Muitas vezes esquecemos que o cérebro é um órgão que precisa ser cuidado e exercitado, assim como as outras partes do nosso corpo. Para os melhores resultados nos estudos é preciso também dar uma atenção especial para ele. Quer saber como? A gente te ensina!
Não é segredo que assim como o restante do corpo, o cérebro também necessita de cuidados especiais. Ou seja, exercícios e uma série de outras atividades, são extremamente importantes para que esse órgão consiga desenvolver-se e manter-se saudável. Consequentemente, se você exercitar e cuidar do seu cérebro, você será capaz de aprender mais e mais rápido.
Memorizar mais conteúdos, finalizar tarefas com rapidez, lembrar de fórmulas e informações complexas nem sempre é fácil. E muitas vezes não alcançamos os meus melhores resultados nos estudos, porque justamente o nosso cérebro não está conseguindo acompanhar. E não é por incapacidade sua, é apenas por uma questão de treino.
Aí bate uma dúvida: como conseguir acompanhar as demandas que exigem do raciocínio? A resposta está no desenvolvimento do cérebro e suas funções. Isso quer dizer que é importante estimular a mente a trabalhar certas áreas, e também aprender a como acessar essas áreas.
Além disso, muitas vezes desconhecemos as muitas realizações que podem ser alcançadas em nossas vidas a partir do momento em que entendemos quem somos e quais são as nossas potencialidades. Isso significa que nos tornamos atados à rotina diária com atividades sem fim, onde tudo parece estar funcionando e na verdade talvez não esteja.
Portanto, é importante entender o seguinte:
• você precisa exercitar o seu cérebro;
• você também precisa entender os seus limites e potencialidades, para poder desenvolver-se a partir disso.
Então, que tal turbinar seu cérebro? Não só para os estudos, mas também para a sua saúde e bem-estar! Veja os exercícios abaixo.
3 exercícios para treinar o seu cérebro
A maioria das coisas giram em torno de hábitos, maus hábitos e mudanças de hábitos. Com o cérebro não é diferente. Quer treinar o seu cérebro e aprender mais e mais rápido? Então, comece o quanto antes.
1 – Combo saúde
Primeiramente, é importante saber que para ter uma mudança em qualquer aspecto da vida é necessário repensar os hábitos relacionados à saúde. Deste modo, é importante lembrar que uma má qualidade de vida não faz bem para o corpo e nem para a mente. Coloque em prática os pontos abaixo.
— Exercícios físicos: o sedentarismo é um dos fatores que causam danos para o nosso cérebro. Além disso, a atividade física pode transformar de fora para dentro e vice versa. Movimentar-se colabora para a oxigenação do cérebro e ajuda a mantê-lo ativo.
— Boa alimentação: as visitas ao profissional nutricionista devem ser regulares porque sementes, grãos e folhas verdes são ricos em sais minerais – fundamentais para que o sistema nervoso se comunique adequadamente. Outro ponto imprescindível é saber que frutas e verduras são ótimos para memória.
— Bons sonhos: o sono te ajuda a memorizar tudo que você aprendeu e a se preparar para o próximo dia. Além disso, dormir bem está paralelamente ligada ao desenvolvimento do cérebro e também influi na qualidade da memória.
2 – Ouvir música
De acordo com especialistas, a música pode estimular o cérebro de um jeito muito peculiar. Por exemplo, ao ouvir música – de qualquer estilo – o cérebro é ativado quase que por completo. Ou seja, ele trabalha de uma forma incrível e desenvolvedora.
Sendo assim, a música pode melhorar a cognição geral do cérebro e é um ótimo estimulante para aprendermos coisas novas. Além disso, a memória musical é muitas vezes a última a desaparecer, quando somos afetados por certas condições, como a demência. Seja cantar, tocar, assistir shows ou simplesmente ouvir música enquanto arruma a casa, a música é uma atividade ótima para o seu cérebro.
3 – Desafie-se
Você gosta de aprender algo novo? Pois essa é uma baita forma de estimular o seu cérebro! Aprenda algo que você quer muito, e nem precisa ser um tema da faculdade ou escola. Pode ser uma habilidade que você tem vontade de aprender apenas pelo prazer. Pintura, um segundo idioma, programação, culinária, bem, o que você quer aprender? Escolha e comece a se dedicar. Além disso, você também pode praticar aquele esporte que sempre sonhou mas nunca teve coragem.
Desafiar-se é enviar para o cérebro a mensagem de que quer aprender algo novo e testar sua capacidade. Dessa forma, a mente trabalha para que você conquiste metas e objetivos aos mesmo tempo que desenvolve novas habilidades. Saiba também que as pequenas mudanças corriqueiras em sua rotina são capazes de estimular a mente de uma maneira diferente e proveitosa.
Até a próxima!