Blog do UNASP

Antes de treinar, faça essas 5 coisas!

No fim de ano, sempre bate aquela preocupação com a saúde e a vida fitness que você prometeu em 2021. Claro, ainda dá tempo de começar a treinar, no entanto saiba que há algumas questões que você precisa se atentar antes de começar o “projeto verão”.

Fazer exercícios físicos é benéfico tanto para a nossa saúde física quanto para a mental. Desta forma, podemos contar com o corpo fortalecido para nos proteger quando for necessário e uma mente limpa de estresse para os dias mais agitados.

Além disso, existem várias maneiras de se manter em movimento e você pode escolher uma ou várias opções, de acordo com os seus gostos e limites.

Por exemplo, é possível realizar exercícios em casa, ao ar livre, em academias ou quadras. Tudo dependerá da sua disposição e força de vontade. 

Ainda assim, começar a se exercitar do nada pode ser um processo doloroso para quem não está acostumado. Por isso, é importante se atentar com algumas etapas antes de começar a treinar. 

O ideal é fazer um breve plano, mas não se preocupe, não é um processo longo a ponto de atrasar os seus objetivos. 

Vamos para as dicas?

1. Procure um médico antes de tudo

Você deve conhecer o seu corpo antes de começar a mexer com ele.   

Isso significa que é necessário procurar um bom médico para avaliar se você pode realizar qualquer tipo de exercício físico. Ou, se há restrições que você deve seguir. 

Ele ou ela fará testes simples e exames se precisar, além de checar o seu histórico familiar. Com tudo em ordem, você está liberado para a próxima etapa do plano.

Lembre-se que criar um diagnóstico próprio sobre a sua aptidão física pode ser arriscado para a sua saúde. 

Quando fazemos exercícios, estamos trabalhando com a circulação sanguínea, respiração, músculos, tendões, ossos, metabolismo e muito mais partes do corpo que são complexas e precisam de acompanhamento profissional.  

2. Procure um profissional para treinar

Além do acompanhamento médico, você pode solicitar os serviços de um professor de esportes.

Dentre eles, temos o professor de educação física, o instrutor de academia, o personal trainers e outros professores focados para cada um dos esportes. 

Escolha a sua modalidade preferida e busque um professor que possa te acompanhar e preparar as melhores aulas para você.

Desta forma, você conseguirá atingir seus objetivos mais rápido, sejam eles aprimorar suas habilidades ou suar até cansar. 

3. Estabeleça os dias de exercícios 

Como já dissemos, para quem não é acostumado, o treino pode ser doloroso no início. Para isto, a melhor estratégia é começar devagar e deixar o seu corpo lidar com o cansaço. 

Geralmente, as pessoas começam com uma meta de treinar em dois dias por semana. Assim, o corpo terá mais dias para descanso e adaptação. 

Com os dias estabelecidos, você terá a chance de organizar a rotina e descobrir se aqueles horários e dias previstos não irão atrapalhar a sua vida normal. 

A boa notícia é que para quem coloca o esporte como prioridade, aos poucos acaba aumentando os dias de treino. Você também pode chegar lá! 

4. Trace pequenos objetivos para cada treino 

Já ouviu falar sobre os objetivos do treino? Essa é uma pergunta clássica que o seu professor fará para entender as suas motivações e foco. 

É importante criar objetivos para realizar atividades físicas que priorizem as partes do corpo que você quer melhorar. 

Por exemplo, um lutador que gostaria de ter mais resistência pode focar os dias de academia correndo, pulando e realizando outras atividades com foco no cardíaco. Por outro lado, uma pessoa que gostaria de melhorar a flexibilidade pode buscar aulas de ioga ou dança.  

De todas as formas, você não vai alcançar grandes objetivos do dia para a noite, por isso é legal pensar em pequenas metas que podem te encaminhar para os grandes resultados. Por exemplo, se você aguenta correr por 15 minutos na mesma velocidade, seria interessante se esforçar para chegar aos 30 minutos. 

E assim, você cria mais confiança, melhora seu desempenho e sente aquele prazer de ter conquistado um progresso. 

5. Tenha uma dieta saudável e balanceada

Vamos combinar que não adianta sair da academia para comer frituras à noite, assim como também, não adianta ficar sem comer o dia inteiro antes de fazer um exercício.  

Sugerimos que você passe em um nutricionista para se conhecer e descobrir formas de ampliar seu treino na alimentação

A alimentação mexe com todo o seu corpo, libera a energia e ajuda na recuperação, logo, comer bem faz a diferença para quem quer ter resultados.

É por isso que vemos muitos influenciadores na internet alterando sua alimentação. Alguns querem ganhar massa muscular, outros precisam perder peso e há ainda quem aproveita os benefícios de uma boa dieta para melhorar a saúde. 

Tudo depende dos seus objetivos, então converse com um especialista e coma bem. 

Escola de esportes Unasp

No Unasp, campus de Engenheiro Coelho e campus Hortolândia, os alunos podem aproveitar o dia e a noite para realizarem diversas atividades físicas. 

A Escola de Esporte tem várias modalidades para crianças, jovens e adultos se movimentarem todos os dias. 

Conheça mais sobre os esportes que cada unidade oferece pelo Instagram @escoladeesportes.ec e @escolaesportesunaspht ou mande uma mensagem via WhatsApp clicando aqui

Esperamos que tenham gostado do conteúdo e até a próxima!

Os comentários estão desativados.

Veja também