Blog do UNASP

5 motivos para fazer intercâmbio durante as férias

Se você gosta de viajar, conhecer novas pessoas, aprender mais de outras culturas e está buscando uma maneira emocionante e enriquecedora de passar suas férias, fazer um intercâmbio de curta duração poderia ser a escolha perfeita. Quer saber por quê? 

Neste texto, vamos explorar 5 benefícios de realizar intercâmbio durante as férias, as oportunidades únicas que ele oferece e como essa experiência pode transformar umas férias comuns em uma aventura inesquecível. Continue a leitura!

1. Conhecer novos lugares

Imagine mergulhar de cabeça em uma cultura totalmente diferente da sua! É como abrir as portas de um mundo novo e fascinante. Durante o intercâmbio, você vai conhecer lugares diferentes e incríveis, e além de apenas visitar os pontos turísticos mais conhecidos, você poderá mergulhar na autenticidade de uma cidade ou região, explorar lugares menos conhecidos e vivenciar o verdadeiro estilo de vida local. Essa imersão cultural intensa permite que você compreenda melhor os costumes, tradições e estilo de vida do lugar.

2. Aprender novos idiomas

Assim como o inglês é muito mais do que o “verbo to be”, cada idioma tem suas gírias, frases, palavras que se utilizam no dia a dia, que às vezes não aprendemos nas aulas. Como a melhor forma de melhorar essas habilidades é praticando, estar perto de quem fala a língua do local é muito eficiente. No intercâmbio, você pode praticar o idioma em situações reais, seja no mercado, no transporte público ou conversando com novos amigos. E o melhor: tudo isso com muitas risadas e histórias para contar.

Esse aprendizado acelerado permite que você se torne mais fluente e confiante na língua, criando oportunidades para se comunicar de maneira mais eficaz no futuro.

3. Construir amizades internacionais

Durante o intercâmbio, você terá a oportunidade de fazer amizades com pessoas de todo o mundo. Essas conexões globais não só tornam a sua experiência mais enriquecedora, mas também podem se transformar em amizades duradouras. Através do compartilhamento de experiências e da convivência diária, você criará laços especiais e cultivará relacionamentos internacionais que podem se estender para além das férias.

4. Enriquecer o currículo e aprendizado prático

Um intercâmbio durante as férias é um diferencial e tanto para o seu currículo. Ele mostra aos empregadores que você é uma pessoa proativa, aberta a desafios e que valoriza a aprendizagem cultural e linguística. De igual forma, essa experiência oferece um aprendizado prático e fora da sala de aula, onde você vai adquirir conhecimentos que vão muito além da teoria, mas também da prática.

5. Desenvolver habilidades pessoais

Além do crescimento acadêmico e profissional, o intercâmbio também contribui para o seu desenvolvimento pessoal. Ao sair de sua zona de conforto, enfrentar desafios e se adaptar a uma nova cultura, você fortalecerá sua adaptabilidade, resiliência e habilidades de resolução de problemas. Pois ao interagir com pessoas de diferentes culturas e origens, você irá expandir sua perspectiva, aumentar sua compreensão da diversidade e fortalecer suas habilidades de comunicação intercultural.

Lembre-se que além do intercâmbio acadêmico, podemos participar de programas de voluntariado que permitem aos participantes contribuir para causas sociais ou ambientais em outros países. De igual forma existem outros tipos como o Intercâmbio Artístico e o intercâmbio Virtual, no qual através de plataformas online, as pessoas podem interagir, aprender sobre outras culturas, participar de eventos culturais, etc.

Neste texto, vimos os principais motivos para fazer intercâmbio durante as férias e como ele pode ser uma opção interessante para aproveitar esse tempo de maneira inteligente. Através dessa experiência transformadora, você poderá construir amizades internacionais, desenvolver habilidades pessoais valiosas e explorar destinos que trarão benefícios para a sua vida pessoal e profissional.

Gostou do conteúdo? Então, confira outro texto que traz dicas importantes para quem deseja fazer intercâmbio!

Os comentários estão desativados.

Veja também