Listamos 03 sinais que podem te ajudar a distinguir se você está vivendo e um ambiente de trabalho tóxico.
Um dos maiores desgastes do mundo corporativo é trabalhar dia após dia em um ambiente de trabalho tóxico. Um lugar que possua um esse perfil muitas vezes impacta seriamente no desempenho profissional, na saúde emocional e na vida pessoal do colaborador que está imerso nessa situação.
Muitas vezes uma oportunidade pode aparecer na carreira profissional das pessoas e, de acordo com especialistas, a dúvida mais comum que surge antes de escolher uma transição é como vou lidar com o clima organizacional, novos colegas de trabalho, ou mesmo de área se a pessoa assume uma promoção.
Então, para ajudar você diante de uma situação como esta, identificamos 03 sinais que podem te ajudar a distinguir se um ambiente de trabalho está sendo, ou pode vira ser tóxico. Você aprenderá a reconhecer os sintomas e até quando possível, solucionar o problema.
Continue a leitura a seguir.
Identificando um ambiente de trabalho tóxico
1 – Assédio Moral
Entende-se que assédio moral é qualquer tipo de humilhação ou constrangimento que diminua, envergonhe ou ridicularize o trabalhador no ambiente de trabalho.
No entanto para que de fato essas ações sejam configuradas como assédio moral, é preciso que tais episódios sejam repetidos algumas vezes para não ser caracterizado como uma situação pontual de descontrole por uma das partes envolvidas.
De qualquer forma, mesmo acontecendo uma única vez, você já deve considerar se é ou não um ambiente saudável para você estar. Listamos alguns exemplos de assédio para você saber do que estamos falando. Os exemplos abaixo, servem para todos os cargos de uma empresa, incluindo gerentes e gestores.
- Acusações;
- Ameaças;
- Assédio ou agressão sexual;
- Brincadeiras de mau gosto;
- Circular boatos maldosos e calúnias;
- Dar instruções erradas, com o objetivo de prejudicar o colaborador;
- Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público;
- Fofocas;
- Forçar a demissão de algum colaborador empregado;
- Humilhações públicas
- Insultos;
- Isolamento;
- Perseguições da chefia aos subordinados;
- Punições injustas e ilegais;
- Recusa de comunicação;
- Submeter o trabalhador a humilhações públicas ou particulares;
- Tirar os instrumentos de trabalho do colaborador, como telefone e computador.
- Violência física; dentre outros.
Pudemos perceber que o assédio moral afeta diretamente o clima organizacional, não é mesmo? Claro! Quem sofre o abuso passa a se achar inferior, produzindo e interagindo cada vezes menos, por conta dos sintomas de ansiedade e esgotamento emocional.
Ou seja, antiético, perigoso e nocivo, o assédio moral desestabiliza a equipe e traz para o ambiente de trabalho, um cenário inseguro, hostil e turbulento. Dessa forma, fica impossível trabalhar com qualidade, criatividade e estabilidade.
Se no seu ambiente de trabalho tem isso, cai fora! Esse é um típico ambiente de trabalho tóxico!
2 – Estagnação do aprendizado
Quando fazemos a mesma coisa ou desistimos de aprender coisas novas, estamos sendo tóxicos e contaminando o ambiente ao redor. Esse é um dos sinais que evidenciam a toxicidade e comumente acontece quando você está na sua empresa há algum tempo e não liga mais pra nada. Ou também se tiver mudado de cidade para poder aceitar o emprego ou, ainda, se iniciou uma nova carreira por conta de uma oportunidade melhor.
Porém, seja qual for o motivo, nem sempre é fácil fazer mudanças, mesmo quando não há espaço para crescimento onde se está. Se você for honesto, no fundo, talvez saiba que as coisas não vão melhorar tão cedo.
Além disso, não se apegue às escolhas passadas, elas foram boas para você. Comece a fazer novos planos que podem ser desde um projeto de melhoria para sua área, até o planejamento de uma mudança de curso em sua carreira. Isso vai dar um chega pra lá nos pensamentos e comportamentos tóxicos feitos por você mesmo.
3 – Observe a formação de panelinhas no trabalho
Grupos que se formam por critérios como tempo na empresa, minorias, formação educacional, personalidades e, em geral, qualquer fator denominador comum são sectários.
Quando há tanto preconceito em relação a um grupo específico ou a um indivíduo, e a voz de mais ninguém parece importar, isso é um sinal de toxicidade. É muito importante sentir pertencimento ao trabalho.
Sentimo-nos estimados quando nossas sugestões, ideias e pensamentos não são apenas ouvidos, mas incorporados à cultura corporativa, às tarefas cotidianas e operações.
De acordo com Bradley Owens, professor de ética nos negócios da Universidade Brigham Young, em uma entrevista dada para a renomada Revista Forbes, em pesquisas descobriu-se que equipes com líderes humildes e agregadores tiveram melhor desempenho do que times cuja liderança era o contrário.
Quem manifesta traço de personalidade positiva, não sente a necessidade de receber todo o crédito ou de ser arrogante e promove relacionamentos baseados na confiança. Isso contribui para que o ambiente de trabalho seja mais leve.
Vamos falar de coisa boa? E se você aproveitasse a chance de não continuar estagnado na carreira e escolher um curso de pós-graduação para se atualizar? Acesse o site e confira, temos certeza que existe um curso que se encaixa com suas necessidades.
Até mais!