Blog do UNASP

6 filmes que nos ensinam a viver a vida mais leve

Você sabe que a vida nem sempre é 100%. Temos altos e baixos o tempo todo, e às vezes parece que só baixos. Mas deixa eu te contar o segredo: nada é pra sempre. Aproveitar cada segundo da nossa vida é um importante passo para encontrar a felicidade! Não sabe como fazer isso? Não se preocupe, já vai ficar sabendo. 

Com certeza os cinéfilos vão amar essa lista de filmes leves, mas todos nós vamos aproveitar cada sugestão. Isso porque, juntos vamos mergulhar em um universo repleto de emoções e descobertas.

Está na hora de explorar filmes leves que nos mostram que é normal sentir, e que sempre há esperança, não importa o quão cinza possa parecer o céu. Preparado? Então vamos lá!

Divertida Mente (2015)

Vamos  começar nossa lista com provavelmente um dos filmes mais conhecidos sobre essa temática. Ele inteiro se passa dentro da cabeça de uma jovem chamada Riley. No filme “Divertida Mente” as emoções são as protagonistas e, literalmente, ganham vida. Este filme animado genial nos lembra que todas as emoções, desde a alegria até a tristeza, têm seu papel importante em moldar quem somos. Enquanto vemos a jornada emocional de Riley ao se mudar para uma nova cidade (acho que muitos se identificam, não é mesmo?), somos lembrados da complexidade de nossos próprios sentimentos. A história nos ensina que é fundamental enfrentar, não fugir, e expressar nossas emoções para crescer e nos adaptar.

Livre (2014)

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre esse filme, mas ele tem um lugar especial na nossa lista. “Livre” é um filme que nos leva a uma aventura épica de autodescoberta. Reese Witherspoon faz o papel de  Cheryl Strayed, uma mulher em busca de cura emocional através de uma trilha um tanto desafiadora. À medida que ela caminha pela trilha do Pacífico, enfrentando desafios físicos e emocionais. Somos lembrados de como enfrentar nossos próprios obstáculos pode ser uma jornada de crescimento e cura. “Livre”  apresenta uma verdade necessária que, mesmo nas partes mais sombrias de nossas vidas, há espaço para esperança.

Pequena Miss Sunshine (2006)

Preparem-se para rir e se emocionar com “Pequena Miss Sunshine”, um clássico das tardes no sofá. Este filme, brilhante e hilário, nos apresenta a uma família tão disfuncional quanto cômica, enquanto eles embarcam em uma viagem para levar a pequena Olive a um concurso de beleza. Ao longo do filme cada membro da família lida com suas próprias lutas pessoais, mas a jornada se torna uma oportunidade para descobrir que a verdadeira beleza está nas imperfeições que nos tornam humanos. De uma forma sensível, o filme nos mostra que o apoio e o amor daqueles que nos rodeiam podem nos ajudar a enfrentar os momentos mais difíceis da vida.

Lady Bird: A Hora de Voar (2017)

Com esse filme os jovens podem se identificar facilmente, porque durante os minutos de “Lady Bird: A Hora de Voar”, muitas tribulações enfrentadas por jovens comuns, são expostas. O filme apresenta Christine “Lady Bird” McPherson no seu último ano do ensino médio, enquanto ela lida com mudanças em sua família, amizades e busca por identidade. O longa fala sobre a nossa busca por pertencimento e a descoberta de si mesmo durante os altos e baixos da adolescência (falei que era fácil de se identificar). Ao mesmo tempo que Lady Bird explora suas opções e sonhos, aprendemos que  nossas escolhas nos moldam e nos aproximam de quem realmente somos.

Up: Altas Aventuras (2009)

“Up: Altas Aventuras”, uma obra-prima da animação! Um filme que aparenta ser inocente, mas traz ensinos que perduram a vida toda. A história de Carl e Russell, um idoso e um jovem escoteiro, nos mostra que é possível encontrar alegria e aventura mesmo nos momentos mais tensos da vida. À medida que eles viajam em uma casa flutuante, sendo puxada por milhares de balões, conseguimos entender que a vida é uma aventura cheia de altos e baixos, mas também cheia de oportunidades para criar laços significativos e construir memórias duradouras, você só precisa aprender a aproveitar cada momento!

A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Talvez um dos meus favoritos, vamos embarcar  juntos na jornada imaginativa de “A Vida Secreta de Walter Mitty”. Ben Stiller protagoniza este filme inspirador sobre um homem com uma vida aparentemente comum, mas com um mundo interior repleto de aventuras imaginárias. À medida que Walter Mitty mergulha em uma busca para encontrar uma foto perdida. Somos levados a refletir sobre como nossas fantasias podem se entrelaçar com nossa busca por autodescoberta. O filme é divertido e a mensagem que fica é a de que por mais que possamos nos perder em nossas mentes. No fim, a vida real também oferece oportunidades incríveis para encontrar coragem, amor e aventura.

É normal enfrentar uma tempestade de emoções, mas assim como nossos personagens favoritos do cinema, mesmo que eles sejam inventados, podemos encontrar força em nossa jornada de autodescoberta. Então, preparem a pipoca e se preparem para uma sessão de filmes leves que aquece o coração. Não esqueça de compartilhar essa lista de filmes leves com o seu amigo que você sabe que vai gostar das dicas! 

Os comentários estão desativados.

Veja também