Blog do UNASP

Perigo ou incentivo? Descubra o papel da programação na educação das crianças

Atividades recreativas tradicionais, como o esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, elefante colorido, cabra-cega, pular corda, com o decorrer dos anos estão ficando mais raros. As brincadeiras modernas ganharam novas formas, pois a tecnologia em nossa sociedade se tornou uma dependência para lazer, trabalho e conhecimento.

Nesse contexto, é importante lembrar que os diferentes aparelhos e jogos eletrônicos influenciam diretamente no amadurecimento cognitivo, afetivo e social da criança, podendo ser prejudicial caso usados sem controle. 

Por outro lado, os educadores não precisam ter medo, já que com uma supervisão adequada, a tecnologia pode ter muitas vantagens na educação infantil ao oferecer outras maneiras para as crianças aprenderem e entenderem seu mundo, desenvolvendo suas habilidades e intelecto por meio de diversos aplicativos e sites.

Falemos de programação

A programação é um processo internacional utilizado de forma massiva em todo planeta que serve para interagir com projetos, preparar e gerir diferentes máquinas e software por meio de diferentes linguagens. Aprender a programar desde criança incentiva o uso das ferramentas necessárias para compreender melhor a sociedade atual, suas mudanças tecnológicas e as peculiaridades das TICS.

Para iniciar no mundo da programação existem muitas plataformas disponíveis com diferentes graus de dificuldade e adaptadas a várias etapas educativas. Entre as quais, recomendamos:

Code.org

Plataforma gratuita disponível em várias línguas. Este site ajuda a se familiarizar com as diferentes linguagens de programação desde a tenra idade, pois tem funções específicas para os que começam do zero. Em Code.org se programa por blocos.

Scratch

Pensado para crianças e jovens entre 8 e 16 anos ainda conta com uma versão júnior, o Scratch Jr, orientada para crianças entre 5 e 7 anos. Scratch dispõe de um sistema de blocos simples. O acesso é gratuito e fácil. Só precisa se registrar e se conectar a uma grande diversidade, como criação de histórias, música, descarga de cartões de programação. Além disso, conta com uma comunidade virtual que te permite entrar em contato com docentes de todo o mundo.

Sphero Edu

Dentro da programação mais adaptada à robótica, os robôs Sphero estão preparados para criar atividades em sala de aula que inspirem seus alunos. Eles aprendem as noções básicas para aplicar na maioria das linguagens de programação de uma forma divertida que se aproxima do jogo físico.

Swift Playgrounds

Desenvolvido pela Apple para aprender a programar em seu próprio idioma e criar apps para iOS, Mac, Apple Watch e Apple TV. O Swift Playgrounds é recomendado para jovens porque não é necessário treinamento prévio de programação. Pode ser usado no iPad começando com quebra-cabeças simples e gradualmente resolvendo desafios mais complexos, como a programação de robôs ou drones.

Tynker

Este software é uma maneira divertida de aprender programação e desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico para crianças de 5 anos ou mais. Alguns pacotes de Tinker incluem treinamento especializado ao vivo para que seu filho tenha um início rápido e confiante.

Arduino

Plataforma de hardware gratuita baseada em placa com microcontrolador e ambiente de desenvolvimento que combina programação com eletrônica. O uso do Arduino é recomendado a partir dos 13 anos. Ele também permite a criação de robôs.

Enfim, aprender a programar é se adaptar e se preparar para crescer e aproveitar ao máximo o mundo digital. Então se joga! Gostou dessas dicas? Aproveite para compartilhar com mais pessoas que precisam entender sobre programação.

Os comentários estão desativados.

Veja também