Quem não curte um bom passeio cheio de histórias e artefatos incríveis? Se você é do time que gosta de museus, esse texto é perfeito pra você!
Não é incrível como objetos históricos com rica importância cultural podem estar ao nosso alcance de forma rápida, didática e fácil? Por isso, conhecer um pouco sobre os museus mais legais de arqueologia e história pode ser o primeiro passo do seu roteiro de viagem. Então, pare de procurar e venha conferir os 5 museus de história e arqueologia que você precisa conhecer:
1. Museu de Arqueologia Bíblica (MAB)
Não podemos começar a falar de museu arqueológico sem comentar o nosso queridinho MAB. Isso porque, o Museu de Arqueologia Bíblica é o único museu dessa categoria aqui na América Latina e tem um acervo de numismática com 1.939 peças, composta de moedas, com exemplares persas, gregos, romanos, medievais, do Oriente Próximo e do Oriente Médio.
Além disso, moedas brasileiras e de diversos países, e uma coleção de Bíblias e obras raras, composta de 156 livros também fazem parte do museu e são cuidados pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Se você quiser saber mais sobre, entre no site oficial do museu: https://www.unasp.br/mab/.
2. Museu Nacional – Rio de Janeiro
O Museu Nacional abriga uma das maiores coleções de arqueologia do Brasil, com artefatos indígenas, fósseis e objetos de diferentes culturas pré-históricas. É uma instituição autônoma e faz parte do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Educação, sendo que o museu tem 205 anos com perfil acadêmico e científico.
Ele tem em exposição a coleção egípcia, considerada a maior da América Latina, a coleção de arte e artefatos greco-romanos, as coleções de Paleontologia, que incluem o dinossauro vindo de Minas Gerais. Também em Antropologia Biológica é possível apreciar o fóssil humano mais antigo já encontrado no país. Vale lembrar que, nas coleções de Etnologia são expostos objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, cultura afro-brasileira e culturas do pacífico. Por isso, não deixe de visitar esse lindo museu no Rio de Janeiro!
3. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Esse museu da USP (Universidade de São Paulo) conta com aproximadamente 1.500.000 itens, incluindo objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e em épocas diversas. Além disso, a coleção que mais cresce no MAE é a de arqueologia brasileira. Isso por conta das atividades de pesquisa realizadas por professores e alunos da universidade por todo o país. Essa categoria é composta por artefatos de pedra lascada e polida, de cerâmica, por restos de plantas, amostras de solo, restos de fauna e sepultamentos humanos provenientes.
O acervo tem sua origem nas antigas coleções dos setores de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista, do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia, do Instituto de Pré-História, do Departamento de Antropologia da USP e das pesquisas realizadas por professores e alunos. Portanto, consulte os horários de visitação e aproveite seu passeio!
4. Museu de Arqueologia Sambaqui de Joinville
Na cidade de Joinville, em Santa Catarina, você encontra um museu especializado na preservação e estudo de sambaquis, que são montículos de conchas e outros vestígios arqueológicos. Ele oferece uma visão única da pré-história da região. Sendo que seu acervo dispõe de 45 mil artefatos que evidenciam a cultura e o estilo de vida do povo sambaquiano.
Esse museu é uma unidade da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) do Município e é responsável por atuar na preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e na produção de conhecimento sobre povos construtores de sambaquis. Esses povos viveram na região há mais de 5 mil anos e ainda hoje podemos observar sua história e trajetória por meio desse museu.
Se estiver curioso e não puder visitar essa maravilha da arqueologia pessoalmente, o site da prefeitura da cidade oferece uma visitação virtual para qualquer pessoa, a qualquer hora. Então, aproveite!
5. Museu de Arqueologia de Itaipu
Localizado em Niterói, no Rio de Janeiro, e próximo ao sítio arqueológico de Itaipu. Esse museu exibe artefatos relacionados à história indígena e à ocupação pré-colonial da região. O Museu possui acervos museológico, arquivístico e bibliográfico. Entre eles, 1.175 itens que remetem à ocupação pré-cabralina da região; os blocos testemunhos, cuja datação aproxima-se de 7 mil anos a.C; 16 itens que remetem à prática da pesca artesanal em Itaipu, como redes de pesca, agulhas, pesos e cestos; entre outros.
Estão presentes as coleções Hildo de Mello Ribeiro, Blocos Testemunhos do Sambaqui de Camboinhas, Canoa de Jequitibá, Remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa e a Coleção Aureliano Mattos de Souza. Não deixe de anotar no seu caderninho de viagens essa visita.
Esses são apenas alguns dos museus de arqueologia no Brasil. Existem muitos outros em todo o país que contribuem para a preservação e divulgação do patrimônio arqueológico brasileiro. Não esqueça de verificar os horários de funcionamento e as exposições de cada museu antes de planejar sua visita.
Como eu sei que você já está pesquisando todos esses museus agora mesmo, nem vou me demorar falando sobre mais fatos históricos. Por fim, só falta agora enviar este texto para um amigo e convidá-lo para visitar os museus!