Blog do UNASP

Confira 4 dicas para se destacar no LinkedIn

Se você é um profissional experiente, formando ou alguém que está começando sua carreira, essa é a hora de procurar emprego ou estágio. O LinkedIn pode ser seu melhor aliado para impulsionar sua presença no mercado de trabalho e construir uma rede de contatos significativa. 

Com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, esta plataforma proporciona grandes oportunidades para que você se destaque em meio à multidão e alcance seus objetivos profissionais. Por isso, independentemente da área de atuação, aprender a utilizar o LinkedIn, e aproveitar os seus serviços ao máximo pode abrir portas para novas oportunidades de emprego, parcerias comerciais e conexões.

Mas você não está sozinho nesta jornada, por isso vamos dar algumas recomendações para quem deseja se destacar como um líder em sua área de atuação. Confira 4 dicas para se destacar no LinkedIn!

1. Crie um perfil de destaque

O primeiro passo para marcar um diferencial no app é ter um perfil bem-estruturado e completo. Assegure-se de que sua foto de perfil seja profissional e de alta qualidade, escolha uma imagem em que você esteja bem vestido e com um sorriso amigável. Da mesma forma, escreva um resumo atrativo que destaque suas habilidades, experiências, metas profissionais, etc.  Não se esqueça de incluir informações sobre sua formação acadêmica e experiências de trabalho relevantes.

Plus: na seção de experiência, descreva suas realizações de forma clara e objetiva, utilizando números e dados para demonstrar resultados tangíveis. Destaque suas habilidades principais e peça recomendações para validar suas capacidades.

2. Demonstre suas habilidades

O LinkedIn é mais do que apenas um currículo online. É uma plataforma para construir uma marca pessoal única e cativante. Compartilhe suas ideias, opiniões e conhecimentos por meio de postagens regulares e artigos relevantes. Demonstre sua expertise comentando e fazendo perguntas nas publicações da sua rede e participe ativamente de grupos relacionados à sua área de atuação. Ao fazer isso, você se posiciona como um líder de pensamento em seu setor e ganha visibilidade entre os profissionais que compartilham interesses similares.

Plus: para melhorar o seu posicionamento é importante gerar conteúdo que seja atrativo aos seus contatos. Dessa maneira, quanto mais interação tiver uma de suas publicações, o algoritmo a reconhecerá como relevante, destacando seu perfil.

3. Otimize o seu LinkedIn com palavras chaves

Com certeza você já ouviu falar da importância de utilizar uma “palavra-chave” (keyword) ao produzir conteúdo. Da mesma maneira, para se destacar no LinkedIn, recomendamos definir uma palavra-chave com a qual descrever o seu perfil pensando em como o seu público alvo poderia achá-lo com mais facilidade. É mais conveniente usar palavras específicas porque as genéricas têm muita mais concorrência.

Plus: a plataforma constrói automaticamente uma URL para o seu perfil, a qual geralmente termina com números aleatórios. Mas isto pode ser modificado, então coloque nome, sobrenomes e palavra-chave, ou uma palavra genérica que seja significativa. Assim, quando alguém buscar seu perfil no Google, o LinkedIn aparecerá entre os primeiros resultados. 

4. Expanda sua rede de contatos

LinkedIn é uma palavra composta, com “Linked” que significa”associado” e “In”, que significa “dentro”. Esse nome já descreve o maior benefício proporcionado pelo app.

O poder do LinkedIn reside na sua capacidade de criar e expandir sua rede de contatos profissionais. Busque conectar-se com colegas de trabalho, ex-alunos, clientes, mentores e outros profissionais relevantes para sua área. Personalize as solicitações de conexão para mostrar interesse genuíno e explicar por que deseja se conectar com aquela pessoa específica. 

Plus: lembre-se de que qualidade é mais importante que quantidade. Cultive relacionamentos significativos, seja prestativo e esteja aberto a oferecer ajuda quando possível.

Agora você está pronto para aproveitar ao máximo o potencial desta plataforma e se posicionar como um destaque em sua indústria.

Gostou do conteúdo? Então já manda para alguém que precisa melhorar o seu perfil no LinkedIn!

Os comentários estão desativados.

Veja também