[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]Esse texto foi produzido com a contribuição das coordenadoras do curso
Profas Beatriz F Alves Yamada e Karin K. Prado Telles
——
Profa Dra Beatriz Farias Alves Yamada
Graduada em Psicologia e Enfermagem
Doutora e Mestre em Enfermagem pela USP
Psicoterapeuta de orientação psicanalítica Winnicottiana
Realiza a Formação em Psicanálise Winnicottiana no Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana de São Paulo.
Membro da International Winnicott Association
——
Profa Dra Karin K. Prado Telles
Doutora, Mestre e Psicóloga pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis-UNESP.
Docente na graduação em Psicologia.
Psicoterapeuta e supervisora de orientação psicanalítica.
Conhecendo Winnicott
Winnicott foi médico, pediatra e psicanalista. Ele desenvolveu uma teoria que trata sobre o desenvolvimento humano, as relações interpessoais e a interação com o ambiente.
Todo ser humano, de acordo com Winnicott, tem um potencial para o desenvolvimento. Entretanto, para que esse potencial se realize, é necessário que exista um ambiente facilitador. Neste sentido, os cuidados que o ambiente oferece são fundamentais. Inicialmente, quando nasce o bebê, os cuidados são oferecidos especialmente pela figura materna. Posteriormente, a família e a sociedade também vão fazer parte das relações que interferem em nosso processo de desenvolvimento; nunca seremos totalmente independentes das relações e do ambiente no qual estamos inseridos.
É neste sentido que Winnicott nos oferece um grande repertório para que possamos entender e atuar diante das necessidades do ser humano em termos dos cuidados que ele precisa receber para se desenvolver e ter uma vida plena e criativa.
Winnicott e a multidisciplinaridade
Entendemos que a teoria Winnicottiana pode, em muito, nos auxiliar profissionalmente sempre que estamos provendo cuidados. É por esta razão que esse curso é multidisciplinar, pois ele atende às diversas áreas profissionais que tem, no cuidado, o seu foco de atuação. Profissionais com formação de nível superior que atuem nas áreas saúde e humanas (Assistentes sociais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos, Psicólogos, Teólogos e outros) podem se beneficiar com o curso.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Pós em Winnicott
Como já foi citado acima, você não precisa ser um psicanalista para ingressar em uma pós-graduação na área. Afinal, um dos principais objetivos do curso focado em Winnicott é promover o desenvolvimento de profissionais que atuem nas áreas de saúde e humanas ampliando o repertório pessoal, teórico e técnico de modo crítico e reflexivo. A fim de prover cuidados humanos sob uma perspectiva ética no contexto de sua própria profissão.
O curso contribui para o aperfeiçoamento de profissionais das áreas de saúde e humanas, ampliando as capacidades já existentes e o repertório adquirido na graduação e na trajetória ocupacional individual. A teoria e a técnica adquiridas em cada área profissional será enriquecida por este olhar que contempla o indivíduo em sua inteireza.
As profissões que lidam com pessoas têm desafios na relação interpessoal. Quando você compreende melhor o desenvolvimento emocional do ser humano, a partir de uma teoria de amadurecimento pessoal, você poderá atuar melhor na sua própria profissão. Portanto, passa a ampliar o seu conhecimento sobre as necessidades humanas.
Em suma todos os profissionais com diploma de nível superior podem ingressar na pós. Desde que atuem nas áreas da saúde e humanas (como por exemplo, advogados, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, teólogos e outros).
Você tem interesse na área? Acesse aqui e conheça mais sobre o curso e suas diversas possibilidades.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também
• Liderança: maneiras de desenvolvê-la no seu ambiente de trabalho
• Terapia online, a internet como ferramenta para o cuidado da saúde mental
• Carreiras múltiplas: já pensou em um plano B para a sua carreira?
[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]