Blog do UNASP

6 biografias para inspirar líderes e empreendedores

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Listamos alguns livros com histórias de grandes personalidades e empresários que vão inspirar líderes e empreendedores. Veja quais são os títulos e boa leitura!

O conhecimento obtido através dos livros pode transformar vidas e ajudar no desenvolvimento de diversas áreas, como por exemplo a profissional. Afinal de contas, a leitura, independente do gênero literário, é um recurso usado há muitos anos para o crescimento pessoal e intelectual. E no universo literário existem muito gêneros, no entanto, para quem busca inspiração de vida as biografia são uma ótima pedida! Portanto, pensando nisso, listamos seis biografias que irão  inspirar líderes e empreendedores. Veja só. 🙂

6 biografias para inspirar líderes e empreendedores

1 – Steve Jobs: A Biografia

Lançado logo após a sua morte, o livro conta a trajetória do criador da Apple. Baseado em dezenas de entrevistas com Jobs ao longo de dois anos, além de entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes. Em mais de 600 páginas, o autor Walter Isaacson conta casos da juventude e da carreira de Steve Jobs como empreendedor. 

No entanto, embora tenha cooperado com esta obra, Jobs não pediu nenhum tipo de controle sobre o conteúdo, nem mesmo o direito de lê-lo antes de ser publicado. Não estabeleceu nenhum limite: pelo contrário, incentivou os seus conhecidos a falarem com franqueza.

Sendo assim, sua história é ao mesmo tempo uma lição e uma advertência, e ilustra a capacidade de inovação. E apesar de ser uma figura polêmica, algumas pessoas o amam outras o odeio, Jobs é sem sombra de dúvidas uma figura que pode ensinar empreendedores em suas jornadas. 

2 – Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro 

Elon Musk é o empreendedor mais ousado de nosso tempo. Uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, ele é o homem por trás dos cobiçados esportivos elétricos da Tesla Motors, dos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity e dos foguetes espaciais da SpaceX, construídos do zero com recursos privados e muito mais baratos que qualquer versão já lançada pelas agências governamentais. Entre as próximas metas de Musk está a colonização de Marte.

Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações inacreditáveis do homem mais audacioso do Vale do Silício. Fundamentado em mais de cinquenta horas de conversas com Musk e entrevistas com mais de trezentas pessoas ligadas a ele, Vance investiga em detalhes a trajetória muitas vezes instável e controversa das empresas de Musk e traça um retrato impressionante do personagem complexo que renovou a indústria com uma série de inovações de enorme impacto político e econômico.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3 – Oprah: uma biografia

Em Oprah – Uma biografia, a experiente biógrafa Kitty Kelley buscou a verdade por trás do mito e conseguiu traçar um retrato confiável e profundo de uma mulher extraordinária. Além de ser uma das mulheres mais ricas e influentes do mundo, Oprah Winfrey é também uma empreendedora. No livro, são contadas as dificuldades e os dilemas da apresentadora na vida e negócios.

Com uma fortuna avaliada em 2,8 bilhões de dólares, Oprah controla editoras, programas de televisão e outros empreendimento. De fato, ela revolucionou a programação diurna da TV americana como apresentadora do talk show de maior audiência de todos os tempos. No entanto, não apenas isso, mas ela também conquistou o seu lugar na lista dos bilionários da Forbes.

4- Faça acontecer

As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. No entanto,  ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres. Consequentemente a porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial.

Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso. Neste livro inspirador, Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado. Identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.

Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo. Ela acredita que um maior número de mulheres na liderança levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres.

A executiva faz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro. “Faça acontecer” é um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar os impasses e as questões de gênero no mundo do trabalho.

5- Para ser grande: As histórias de sucesso de 20 empreendedores brasileiros

A jornalista Marina Vidigal entrevistou vinte grandes empresários brasileiros, para que revelassem suas histórias de sucesso. A cada depoimento encontramos lições de vida, de valores, de superações e de conquistas, como as de Camilo Cola, que, de lavador de caminhões, passou a dono da Viação Itapemirim, a maior companhia de ônibus da América do Sul.

O livro contém, entre diversas outras histórias inspiradoras, como: Alberto Saraiva (Habib’s); Cristiana Arcangeli (Phytoervas); Guilherme Paulus (CVC Turismo); Robinson Shiba (China in Box) e Washington Olivetto (W/Brasil).

6- Lições de Um Empresário Rebelde

Yvon Chouinard é fundador e proprietário da Patagonia, empresa estabelecida em Ventura, na Califórnia. Começou nos negócios desenhando, manufaturando e distribuindo equipamentos de escalada em rocha no final dos anos 1950.

Seus experimentos o levaram a aprimorar piquetas que facilitaram a evolução das técnicas francesas de escalada em gelo e serviram de base para o design das piquetas de gelo modernas.

Em 2001, Yvon ajudou a fundar a 1% For The Planet, aliança empresarial que estimula a doação de ao menos um por cento das vendas anuais dessas empresas para um grupo de organizações comprometidas com o meio ambiente em todo o mundo. Hoje, ele contribui significativamente com ativistas ligados engajados nestas causas, integra o quadro de inúmeras organizações ambientalistas e passa boa parte do seu tempo ao ar livre.

Inspire-se a cada leitura

Os livros biográficos são inesgotáveis fontes de conhecimento. E ao criar o hábito de ler bons livros, o aprendizado e inspirações são desenvolvidas no leitor. Dessa forma, é possível aprender e crescer todos os dias, através da leitura.

Portanto, procure construir o hábito da leitura diária e a busca incansável por melhoria na vida profissional. As biografias citadas nesse post são de grandes personalidades mundiais, mestres do empreendedorismo e das boas ideias.

Quer ser um líder e empreendedor de sucesso? Então se atente à próxima dica!

MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo

O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades em Finanças, Marketing, Pessoas, Projetos, Inovação, Sustentabilidade e Administração Estratégica.

Sendo assim, alguns dos objetivos do curso, são:

  • Formar profissionais especializados que sejam capazes de desenvolverem inovação, escolher estratégias, técnicas, ferramentas apropriadas a cada tomada de decisão;
  • Qualificar profissionais para atuarem na área estratégica das empresas, fornecendo referenciais teóricos para esta atuação e oportunizando vivências e práticas através de estágios, estudos de caso e simulações;
  • Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.
  • Oferecer aos interessados a ampliação dos conhecimentos de campos específicos da liderança;

Além disso, durante o curso você vai se deparar com disciplinas como:

  • Pensamento Estratégico
  • Liderança Contemporânea
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão Estratégica de Negócios
  • Liderança, Criatividade e Mudanças
  • Gestão de Operação, Processos e Qualidade
  • Negócios Internacionais
  • Gestão Financeira
  • Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios
  • Inovação e Sustentabilidade

O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo, é um tremendo diferencial para o profissional de Administração ou para quem quer desenvolver essas habilidades. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Livros de Psicologia indispensáveis para quem está começando no curso

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também