Blog do UNASP

Arquitetura ou Design de Interiores? Saiba qual é o melhor para você! 

Muitas pessoas costumam ter dificuldade em escolher qual faculdade fazer. Isso acontece porque diversos cursos têm características parecidas ou atuam na mesma área, como é o caso de Arquitetura e Design de Interiores. Apesar disso, cada um é único e tem as suas especificações. Por isso, é importante pesquisar com calma e cuidado antes de escolher qual profissão seguir.

O curso de Arquitetura e o de Design de Interiores causam dúvidas entre as pessoas, porque os profissionais das duas áreas trabalham com questões parecidas. Afinal, um dos setores de atuação da arquitetura é o design de interiores. Confira abaixo a diferença entre os dois cursos! 

O que é o curso de Arquitetura?

O arquiteto é um profissional que projeta e organiza espaços, tanto internos quanto externos. Para fazer isso, usam os critérios de conforto, estética e funcionalidade, além de levar em consideração a preferência do contratante.  Quem achou que eles só fazem plantas e projetos está muito enganado. Até porque eles também atuam na determinação dos materiais usados em obras. 

Neste curso, disciplinas de Ciências Humanas e Exatas fazem parte da grade de estudos. Assim, os alunos aprendem a desenvolver domínio artístico, criatividade, consciência socioambiental e técnicas aprimoradas. No início dos estudos, a parte teórica é apresentada, mas ao longo do curso, atividades mais práticas são inseridas. Lembrando que, para se formar é necessário realizar estágio e trabalho de conclusão de curso. 

O que é o curso de Design de Interiores?

Assim como o arquiteto, o designer de interiores também trabalha com a projeção e organização de ambientes. Ele trabalha com o interior ou exterior de um espaço, definindo as melhores cores para pintura, quais móveis combinam, a distribuição dos objetos, dentre outros. Esse profissional é frequentemente contratado para trabalhar em casas, apartamentos, prédios comerciais, lojas e até mesmo em carros. 

O curso de Design de Interiores pode ser bacharelado, quando se conclui um curso universitário ou tecnólogo, quando se realiza uma graduação de curta duração. A primeira opção possui um currículo mais parecido com o de Arquitetura e Urbanismo e tem duração de aproximadamente 5 anos. Já a segunda tem uma duração menor, cerca de 2 anos e possui atividades mais voltadas ao paisagismo e à decoração. Também inclui aulas de Administração e Gestão Empresarial. 

Diferença entre os dois 

O arquiteto é o profissional responsável por desenvolver projetos com funcionalidade e estética para uma edificação, também elabora planejamentos para espaços urbanos e participa da projeção de edifícios. Assim, tem um trabalho próximo ao do Engenheiro Civil, pois pode fazer mudanças estruturais e acompanhar obras. 

Por isso, o curso de Arquitetura possui disciplinas que envolvem a Matemática, Química e Física. Afinal, o profissional precisa saber qual tipo de material é mais indicado para determinada situação, a reação deles com o meio e a quantidade necessária.

Já o curso de Design de Interiores não abrange tanto essa área do cálculo, pois é uma atividade que envolve majoritariamente a organização de espaços internos ou externos, com objetivo de deixá-los funcionais, com boa estética e conforto. Dessa forma, o profissional é responsável por decidir os móveis, revestimento, iluminação, cor das paredes, etc. 

Em resumo, a Arquitetura também abrange o urbanismo e a construção civil e o Design de Interiores é voltado mais para a decoração do ambiente. Ao analisar a grade de cada faculdade, é possível descobrir com qual curso você mais se identifica e em qual área de atuação deseja trabalhar. Pesquise bastante para não se enganar! 

As dicas ajudaram a saber a diferença entre os dois cursos? Agora que você sabe o que é cada curso e suas áreas de atuação, já é possível escolher qual dos dois é melhor para sua carreira profissional.

Os comentários estão desativados.

Veja também