As aulas já começaram, e depois de um bom recesso, é tempo de recomeçar as responsabilidades acadêmicas e superar a ansiedade. Essa mudança pode ser um desafio para a mente e as emoções de alguns por diferentes motivos. Às vezes você pode se sentir receoso com o novo ambiente, colegas desconhecidos, a pressão das expectativas e o ritmo acelerado das atividades acadêmicas, entre outras sensações.
Ter essas reações é algo normal, mas, com o tempo, elas podem se tornar pedras de tropeço para continuar crescendo academicamente. No entanto, com as estratégias certas, você pode superar qualquer obstáculo e desfrutar da experiência enriquecedora que as aulas te oferecem. Por isso, no blog de hoje te apresentamos algumas dicas para enfrentar a ansiedade durante os estudos.
Reconheça suas emoções
Sentir nervosismo, preocupação, inclusive medo é normal enquanto você estuda. Às vezes esses sentimentos surgem do medo de errar, sobrecarregamento e problemas pessoais, por exemplo. Para enfrentar a ansiedade, o primeiro passo é reconhecer e saber controlar essas emoções.
Lembre-se: é normal cometer erros e enfrentar obstáculos no caminho acadêmico, mas sempre podemos aprender com eles, e continuar com uma atitude positiva.
Organize-se e planifique
Outra fonte de possível estresse durante a jornada acadêmica é se sentir ou estar sobrecarregado. Isso porque, a organização e o planejamento são fundamentais para manter o controle do seu tempo. Para que isso funcione, utilize uma agenda, estabeleça prioridades, e para não esquecer de fazer nada, crie uma lista de tarefas. Isso pode te ajudar a manter a calma frente em qualquer imprevisto.
Lembre-se: dividir o trabalho em pequenas metas pode te ajudar a sentir que o objetivo é alcançável, reduzindo, no processo, a ansiedade.
Estabeleça uma rotina de cuidado pessoal
O autocuidado é fundamental para manter uma boa saúde mental. Manter uma dieta equilibrada, fazer exercício com frequência, dormir o suficiente… esses pequenos hábitos te ajudarão a enfrentar os desafios com uma mente mais clara e equilibrada.
Lembre-se: Aprender e praticar técnicas de relaxação como meditação e respiração profunda podem ajudar a acalmar sua mente, melhorando a concentração e o seu desenvolvimento.
Procure apoio
Não tenha medo de buscar ajuda profissional se sente que a ansiedade está sendo mais forte do que o normal. Os psicólogos e conselheiros podem te dar ferramentas e dicas para lidar com a ansiedade e melhorar seu bem-estar emocional.
Lembre-se: Às vezes, só falar sobre o que estamos sentindo alivia a ansiedade. Então, compartilhe o que está sentindo com alguém com quem se sinta confortável. Pode ser algum amigo, colega ou familiar. Eles podem oferecer perspectivas diferentes ou conselhos úteis para enfrentar a situação.
Foco no positivo
Manter a concentração nos aspectos negativos das aulas pode ser tentador, mas também há muitas coisas positivas que vale a pena destacar. Não podemos passar o semestre inteiro reclamando do que não conseguimos fazer nas férias. É melhor focar nos novos conhecimentos, amizades que se fortaleceram e oportunidades que te esperam neste novo semestre.
Sabia que estudar no UNASP é uma grande oportunidade de crescer, aprender e se desenvolver tanto acadêmica quanto pessoalmente? Então não permita que nada atrapalhe o seu processo. Boa sorte e muito sucesso nesta nova etapa da sua vida acadêmica! Quer saber mais sobre saúde mental? Então confira “Mapeamento das emoções: autoconhecimento é importante!“