Blog do UNASP

Como manter a calma durante a prova de vestibular?

Como se não bastasse o tão famoso branco, não tem quem diga que não sentiu nervosismo antes ou durante uma prova. Mãos geladas, pernas balançando o tempo todo e até roer as unhas pode ser um sinal de que você não está tranquilo. É, manter a calma nessas horas não é uma tarefa tão fácil, principalmente quando isso começa a atrapalhar sua concentração. 

Uma mente calma e focada consegue compreender melhor as questões e até mesmo te ajuda a lembrar de tudo que foi estudado. Pensando em te auxiliar a ter um bom desempenho e fazer com que você tire uma boa nota, preparei 6 dicas imperdíveis para que você consiga ficar calmo e se concentrar durante esses momentos. Confira!

Prepare-se com antecedência

Sentir a sensação de estar despreparado é uma das principais fontes de ansiedade durante a prova. Por isso, é muito importante se preparar para se sentir confiante e relaxado no dia da avaliação.

Divida o seu tempo e estude de forma consistente, revise todo conteúdo com antecedência, faça anotações e organize as principais ideias e conceitos que podem cair na prova. Quanto antes você repassar os conteúdos, mais seguro você vai se sentir ao dar de cara com uma folha de questões na sua frente. 

Pense positivo 

Embora seja um momento difícil e de muitas preocupações, pensar positivo e estar confiante ao se preparar, pode te ajudar a ter um bom desempenho. Mesmo que a avaliação seja longa e completa, é uma boa ideia manter a mente leve e repleta de bons pensamentos.

Pratique exercício físico 

Respirar fundo é uma técnica comprovada para acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade. Antes e durante a prova, tire alguns momentos para respirar profundamente. Inspire lentamente pelo nariz, depois segure a respiração por alguns segundos e expire suavemente pela boca. Repita esse processo várias vezes para aliviar a tensão e melhorar sua clareza mental. Te garanto que vai dar certo!

Durma bem, e o suficiente 

Ter uma boa noite de sono não é apenas um requisito para o sucesso acadêmico, mas também em todas as áreas, pois é um dos principais fatores para garantir uma vida saudável. A falta de sono pode levar a uma série de sintomas negativos, incluindo depressão, diminuição dos sentimentos de felicidade, problemas de memória, diminuição das habilidades de pensamento crítico, ansiedade e nervosismo. 

Portanto, tente dormir em média 8 horas por dia para ter mais chances de potencializar o desempenho acadêmico. Desligue o celular, faça um chá e o que mais te ajudar a descansar e garanta suas horas de sono para lembrar de tudo que foi estudado! Isso vai te deixar mais seguro e tranquilo.

Gerencie o tempo de forma eficaz 

A pressão da hora passando pode ser um fator estressante durante a prova. Portanto, é importante que você gerencie seu tempo de forma eficaz. Antes de começar, reserve alguns minutos para ler todas as perguntas e planejar como distribuir seu tempo entre elas.

Comece com as perguntas mais fáceis e vá progredindo para as mais difíceis. Fique atento ao relógio, mas não se deixe levar pela pressa. Lembre-se que é importante não ter pressa para acabar. Mantenha-se focado e faça o seu melhor dentro do tempo estipulado.

Concentre-se 

Uma das coisas mais importantes durante a prova é se concentrar. Quando a mente está focada em uma tarefa, as chances de ser contaminado pela ansiedade ou incerteza são muito baixas. Se em vez de pensar nas questões, você ficar divagando, será muito difícil ter um bom resultado. Portanto, o melhor conselho para lidar com a ansiedade durante a prova é ficar 100% focado.

Calma, é só uma prova!

Manter a calma durante a prova é crucial para obter um bom desempenho tanto nas avaliações acadêmicas, quanto nos vestibulares e exames. As dicas mencionadas acima, desde a preparação adequada até a gestão do tempo e a adoção de uma atitude positiva, podem ajudar a reduzir a ansiedade e a aumentar a clareza mental durante a prova. 

Lembre-se de que o nervosismo e ansiedade é normal, mas não deixe que eles dominem você. Confie em si mesmo, concentre-se no que estudou e lembre-se de respirar profundamente. Com a abordagem correta, você estará preparado para enfrentar a prova com calma e confiança, maximizando suas chances de ter sucesso no resultado final. 

E aí, gostou? Bom, agora é só compartilhar com algum amigo que precisa dessas dicas para se acalmar na hora da prova!

Os comentários estão desativados.

Veja também