Blog do UNASP

Conheça a dieta dos adventistas

Os adventistas acreditam que um estilo de vida saudável pode proporcionar uma melhor qualidade de vida, e isso, consequentemente, leva a uma boa dieta e cria melhores condições para um bom relacionamento com Deus. Mas se engana quem pensa que isso foi invenção da igreja, pelo contrário, são conselhos dados diretamente por Deus, que estão sendo amplamente confirmados pela ciência.

Por isso, a dieta dos adventistas é baseada em dois aspectos: evitar alimentos que prejudicam o organismo e usar com moderação os alimentos que são benéficos. Nesse contexto, não consumir alimentos estimulantes e possuir uma alimentação vegetariana e vegana são estilos de vida que ganham força. Confira a seguir quais são os princípios estabelecidos por Deus para a dieta!

Requisitos básicos da dieta

Segundo a filosofia adventista, todos os alimentos servidos devem atender a três requisitos básicos. Eles devem ser saudáveis, ao possuir os nutrientes adequados, serem bem higienizados e de qualidade; saborosos, bem preparados a fim de estimular o apetite e atraentes, pela sua cor ou combinação. 

Seguindo essa lógica, ao se alimentar, o ser-humano deve se atentar:

1. Simplicidade

Segundo a autora Ellen White, em seu livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar, as pessoas devem se satisfazer com alimentos simples, puros e preparados da maneira comum. Dessa forma, desde crianças, devem aprender a comer para viver, ao invés de viver para comer. Afinal, se o foco estiver no que comer ou beber, será difícil entender as maravilhas que Deus prepara para a humanidade na eternidade.  

2. Inteligência

Ao se alimentar, as pessoas devem utilizar a inteligência dada por Deus para raciocinar sobre as causas e efeitos que comidas e bebidas podem ter no corpo humano. Ou seja, antes de alguma refeição, é necessário pensar se esta combinação faz bem para o organismo. “É nosso dever agir prudentemente no que concerne a nossos hábitos de comer, ser temperantes, e aprender a raciocinar de causa para efeito”, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, Ellen White. 

Diferença entre vegetarianismo e veganismo

Para seguir estes princípios, muitos abraçam um estilo de vida alimentar mais saudável. O vegetarianismo, por exemplo, tem como base a não ingestão de produtos de origem animal. Existem várias possibilidades para seguir este conceito:

Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios.

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/ovolacto-vegetarian-diet-concept-fruits-vegetables-1829126603

Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios.

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/dairy-products-520248940

Ovovegetarianismo: utiliza ovos.

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/diet-meal-egg-avocado-salad-vegetarian-1319528210

Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal.

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/olive-oil-pouring-into-bowl-salad-162229250

Além destes, também existe a dieta do veganismo, que além de ser um estilo de alimentação, também é uma filosofia que condena a exploração animal. Ou seja, não utiliza produtos animais, seja na própria alimentação, vestuário, cosméticos, dentre outros.

Sem dúvida, seguir os princípios divinos com apoio de estilos de alimentação saudável como o vegetarianismo e o veganismo são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano. Quer saber mais sobre este assunto? Confira os textos da autora Ellen White sobre o assunto! 

Os comentários estão desativados.

Veja também