Blog do UNASP

4 dicas para você organizar a sua vida antes de começar o ano letivo

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Volta às aulas: confira o que precisa ser feito para você começar o ano letivo com o pé direito. Veja dicas para organizar a sua vida antes de começar o ano letivo!

As aulas começam daqui algumas semanas e é preciso estar preparado para dar início à um novo ano letivo eficaz. Para resolver todas as responsabilidades como comprar o material escolar, se inteirar dos horários, montar um plano de estudos e alinhar a sua rotina com outros afazeres; é necessário se organizar, e muito bem.

De fato, o início do ano letivo pode ser estressante principalmente quando você acha que não teve tempo suficiente para descansar, não é mesmo? Ah como é bom estar de férias, fazer aquela viagem, maratonar as séries prediletas, assim como os últimos lançamento e ficar de boa.

Entretanto, nem tudo são flores. É preciso saber que o ano letivo logo começa e deixar tudo adiantado vai facilitar sua vida e quando o dia do início das aulas chegar, você estará mais que preparado. Então, se atente as dicas e aprenda a organizar a sua vida antes de começar o ano letivo!

4 dicas para organizar a sua vida antes de começar o ano letivo

1 – Material escolar

Quem não gosta de comprar o material escolar, não é mesmo? Mesmo gostando, ainda tem gente que deixa pra última hora. Por isso, para evitar possíveis fadigas, verifique a lista de materiais que você vai precisar para as disciplinas do novo ano letivo e vá às compras com antecedência.

Dessa forma, é possível pesquisar e encontrar os melhores preços, não correndo o risco de ficar sem itens essenciais. Por exemplo, alguns livros são mais procurados que outros e costumam esgotar rapidamente. Ou ainda, algum material que você precisa pode estar em falta na loja e você precise encomendar.

Além disso, repense seu consumo e se algum material estiver em bom estado para continuar usando, evite comprar. Assim como os livros usados no último ano letivo, você pode vendê-los, por um preço mais baixo, para os alunos que iniciarão a classe que você já concluiu.

Na faculdade os materiais escolares mudam muito de acordo com o curso que você faz. O que significa que um estudante de Arquitetura terá uma lista de materiais de desenho, ao contrário, por exemplo, do estudante de Publicidade, que na maioria das vezes precisa de um bom computador. O mesmo vale para os engenheiros, que precisam investir em uma calculadora, já os futuros enfermeiros precisam comprar jalecos.

Portanto, fique de olho nas necessidades e particularidades do seu curso. Faça uma lista, veja o que pode ser aproveitado, o que precisa ser comprado ou passado para frente.

2 – Monte a sua agenda 

Para manter todas as tarefas em dia é necessário manter um sistema de organização. Seja uma agenda, um bloco de notas ou aplicativo.

Sistemas de organização ajudam na hora de lembrar-se das reuniões, estudos em grupo ou aula de natação. Pode parecer uma tarefa difícil estabelecer uma rotina organizada, mas com os recursos certos você chega lá! Apesar de levar um certo tempo, certamente você vai sentir a diferença positiva no seu dia a dia.

Já falamos aqui no blog sobre o assunto, para ver o post completo com várias opções de agenda online, clique aqui. É só escolher a sua agenda favorita e começar!

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Grade curricular

Você é do tipo de aluno que estuda nas férias? Nem todo mundo é assim, mas com certeza seria muito proveitoso se você conseguisse ler os materiais de apoio e adiantasse as leituras antes das aulas começarem. Ou seja, se inteirar dos assuntos e adquirir conhecimento prévio vai te preparar melhor para o que vai se deparar na sala de aula. 

 De qualquer forma, alguns professores disponibilizam com antecedência a lista de leituras e materiais que serão usados durante o próximo ano letivo. Isso acontece exatamente para que os alunos possam se organizar e se preparar para as aulas com tempo suficiente.

E aí, quer se organizar melhor? Então, procure a coordenação do seu curso e tenha acesso aos conteúdos e livros que serão utilizados.

4 – Estipule metas

As metas são tarefas específicas. São ações que nos ajudarão a alcançar um objetivo. Portanto, se seu objetivo é passar com louvor no próximo ano letivo, precisa estipular metas diárias, como separar um tempo de estudo, para poder “chegar lá”.

Tome um papel e caneta, sua agenda ou bloco de notas e escreva suas metas. Deixe em lugares onde é possível lê-las todos os dias para que você não se esqueça. Aqui vão alguns exemplos de metas: 

  • Ler um capítulo do livro X por dia;
  • Participar de um grupo de estudos;
  • Reler as anotações que fiz durante as aulas, assim que chegar a casa;
  • Vou melhorar a minha nota em todas as matérias;;
  • Não vou usar meu celular em sala de aula;
  • Não vou gastar tanto dinheiro na cantina da escola; dentre outras.

 Tudo pronto

Analisar como foi o seu último ano letivo pode te ajudar a se organizar melhor para o próximo ano. Por isso, pense em tudo que você fez e pontue pontos a serem melhorados. Comece o ano motivado a se superar todos os dias. Então, lembre-se que se organizar é primeiro caminho para ter um ano eficaz e de muito aprendizado.

Boas aulas e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também