Blog do UNASP

5 curiosidades na produção de filme de ficção

Conheça agora 5 curiosidades sobre o longa de ficção que deu início a saga mais amada do mundo

Harry Potter é uma série de filmes composta por sete romances de fantasia, e foi escrita pela autora britânica JK Rowling. O clássico cinematográfico narra as vivências de Harry James Potter, que aos 11 anos se descobre bruxo e é convidado para estudar na escola de bruxaria de Hogwarts.

O primeiro dos sete, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado em 2001 e, embora mais de 20 anos tenham se passado de lá pra cá, a produção da série ainda continua despertando a curiosidade dos espectadores. 

Por isso, separamos 5 curiosidades sobre a produção de Harry Potter e a Pedra Filosofal, filme que deu início a saga atemporal que mais conquista fãs ano a ano. Confira:

1- A construção de Hogwarts

A autora desenhou um esboço dos ambientes de Hogwarts, e foi a partir desse mapa que o diretor de arte Stuart Craig trabalhou nas construções.

Porém, por ocasião do orçamento inicial limitado da série, a alternativa foi realizar as gravações em locais reais que se parecessem com Hogwarts. O Castelo de Alnwick, a Universidade de Oxford e a Catedral de Durham se tornaram sets de gravação, por exemplo. Assim a equipe pode poupar recursos da produção do filme.

2- A busca por Harry Potter 

A procura pelo ator que interpretasse o personagem principal, Harry Potter, começou em novembro de 1999 e se estendeu por oito meses.

 Essa demora incitou uma série de especulações da mídia e da imprensa da época acerca do personagem- título da série, o que gerou um certo desespero por parte da equipe.

Foi somente em julho de 2000 que encontraram Daniel Radcliffe, que posteriormente, se tornou um ícone do cinema pela atuação no longa.

3- Os olhos de Harry Potter

Não é novidade para os fãs da saga que, talvez, um dos maiores erros da série seja o fato de os olhos do ator não serem como narram os livros.

 O intuito, na verdade, era que o personagem usasse lentes de contato na cor verde, assim como os olhos da sua mãe. Porém, Radcliffe teve uma reação alérgica no set, e, por isso, resolveram manter a cor real dos seus olhos. 

Muitos pensam que na última cena de ficção, quando Harry se despede de Hagrid, os olhos marejados e inchados se devem à carga emocional da cena. No entanto, o produtor David Heyman revelou que a irritação foi causada pelo uso das lentes.

4- O crescimento dos personagens durante a gravação do longa de ficção

Os dias de filmagem eram mais curtos, por trabalharem com crianças e atores mirins, o que totalizava um total de 9h e 30 minutos. Contudo, dessas nove, três horas eram dedicadas à escola, uma hora de almoço e quinze minutos de intervalo a cada hora gravada. No final, restavam apenas 4 horas de filmagens.

Por consequência disso, estendia-se o período de gravação por vários meses. É possível, então, você tenha  percebido o crescimento dos personagens entre as primeiras cenas e as últimas cenas, quase um ano após o início das gravações.

5- O sucesso atemporal de Harry Potter e a Pedra Filosofal

O longa se mostrou um grande sucesso quando lançado, tendo sido destaque de bilheteria e repercussão. Atualmente, já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares ao redor do mundo e faz parte do grupo seleto de filmes bilionários.

E uma curiosidade bônus. Aqui no UNASP você pode ter a oportunidade de se tornar um roteirista ou produtor de sucesso, fazendo faculdade em Rádio e TV.

Esperamos por você!

Os comentários estão desativados.

Veja também