Blog do UNASP

6 dicas para se dar bem na redação do Enem

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas que mais preocupa os estudantes brasileiros, isso porque, somente ela, equivale a 20% da nota do vestibular. Ou seja, diante de algo tão importante, todo cuidado é pouco! Por isso, é importante correr atrás e botar a mão na massa para arrasar na prova!

Se você quiser saber alguns dos segredos para se sair bem nessa etapa e alcançar a nota 1000, continue com a gente! E aí, já pegou seu papel e caneta?

1. Domine a estrutura o texto

No caso do Enem, a primeira coisa a se fazer é entender como funciona a estrutura. Logo no início, a prova proporciona ao aluno a “frase-tema”, os textos de apoio e pede para que ele escreva uma redação dissertativa-argumentativa. Com isso, o aluno tem 30 linhas para discorrer e argumentar sobre a problemática escolhida.

Parece complicado, mas não é! O texto deve ter um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão escritos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Durante o texto, você deve argumentar sobre o tema disponibilizado de forma coesa, coerente e sem fugir da proposta.

No parágrafo de conclusão, não se esqueça de escrever ao menos uma proposta de intervenção, que nada mais é do que apresentar uma solução para a problemática!

Mas não fique preso a esse gênero textual! Alguns outros vestibulares optam por outras abordagens, por isso, se você tem interesse em realizar provas diferentes, treine de tudo um pouco. A proposta de redação pode convidar você a escrever um texto narrativo, uma carta, resenha ou um artigo de opinião, por exemplo. Sendo assim, é indispensável ler o edital antes de realizar o vestibular.

2. Desenvolva sua escrita

É impossível escrever uma boa redação sem praticar, e se alguém te disse isso, está mentindo. Por isso, não deixe tudo para a última hora e aproveite os meses que você tem pela frente! Para essa dica, o primeiro passo é escolher um tema para escrever. Depois, é só pegar seu caderno, lápis, borracha e botar o cérebro para funcionar. Ah, se você preferir ou achar mais fácil, pode escrever sua redação pelo computador!

Fique atento às formas de escrita que esse gênero textual pede. Aqui vão algumas outras orientações: evite generalizações, não seja redundante, fuja das frases longas e, por último, mas não menos importante, cuidado com as citações! Elas são bem-vindas e bem vistas, mas não exagere, pois podem passar a impressão de que você não tem opiniões próprias! 

O importante é manter o hábito. Assim, você desenvolve sua escrita e começa a identificar os próprios erros. Tenho certeza que a cada redação escrita você conseguirá notar as melhoras!

3. Construa repertório sociocultural

Ter repertório sociocultural significa ter a habilidade de conhecer um pouco sobre tudo que te rodeia. De forma simples, é conseguir entender, mesmo que pouco, sobre assuntos cotidianos a ponto de poder desenvolver uma visão crítica. Sem dúvida, esse é um dos pontos que irá alavancar qualquer redação que você fizer!

É claro que essa habilidade não é conquistada do dia para a noite, é preciso de treino! A forma mais eficiente de adquirir essa habilidade é lendo. Mas não se engane, não é apenas ler para se distrair ou passar o tempo, é ler pensando e refletindo sobre aquilo que se lê. Assim, você alimenta o hábito de leitura e desenvolve ainda mais suas habilidades de vestibulando!

4. Estude as edições passadas

Se você não sabia, deixa que eu te conto! Não é porque um tema foi exigido em uma edição anterior que você não precisa estudá-lo. Pelo contrário, avaliar as versões antigas do Enem é uma forma de qualificar ainda mais os seus estudos. Esse tipo de vestibular possui um perfil, sendo assim, busque edições anteriores, faça os simulados e se prepare. Quanto mais você treinar, melhor tende a ser o seu desempenho no dia da prova!

Você pode acessar as provas e gabaritos dos anos anteriores no site oficial do Governo Federal.

5. Reveja seus próprios textos

Realizar a correção de sua própria redação é muito importante para perceber quais são suas dificuldades e facilidades. Mas não corrija seu texto logo depois de terminar! Tire um tempo para descansar, assim, quando você voltar para os estudos, sua mente estará descansada e melhor preparada para compreender seus erros.

Após realizar as revisões, anote em seu caderno pessoal quais foram os erros mais recorrentes. Dessa forma, além de poder evitar repeti-los, você consegue perceber o quanto está evoluindo. Além disso, se você tiver algum professor disponível para te auxiliar nessa fase, é interessante levar suas produções até ele. Tenho certeza que as dicas dele darão um up em seu texto!

6. Conheça as cinco competências de avaliação

O Exame Nacional do Ensino Médio possui cinco competências relacionadas à correção da redação e entender como cada uma funciona é fundamental para se dar bem no vestibular. Cada uma delas equivale a 200 pontos que, quando somadas, totalizam os 1.000 da prova escrita.

  • Competência 1: analisa o domínio da língua portuguesa;
  • Competência 2: analisa o nível de compreensão do tema;
  • Competência 3: analisa a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender o ponto de vista;
  • Competência 4: analisa a construção da argumentação;
  • Competência 5: analisa a qualidade da proposta de intervenção.

Para saber mais sobre os métodos avaliativos, é possível encontrá-los no portal oficial do Ministério da Educação.

Depois dessas seis dicas fundamentais, você já está mais preparado para realizar a prova mais esperada da vida do estudante. Se você gostou das dicas, compartilhe com seus amigos para deixá-los tão preparados quanto você! Ah, antes que eu me esqueça, uma última dica: não perca mais tempo e já comece a estudar, vestibulando! Depois não vem dizer que eu não avisei!

Os comentários estão desativados.

Veja também