Você já parou para contar quantas perguntas por dia seu filho pequeno faz? Se a resposta for “muitas”, a razão é simples: ele está na fase dos porquês. Esse é o momento em que a criança quer saber sobre tudo e entender mais sobre si mesma e sobre o mundo. Quer saber mais sobre essa fase e o que fazer? Leia esse post até o final!
Para o papai e a mamãe, é fácil identificar a fase na qual a criança questiona o mundo ao seu redor. Assim, é por volta dos três ou quatro anos que as curiosidades começam a se transformar em perguntas constantes: a famosa fase dos porquês.
Psicologicamente falando, é nesse período da infância que a formação da identidade é iniciada. Ou seja, a criança passa a ter noção do próprio eu, de sua existência e do que ela pode fazer.
A seguir, saiba mais sobre a criança e a fase dos porquês!
As 4 fases de Piaget
O cientista suíço Jean Piaget mudou a maneira de se compreender a educação da criança ao comprovar que na infância, o ser humano não pensa como pensa na fase adulta, e que é nessa etapa que ele constrói o próprio aprendizado.
São 4 as fases definidas pelo pesquisador: sensório-motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal.
Fonte Imagem: Belas Artes Joinville
Dessa forma, a fase dos porquês é chamada por Piaget de período pré-operatório. Isto é, situações nas quais a criança recebe mais informações do que consegue absorver.
Os “porquês” e suas tipologias
Por mais incomum que pareça, nem todo o porquê questiona da mesma forma ou com o mesmo tom. É possível comparar suas diferenças com os tipos de choro de bebê, por exemplo, que indicam diferentes vontades e necessidades. As perguntas da criança na fase dos porquês também tem suas variações.
Parece confuso à primeira vista, mas é preciso entender uma coisa: quando a criança pergunta “por quê?” ela não busca necessariamente uma resposta objetiva ao seu questionamento. Como assim?
É aqui que entram os tipos de “porquês”. Olha só:
O “porquê” da atenção
A criança sabe que, para chamar a atenção de um adulto, basta transformar um comportamento em algo constante. Assim, nessa fase dos porquês, ela se utiliza das perguntas intermináveis.
Para identificar esse tipo de “por quê”, basta perceber se, após uma pergunta, outra já se estende e assim sucessivamente. Dessa forma, os pais saberão que a criança quer apenas interagir e receber atenção.
No entanto, aqui vai um segredinho: o melhor jeito de encerrar a sequência de perguntas é começar a respondê-las com outra pergunta.
O “porquê” do desafio
Esse é o “porquê” da desobediência. A criança começa a fazer perguntas sobre situações que não deveriam ser questionadas, como “por que tenho que ir dormir agora?” ou “por que preciso colocar minhas calças?”.
Aqui vão duas dicas que podem ser usadas:
- Se o pai ou a mãe perceber que o objetivo é desafiar suas ordens, é preciso ir direto ao ponto. Pois, tudo o que a criança quer é ganhar tempo e chamar a atenção.
- É possível devolver os porquês para que a própria criança tente se explicar. Assim, ela perceberá que nem tudo acontece quando e como ela deseja.
O “porquê” da dúvida
Quando a criança realmente quer entender algo, esse é o “porquê” usado. Perguntas comuns como “por que o céu é azul?” ou “por que cai água do céu quando chove?” são formas que ela encontra para assimilar o mundo ao seu redor.
No entanto, a criança não procura respostas complexas e objetivas, mas sim que você converse mais com ela sobre aquilo.
Para isso, criar uma narrativa que capte a atenção da criança é muito interessante.
Na fase dos porquês, é preciso estar ciente de que não existem barreiras para a imaginação dos pequenos. E, além do mais, tudo o que eles querem é ser ouvidos e aprender mais.
Repreender ou ignorar pode ser uma porta para criar na criança um senso de desvalorização e insegurança. Ou seja, pode trazer grandes riscos para o seu processo de aprendizagem.
Portanto, papai e mamãe, exerçam sua paciência e criatividade ao participar nessa fase da infância do seu filho. Este é um momento de muita sensibilidade!
E, se por acaso, você teve alguma experiência interessante em relação à fase dos porquês, comenta aqui com a gente!
Até mais! 😊
No Colégio UNASP, as experiências do seu filho são a prioridade. Venha nos conhecer!