Blog do UNASP

3 conselhos para você trabalhar com TI

Se você já entendeu como funciona a área de TI, o próximo passo é investigar o mercado de trabalho ou pelo menos conhecer os macetes para lidar com ele. Mas calma, porque nós vamos te ajudar. 

No setor tecnológico, sempre surgem mais carreiras precisando de mão de obra ou idéias, logo empolgando iniciantes com as mais diversas oportunidades. 

Contudo os bons profissionais de T.I. são aqueles que se aperfeiçoaram no mercado. Eles entenderam os segredos para se destacar na profissão e é sobre isso que precisamos conversar. 

Vamos lá?

Vale ter habilidades de comunicação no TI para conseguir contatos e para sobreviver em equipes. 

Ter habilidades para conversar, argumentar e apresentar pode facilitar muito a sua vida. Neste sentido, uma das vantagens de uma boa comunicação é poder se envolver melhor com as pessoas ao seu redor. 

O profissional de T.I precisará atender clientes ou apresentar projetos, muitas vezes precisando ser paciente e o mais didático possível em seu ambiente de trabalho. 

Ainda assim, há profissionais que são despreocupados quando precisam defender suas ideias e acabam perdendo pontos na hora de se comunicar. Contudo, este é um problema que pode ser resolvido com conhecimento e prática. 

A comunicação também ajuda o profissional a formar seu networking, dessa forma preparando novas oportunidades para o futuro. Em outras palavras, tenha habilidades para conhecer pessoas novas, fazer amizades e trocar experiências profissionais. 

Investigue sobre os clientes e empresas que procuram por você, porque toda informação é válida.

Se você fosse um contratante, o que avaliaria nos seus candidatos? Essa pergunta é a chave para ir bem nas suas entrevistas. 

Pesquisar as empresas ou os clientes que entram em contato com você, facilita entrevistas e a proatividade. 

Por isso, entenda como suas habilidades são positivas para a vaga, avalie possíveis propostas que você já pode oferecer e por fim, reconheça se o perfil da empresa combina com você. 

Além disso, você irá aprender os pontos fortes e fracos do cliente e será capaz de gerar mais ideias. Faz parte da rotina do T.I inovar em suas soluções, portanto toda informação pode e deve ser usada ao seu favor.

O objetivo do estudo é para você se destacar entre os concorrentes desqualificados do mercado tecnológico. 

Estudar é a melhor forma de sair na frente da concorrência, no mercado da tecnologia. Isso porque muitos iniciantes atuam apenas com o superficial que aprendem e, consequentemente, podem se transformar no sobrinho-da-vizinha que cobra mais barato.

É importante investir em conhecimento para ser um profissional de T.I diferente. Portanto, vamos verificar suas opções. 

Você provavelmente já pesquisou sobre cursos livres ou certificações mais rápidas para a área que você escolheu e isso é ótimo. Cursinhos são importantes para aprender habilidades novas ou para se atualizar em um assunto. 

Outro diferencial que precisa estar no seu currículo é o inglês, ainda mais no ramo da tecnologia. Assim, você poderá dominar conversas internacionais, conteúdos estrangeiros e muito mais. 

Por fim, o diploma de ensino superior é um dos melhores caminhos para derrubar a grande parte da concorrência. Desta forma, você pode aproveitar a faculdade para fazer mais contatos, estudar com profissionais experientes e melhorar suas habilidades. 

O Unasp, por exemplo, desenvolveu os cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para oferecer mais oportunidades e qualificar os profissionais de T.I. 

Lembre-se que a jornada pelo mercado de trabalho é difícil, porém muito recompensadora quando você é valorizado pelos contratantes. 

O melhor conselho que podemos dar é: persista e tenha sede por desenvolvimento pessoal e profissional!

Deixe um comentário

Veja também