a primeira, de muitas etapas para que os alunos com deficiências e/ou Necessidades Educacionais Especiais (NEE) sejam, realmente, incluídos.

A inclusão escolar precisa, de fato, garantir a aprendizagem e favorecer o desenvolvimento pleno de seus alunos, através de um ambiente e estratégias adequadas, que contribuam para esse desenvolvimento, bem como para a participação efetiva de TODOS os alunos, nas atividades escolares.

Essa temática, infelizmente, ainda causa muito desconforto, medo e insegurança em todos os envolvidos no contexto escolar.

Mas, não é mais preciso que seja assim.

O sucesso da inclusão escolar, por meio da Educação Especial Inclusiva depende de profissionais que adotem abordagens humanas e democráticas que vislumbrem no aluno sua individualidade e potencialidade; abordagens técnicas, sobretudo, baseadas em evidências científicas, tornando o processo de aprendizagem assertivo e não baseado em discursos vazios ou metodologias obsoletas.

A construção de uma escola, efetivamente, inclusiva demanda conhecimento técnico-científico, conscientização de toda a comunidade escolar, discussão, planejamento e muito, muito esforço.

É nesse contexto que surge o Curso de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva!

Esse Curso se propõe a preencher as lacunas acima mencionadas, através de um estudo altamente diversificado, passando pelos Transtornos do Neurodesenvolvimento, Deficiências, Transtornos de Aprendizagem e Altas habilidades/Superdotação de maior incidência no contexto escolar.

O funcionamento singular de cada aluno com essas singularidades requer um conhecimento teórico e pragmático bastante específico para cada uma delas e é, exatamente, a disponibilização desse conhecimento especializado, o propósito principal desse Curso.

Em suma, a disposição máxima do curso de Educação Especial Inclusiva é a de garantir olhares e práticas superadoras, compreendendo a inclusão para além do acesso e das visões românticas e reducionistas; compreendendo a inclusão, factível unicamente no respeito à individualidade, garantindo, por fim, o direito incondicional e constitucional à educação e a vivência social em sua plenitude.

Objetivos do Curso

  • Habilitar o aluno teórica, metodológica e ideologicamente para a atuação em Educação Especial Inclusiva;
  • Oferecer acesso aos conceitos e práticas baseadas em evidências respectivas à temática, a partir de uma visão crítica, reflexiva e transformadora;
  • Promover reflexão crítica e discussão sobre as políticas da Educação Especial Inclusiva no Brasil diante da realidade do cotidiano escolar;
  • Fomentar o estudo e instrumentalizar o aluno para avaliação, planejamento e intervenção de crianças, adolescentes e adultos com Transtornos do Neurodesenvolvimento, Deficiências, Transtornos de Aprendizagem ou Altas habilidades/Superdotação;
  • Incentivar o aluno à pesquisa e, por consequência, à produção de conhecimento em Educação Especial Inclusiva baseando-se, imprescindivelmente, em evidências.

11 de Março de 2024

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Especialista 

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12 meses - 360 horas

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Síncrono - Segundas e Quartas, das 19h às 23h

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12 x R$399,00

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Online

Joseni Marlei Paula Braga

Coordenador (a)

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Fundamentos Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial Inclusiva
  • Desenvolvimento Humano e Aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • Avaliação Educacional e Registros Acadêmicos Aplicados à Inclusão
  • Tecnologia Assistiva: estratégias para a efetivação da inclusão social e escolar
  • Deficiências Intelectuais
  • Transtornos da Comunicação
  • Transtorno do Espectro Autista
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • Transtornos Motores e Deficiência Física
  • Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Disgrafia, Discalculia
  • Síndrome de Down
  • Deficiência Visual
  • Deficiência Auditiva
  • Altas Habilidades e Superdotação

De acordo com a portaria 6/4/2018 do MEC, não é mais obrigatório o TCC em nenhum curso de pós-graduação lato sensu, a menos que a entidade de classe profissional o exija. Consulte seu coordenador para confirmar informações específicas de sua profissão.

O estágio é uma atividade obrigatória em alguns cursos e é caracterizada por uma legislação específica (há obrigatoriedades legais em um estágio que são definidas pelos órgãos reguladores) e por ser em ambiente profissional que presta atendimento a clientes/pacientes (ex.: hospitais).
Cursos com estágios obrigatórios: 
NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA (Presencial/Remoto)
ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E EMERGÊNCIA (Presencial)
ENFERMAGEM OBSTÉTRICA (Presencial)
FISIOTERAPIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (Presencial)
FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA (Presencial) 
ESTÉTICA AVANÇADA (Presencial)  
Nos demais cursos temos atividades práticas, inclusive em espaços de atendimentos reais, que não se configuram como estágio obrigatório, mas como Atividades de Aprendizagem
Depende do curso.
Os híbridos são os cursos que precisam de atividades práticas.
As aulas teóricas, então, são síncronas online, e as práticas são presenciais.
Consulte seu coordenador para confirmar informações específicas de seu curso.
Cada curso tem seu próprio corpo docente, convidado pelo(a) coordenador(a).
A lei exige o mínimo de 30% de mestres e/ou doutores, mas o UNASP trabalha com mais de 75%!
Todos são, portanto, titulados em suas áreas de atuação.
Nos cursos de negócio (MBA’s) convidamos diretores de grandes empresas, com grande experiência de mercado.
Nos cursos de saúde, convidamos professores que sejam atuantes no segmento hospitalar ou congênere, para que tenham experiência prática.
Nos cursos de direito, sempre há advogados de escritórios privados, juízes e desembargadores, dando um sentido muito prático e real.
Para saber o corpo docente de cada curso é possível o contato com o coordenador.
Todos os cursos de saúde possuem práticas.
 Algumas são em forma de atividades dentro das disciplinas, desenvolvidas em nossas estruturas (como na Policlínica, Academia, Laboratórios, Salas de Simulação ou no Espaço de Atendimento Multiprofissional). Outras, para alguns cursos que exigem, são feitas em estágios obrigatórios supervisionados em instituições de saúde conveniadas.  
– Para os que demandam estágios obrigatórios, a supervisão é diretamente na instituição na qual o estágio é cumprido;  
– Para os que têm prática em nossas estruturas, a supervisão é feita pelo(a) professor(a) da disciplina que exige a prática. 
Uma das seções iniciais dessa página é chamada de “O que vamos discutir, juntos?”
A lista de temas é a lista das disciplinas de cada curso. 
Sim, ficam gravadas, exclusivamente dos cursos com aulas síncronas online e apenas para consulta posterior às disciplinas.
No entanto, é importantíssimo considerar que o curso é oficialmente ofertado de forma síncrona, com interação com a turma, professores e com atividades em tempo real. O aluno que não participa sincronamente recebe falta, mesmo que assista à gravação depois. Assistir às aulas gravadas não abona faltas nas aulas síncronas. 
Caso você precise da liberdade de assisitir às aulas em outros horários, temos opções de cursos EAD, nos quais o aluno define sua própria agenda de estudos
Os cursos presenciais não têm suas aulas gravadas. 

Passo a Passo:

1. QUERO CURSAR

Para iniciar sua matrícula, clique em QUERO CURSAR e preencha os dados solicitado na página de inscrição. Você terá iniciado seu processo de matrícula.

2. PRÉ-DISCIPLINA

Você já está ligado à pós-graduação! Você receberá, em seu e-mail, um link com uma pré-disciplina que todos os nossos alunos deverão cursar antes do início das aulas regulares. 

3. FINALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

Até 1 semana antes do início das aulas, nossa equipe fará contato para solicitar os documentos finais para a matrícula

4. ASSINATURA DE CONTRATO E PAGAMENTO DA PRIMEIRA MENSALIDADE

Com o processo de matrícula finalizado, basta assinar digitalmente o contrato e pagar a primeira mensalidade. Pronto, você estará 100% integrado ao curso de pós-graduação escolhido.

Invista no seu melhor!

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