Na hora de escolher um curso de graduação, imaginamos em muitas coisas. Mercado de trabalho, anos de duração, grade curricular, são apenas a ponta do iceberg. Pensando nisso, o blog de hoje vai te ajudar na sua pesquisa de carreira! Hoje nossa missão é mostrar qual o perfil ideal para o estudante de Teologia.
Sobre o curso
O curso de teologia prepara não só intelectualmente, mas espiritualmente os profissionais que trabalharão em campo. Isso porque, o curso aborda conceitos profundos sobre o estudo da bíblia, explorando até mesmo grego, o hebraico e o latim. Os alunos também são capacitados para o ministério pastoral a partir de um estudo bíblico-teológico. Ainda, o curso explora diversas áreas da vida e propõe um aprofundamento no sentido da existência humana. Por isso, o estudante de Teologia que deseja adentrar o mundo teológico deve:
1. Obter interesse pela área de humanas
Na hora de escolher uma graduação, o primeiro fator eliminatório é explorar quais as áreas de conhecimento você gostaria de atuar, levando em conta humanas, exatas e biológicas. O curso de teologia explora quase inteiramente a área de humanas, desenvolvendo o conhecimento em matérias como linguagens, história, filosofia e sociologia. É preciso não apenas gostar, mas se interessar pelas matérias propostas, pois além de ser objeto de estudo também faz parte do dia a dia do profissional teológico.
2. Ser empático
Profissões que estão intimamente ligadas com relações interpessoais precisam de empatia, e com teologia não seria diferente. O dia a dia do ministério busca pastorear os membros de sua igreja. Ter empatia vem inteiramente ligado com o amor ao próximo, o que se desenvolve a partir do amor a Jesus, sendo esse outro ponto importante para o estudante que deseja fazer parte do teológico.
A empatia é um exercício abnegado, onde você se coloca no lugar da outra pessoa, com o objetivo de entender melhor seus sentimentos e desenvolver a compaixão.
3. Ser proativo e gostar de falar em público
Todo trabalho profissional exige proatividade para o serviço, isso destaca um bom profissional. Na teologia isso não é diferente. Na prática pastoral você irá desenvolver a fala em público, o que é essencial dentro da missão. Ao desenvolver uma boa oratória também é preciso explorar a proatividade. Todas essas questões são abordadas em sala de aula, no entanto, o mais importante não é dominar as técnicas e obter as qualidades, é preciso gostar da atividade exercida, uma vez que a profissão irá te acompanhar para o resto da vida.
Ter um bom relacionamento com Deus
Um curso que estuda profundamente a história da redenção precisa ter Deus como centro. Deus é presente até mesmo no nome da graduação. Isso porque “teologia” se traduz da seguinte forma: “teo” significa Deus e “logia” significa estudo. Vale lembrar que o encontro com o Criador vem de uma experiência estritamente individual e deve ser alimentada todos os dias dentro e fora do plano de ensino. O estudante de Teologia deve ter Deus como melhor amigo, pois será seu colega de trabalho para o resto da vida. É uma caminhada íntima onde você cada dia mais conhece a Jesus e é por isso que o bom relacionamento com ele não é facultativo.
Saber liderar e administrar pessoas
O ministério pastoral exige uma habilidade com pessoas. Sendo assim, saber administrar os membros da igreja é um diferencial que torna o trabalho como pastor mais leve. Saber como dirigir uma comissão, resolver um problema, administrar uma situação são atitudes que acompanham o dia a dia de um profissional e o tornam apto para o serviço em favor do seu próximo. É preciso administrar as ovelhas de Jesus.
Com todas essas características descritas nesse blog do UNASP você já pode ter uma noção do perfil desse profissional, não é mesmo? Essencialmente o estudante de teologia deve ter um relacionamento íntimo com Deus e um bom cuidado com o seu próximo, além de serem pontos do profissional, também são individualidades dignas de um ser humano. O curso de Teologia, além de te destacar como trabalhador, também o torna um ser humano como Jesus ensinou.