Blog do UNASP

3 atividades que ajudam a diminuir o estresse no dia a dia

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Compromissos, cobranças no trabalho e falta de descanso, podem contribuir para o estresse. Descubra atividades que ajudam a diminuir esse estado de espírito.

Por ter se tornado tão comum em nossos dias, o estresse faz novas vítimas diariamente. Correria, mal-uso do tempo, cobranças no trabalho, família, filhos, faculdade, trânsito, irritação, dentre outras coisas, estão entre as causas do estresse.

Especialistas afirmam, que a princípio, o estresse funciona de maneira benéfica, pois prepara o organismo para reagir a alguma situação. Entretanto, o problema se dá quando ele se torna crônico e passa a se manifestar fisicamente. Mau humor, esquecimento, dificuldades em dormir, dores de cabeça, tontura e tensão física são alguns dos sintomas.

Portanto, se você se sente estressado no dia a dia, se atente a essas dicas que listamos que vão te ajudar a diminuir o famigerado estresse.

1. Praticar exercícios

Investir em, pelo menos, 30 minutos diariamente para fazer algum tipo de exercício físico traz benefícios para as emoções. Esse é um tempo que deve ser reservado para você não pensar nos problemas e focar em cuidar de si mesmo.

A atividade física diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o estresse. É possível começar com caminhadas na rua, na praça, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo.

Veja essa lista de opções de exercícios para fazer ao ar livre. 

2. Descansar

O cansaço físico e mental desencadeiam no estresse e ansiedade, por isso reservar um tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar.

Logo, aproveitar os fins de semana para conseguir relaxar um pouco e descansar também pode ajudar, mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirar alguns dias de férias de fim de semana a cada 3 meses, num local que goste e que possa descansar tranquilamente.

Além disso, as massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no pescoço. O sono reparador também é fundamental.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Artes

A arte de tocar algum instrumento, cantar, desenhar e desenvolver trabalhos manuais, pode trazer paz de espírito.

Então, mesmo que seu dia-a-dia seja atarefado, separe um tempo para isso. Caso você não tenha esse tipo de talento, não se preocupe: você ainda pode aproveitar o efeito relaxante da arte; ouvindo, assistindo, contemplando.

Pintar um desenho, por exemplo, é divertido e faz com que você se esqueça um pouco do estresse. É ainda melhor se você fizer isso com seus filhos ou com amigos! Visitar museus, ouvir músicas relaxantes também são opções.

Procure ajuda profissional

Pensar no que está causando o estresse é muito importante, exatamente para que se possa evitá-lo. Mas, se o estresse atingiu um nível mal tolerado e você, sozinho, não consegue operar mudanças em seu estilo de vida, um profissional especializado precisa ser acionado.

Ou seja, se mesmo após essas dicas, você ainda se sentir estressado, é melhor parar e buscar ajuda profissional. Tratamentos, sejam terapia ou medicação, devem ser feitos apenas sob indicação e supervisão de psiquiatras e psicólogos.

Cuide da sua saúde, cuide de você!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Saúde emocional: 08 atitudes que vão deixar o seu dia tão melhor!

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também