Blog do UNASP

Aprenda a ler uma tomografia computadorizada

Ao final do procedimento da tomografia computadorizada, o paciente recebe o filme do exame que apontará possíveis alterações em sua saúde. Nesta hora, você entende um pouco do raio-x?

Para ler a tomografia é necessário ter conhecimento prévio na anatomia humana. Porém é interessante conhecer o significado das informações no filme, até mesmo para quem gosta de estudar as imagens. 

Antes de tudo, vale ressaltar que apenas um especialista é capaz de interpretar e dar o laudo total das imagens, por isso consulte um radiologista!

Continue lendo para aprender mais sobre a tomografia computadorizada (TC).

Preste atenção no filme da tomografia

O primeiro passo é saber como a película de imagens funciona. Desta forma, você ficará menos perdido no meio de tantos desenhos e informações. 

É necessário segurar o filme na posição correta, isto é, com as palavras na direção certa e com o papel contra a luz para uma melhor visualização. Desta forma, você irá perceber que o seu lado direito corresponde ao lado esquerdo da película. 

As imagens da tomografia apresentam os seus dados pessoais em alguma extremidade, garantindo que o exame pertence a você. Mesmo assim, não deixe de confirmar se todas as informações estão corretas. 

Atente-se com a numeração das folhas, porque você pode perceber um padrão natural na visualização delas ou alterações com mais facilidade quando estão em ordem. 

(Exemplo de um filme )

O que você precisa saber antes de ler?

Você pelo menos precisa saber qual é o plano das imagens e o que são os pontos brancos, cinzas e pretos. Fique tranquilo, porque vamos introduzir o assunto para você. 

A respeito das cores da tomografia, áreas brancas representam tecidos densos, como ossos. Já os tecidos moles e os fluidos são representados pela cor cinza, assim como o ar e a gordura que podem ser em tons de cinza escuro ou apenas preto.  

Desta maneira, as imagens podem apontar anormalidades com as cores, particularmente quando há tons presentes em lugares incorretos. 

Já o plano das imagens nada mais é do que o ângulo que a TC tirou as fotos. Em outras palavras, isto aponta se você está visualizando um órgão por cima, de frente ou de lado.

Se as imagens da tomografia estão no plano sagital, significa que as fotos “fatiaram” você de lado. As primeiras fotografias seriam uma de suas orelhas e as últimas seriam a sua outra orelha. 

No plano coronal, os “cortes” são de frente. Assim, as primeiras fotos são de seu nariz e barriga enquanto as últimas seriam de suas costas e calcanhares. 

Por fim, as imagens no plano transversal “fatiam” você de cima para baixo, começando pelo topo da sua cabeça até a sola de seus pés. 

Identificando o desenho da TC 

A interpretação da tomografia precisa estar atenta com anormalidades e para isto, é recomendado comparar as suas imagens com outras já avaliadas. 

Neste sentido, os livros e a internet são ferramentas úteis para quem não está familiarizado com a área ou não reconhece as fotos. Bem como há pesquisas científicas que podem acrescentar detalhes ou informações para a sua análise. 

Comparar órgãos bilaterais é outra técnica que pode te ajudar. Por exemplo, você consegue entender a estrutura de um rim com base em seu par ou pode analisar uma perna segundo a outra e assim por diante. 

Contudo, vamos lembrar que o radiologista é o especialista apto para interpretar todas as alterações em uma tomografia. Busque por um para obter um laudo completo e detalhado. 

Neuroimagem

A tomografia computadorizada também é uma das técnicas que é utilizada pela neuroimagem. Desta forma, o procedimento fornece imagens cerebrais e auxilia as investigações no sistema nervoso. 

Assim, é possível notar que a Neurociência é uma área que está ganhando mais espaço para as pesquisas.  

Além disso, ela é responsável por compreender as estruturas funcionais do cérebro e do sistema nervoso com estudos que podem ser aproveitados pelos segmentos de marketing, negócios, gestão e entre outros. 

Para mais informações sobre a tomografia computadorizada, equipamentos e contra indicações consulte o seu médico sempre! 

Esperamos ter ajudado a resolver suas dúvidas e até a próxima! 

Deixe um comentário

Veja também