Blog do UNASP

5 pontos positivos de começar uma faculdade no meio do ano

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se você não conseguiu ingressar na faculdade no início do ano, não precisa se preocupar. Listamos 5 pontos positivos para você começar a estudar no meio do ano. Bóra conferir?

A correria do Enem e a rotina de prestar vestibulares é muito grande, não acha? Nós estudamos, fazemos simulados e tentamos nos preparar psicologicamente. Decerto você já sentiu aquela ansiedade e a preocupação, esperando que todo esforço despendido culmine na entrada para a faculdade, não é mesmo?

Muitas vezes essa correria e tensão gera bons resultados, no entanto, para algumas pessoas, nem tanto. E não estamos falando de falta de esforço. Pode ser que nesse meio tempo alguma dificuldade financeira tenha aparecido, além disso a faculdade pode ter decido não abrir mais uma turma ou simplesmente você ainda não tem certeza do curso que quer fazer.

Ou quem sabe você ainda não sentia-se pronto para ingressar em uma faculdade. Ainda com muitas dúvidas sobre qual curso escolher e qual profissão seguir.

Portanto, se alguma situação parecida aconteceu com você, e você ficou desanimado porque não deu certo dessa vez, já pode ir se animando! Nem tudo está perdido!

Talvez você nunca tenha pensado em come começar a faculdade no meio do ano, mas precisamos ressaltar que esta é uma boa opção. Várias faculdades abrem vestibulares para cursos no meio do ano e você não precisa mais esperar um ano inteirinho para tentar de novo. Isso não é bom? 😀

Além disso, há outros pontos positivos de começar a faculdade no meio do ano que você precisa saber. Então, lá vai:

1 – NADA DE VESTIBULAR!

Como assim?! Isso mesmo, algumas universidades não exigem vestibular para você começar seu curso no meio do ano. Elas possibilitam o uso da nota do Enem como processo seletivo, ou seja, você concorre à vaga usando sua nota do Enem.

No entanto, vale lembrar que a média deve ser igual ou superior a 450 e maior que zero na redação.

Ah, e algumas faculdades existe sim, a necessidade de fazer um vestibular. Todavia, muitas optam pela opção de fazer apenas uma redação.

Em suma, os processos seletivos do meio do ano costumam ser mais acessíveis, no quesito prova. Não que seja necessariamente mais fácil, mas muito menos concorridos do que o vestibulares de final do ano.

2 – MENOR CONCORRÊNCIA

A relação candidato/vaga no meio do ano é bem menor, com isso as chances de entrar aumentam. Porém, isso não quer dizer que o vestibular é mais fácil, por isso, estude.

3 – CURSOS NOVOS

Algumas universidades podem abrir novos cursos no meio do ano de acordo com a demanda de procura. Então, pode ser que no final do ano não tinha o curso que você queria em tal universidade, mas no meio do ano já pode ter aberto seu curso. Fique de olho![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4 – PROGRAMAS DE BOLSAS DO GOVERNO (PROUNI, SISU, FIES)

A notícia da vez é que os programas de bolsas funcionam semestralmente, ou seja, você pode tentar uma bolsa de estudos também no meio do ano para universidades públicas (SISU) e/ou para universidades privadas (PROUNI).

No caso do Financiamento Estudantil (FIES) existe o critério de renda familiar, e é destinado a quem fez alguma edição do Enem a partir de 2010. Se você for utilizar essa forma de financiamento procure informa-se melhor através do site, clique aqui para conferir. 

Alémd, também vale lembrar que para todas essas modalidades de bolsas estudantis o estudante deve ter tido a média igual ou superior a 450 e maior que zero na redação; e fique e olho no calendário para as inscrições.

Para informar-se sobre o Prouni, clique aqui. 😉

5 – MAIS BOLSAS

Se você não conseguiu nenhuma bolsa do programa do governo, ainda há esperanças.

Muitas universidades particulares disponibilizam bolsas de estudos com uma maior porcentagem (75% e 50%) para o segundo semestre. E há uma maior possibilidade de consegui-las nesse período do que no final do ano. Já que no final do ano há uma maior demanda de estudantes e pouca disponibilidade de bolsa nestas porcentagens.

#PartiuEstudar

Ainda tem dúvidas sobre os pontos positivos de começar uma faculdade no meio do ano? Depois desses motivos você já está considerando essa ideia e se sentindo mais animado? Esperamos que sim.

É isso aí, a hora de estudar é agora.

Por fim, se você tem uma história, sugestão ou conselho para contar para a gente, escreva nos comentário. Ah, também deixe aqui nos comentários o curso que você quer fazer e se já começou a estudar no meio do ano, liste os pontos positivos!

Bons estudos e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 10 dicas para não desanimar e recuperar o ânimo durante a faculdade

• 3 razões pelas quais você precisa fazer uma faculdade

• Não tenho dinheiro, mas quero fazer faculdade. E agora?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também