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5 tipos de autocuidado para praticar no dia a dia

Descubra agora formas práticas de autocuidado que vão mudar a sua vida

Você já percebeu que, apesar da correria do dia a dia, sempre encontramos um tempinho para cuidar daqueles de quem gostamos? E esta, com certeza, é uma das características mais bonitas que um ser humano pode ter: o altruísmo. Porém, é muito importante praticarmos o autocuidado, pois somente quando estamos bem conosco conseguimos ser úteis para o próximo. 

Falando em autocuidado, é possível que você já tenha escutado essa palavrinha em alguns outros momentos, mas ainda não saiba o que ela realmente significa. Então, que tal aprender agora? Aproveite para pegar um caderninho e anotar práticas eficazes para torná-lo uma realidade de vida!

O que é autocuidado? 

Como o próprio nome sugere, o autocuidado tem a ver com uma série de ações individuais capazes de promover o seu próprio bem estar. Em outras palavras, é cuidar de si mesmo/a. 

Muitos são os benefícios de se autocuidar. Com o tempo você passa a se sentir mais confiante e disciplinado. Sua produtividade aumenta, assim como a sua autoestima. Mas, para experienciar todas as vantagens, é importante tornar o autocuidado uma prática diária

O que não é autocuidado?

Muitos pensam que cuidar de si é ir ao shopping e sair com compras e mais compras de lojas caras. E não que isso seja de todo mentira, porém, o autocuidado vai além. Antes de mais nada, este é um exercício de reconhecer suas reais necessidades e fazer o possível para atendê-las. 

O autocuidado também não é sobre fazer coisas esperando a aprovação das pessoas. Assim o processo se torna penoso e dolorido. Por isso, tenha em mente que tudo o que você faz por si deve gerar impacto primariamente em você. 

Quais são os tipos de autocuidado?

Como já mencionado, o autocuidado tem a ver com uma série de práticas que envolvem basicamente todas as áreas da nossa vida. Apenas dessa forma, podemos alcançar o bem estar pleno. 

Por isso, é necessário incluir na rotina hábitos que desenvolvam o seu físico, emocional, social, intelectual e espiritual, por exemplo. 

Práticas simples de autocuidado:

Em suma, agora que você já entendeu o que significa o autocuidado e a sua importância, confira uma lista sugestiva de práticas saudáveis que podem te ajudar no seu dia a dia. Para facilitar, distribuímos por áreas da vida. Acompanhe:

Físico:

  1. Pratique exercícios físicos regularmente;
  2. Preocupe-se com uma boa alimentação;
  3. Beba pelo menos dois litros de água diariamente; 
  4. Cuide da saúde do seu sono;

Emocional: 

  1. Pratique meditação. Existem bons apps que podem te auxiliar nisso;
  2. Tenha um diário de emoções e seja respeitoso/a com elas; 
  3. Divirta-se;
  4. Escreva uma lista de coisas pelas quais você é grato/a;
  5. Procure um psicólogo ou terapeuta para te ajudar nos problemas que não pode resolver sozinho/a;

Social:

  1. Aposte em um voluntariado. Essa é uma boa forma de se sentir útil;
  2. Cultive as boas amizades e deixe ir aquelas que te fazem mal;
  3. Saia de casa um pouco e conheça novas pessoas;
  4. Ligue para algum amigo/a de infância. É sempre importante se reconectar com a sua criança interior; 

Intelectual:

  1. Faça um cursinho e agregue conhecimento à sua jornada;
  2. Expanda a sua lista de leitura;
  3. Assista filmes, séries e documentários com conteúdos históricos; 
  4. Baixe jogos sobre conhecimentos gerais; 

Espiritual:

  1. Exercite o seu credo;
  2. Participe de projetos sociais; 
  3. Tire tempo para refletir em meio a natureza; 
  4. Pense sobre seus princípios, valores e crenças; 
  5. Estude e informe-se sobre o assunto;

Por fim, para intensificar ainda mais a sua jornada de autocuidar-se, baixe Guia do Autocuidado – Ser adolescente e jovem que se cuida! O material é uma parceria entre a UNICEF e a Associação pela Saúde Emocional de Crianças – Asec Brasil, e tem por objetivo revelar estratégias para que você,  jovem, desenvolva o autocuidado e possa lidar melhor com as pessoas com quem convive. 

E aí? Gostou das dicas? A gente te espera aqui na próxima 🙂

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