Blog do UNASP

4 dicas para se destacar em seleções de estágio ou trainee

A preparação para seleções em um processo seletivo sempre dá aquele nervosismo, ainda mais quando a gente está super interessado na vaga. Como conseguir se sair bem, então? Se você tem essa mesma dúvida, fica tranquilo que aqui estão algumas dicas para você nunca mais ficar ansioso com nenhuma seletiva de estágio ou trainee!

Diferenças entre estágio e trainee

Os programas de estágio focam em pessoas que estão nos últimos semestres da faculdade ou são recém-formadas. Com isso, algumas experiências anteriores podem ajudar. 

Em um programa de trainee, o indivíduo passa por diferentes setores em um prazo de um ou dois anos. O objetivo é que ele conheça mais a fundo a empresa e suas áreas, tenha contato com profissionais diferentes e lideranças e que os mais bem avaliados permaneçam na companhia.

1. Escolha a empresa

Antes de realizar qualquer processo seletivo, é muito importante pesquisar e conhecer sobre a empresa contratante. Sendo assim, entenda sobre a história, valores, produtos, serviços, relação com o público, posicionamento de mercado, comportamento, crenças e políticas da empresa. 

Estar alinhado à cultura organizacional é fundamental, pois se o entrevistador fizer perguntas sobre a sua opinião a respeito dos aspectos da empresa é preciso estar preparado para responder corretamente. Essas informações vão ajudar a entender a organização e vai permitir que você relacione suas próprias experiências e alvos com os da empresa.

Como os processos são concorridos, é recomendado que você se candidate para alguns deles, tendo em vista que o caminho para ser aprovado é longo e exige tempo e energia para cumprir as etapas. Busque empresas de acordo com os seus objetivos e que se encaixe melhor nos seus ideais profissionais.

2. Cheque o currículo

O seu currículo é a sua primeira impressão, então faça valer a pena. Coloque informações relevantes de acordo com a vaga que você está se candidatando. Destaque suas realizações relevantes, habilidades e experiências anteriores de forma direta e organizada. Se falta experiência formal para preencher o currículo, capriche em outras áreas, colocando experiências que teve durante a faculdade, que demonstrem algo profissional, ou voluntariado, por exemplo. Se conseguir, se envolva em projetos pessoais para empregar suas habilidades. 

Participando desses processos seletivos, os currículos disponíveis no LinkedIn ou plataformas de recrutamento ficam visíveis. Por isso, você precisa garantir o uso de palavras-chave, apontar experiências que se conectam com a oportunidade e relatar seus resultados. 

3. Prepare-se para a entrevista

A preparação começa antes da entrevista. Se vestir de forma adequada, mesmo se a entrevista for on-line, é muito importante para mostrar seu lado profissional. Ser pontual também é importante. Se for on-line, lembre de garantir uma boa conexão com a internet, um ambiente iluminado e neutro, sem muitas distrações ao fundo para não desfocar a atenção de você. Saber quanto tempo deve durar a conversa e informar as pessoas na sua casa para não o interromperem é um ponto que você não pode esquecer.

Quando a entrevista começar, não tente somar palavras para ocupar o tempo de fala, evite frases prontas e clichês ao falar sobre suas experiências, objetivos de carreira e pontos fortes e fracos. Na hora de responder às perguntas, seja verdadeiro e jamais conte mentiras, isso pode te causar problemas no futuro. Se a empresa descobrir alguma incoerência, você pode perder a chance de conseguir a vaga.

Além das habilidades técnicas, as empresas valorizam habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e capacidade de resolução de problemas. Destaque exemplos concretos dessas habilidades ao responder perguntas comportamentais. Para isso, uma dica é fazer uma lista das suas potencialidades e pontos a desenvolver, para não ser surpreendido pela pergunta e ficar sem resposta na hora. É horrível quando dá aquele branco. 

Se lembre que o principal objetivo da entrevista é te conhecer melhor. Se prepare para falar com confiança, mas sem arrogância e de forma resumida, respondendo às perguntas do recrutador. Foque no que te destaca e em responder o porquê a empresa deve te contratar. 

4. Seja confiante e espere

Após realizar todas as etapas, aguarde o processo se desenrolar e não fique apressado ou cobrando a empresa. Você receberá o aviso sobre a vaga o quanto antes. Entenda que você já completou todas as partes cabíveis para você. 

Depois dessas dicas, aposto que você vai arrasar em qualquer processo seletivo! Se você conhece algum amigo que também está se candidatando a processos de estágio ou trainee, mande o link desse texto para ele. Boa sorte!

Os comentários estão desativados.

Veja também