Conseguir bolsas e auxílios de estudos não é uma tarefa fácil. No entanto, se você souber onde e como procurar, conseguir uma bolsa pode ser um processo mais fácil.
Fazer um curso de graduação, ou qualquer outro curso superior, pode não ser uma tarefa tão fácil. Ainda mais se levarmos em conta o fator financeiro. Muitas instituições de ensino são particulares e nem sempre as mensalidades batem com o nosso orçamento, né? Mas não preocupe. Se você está com o orçamento apertado ou não tem condições de bancar um curso do ensino superior, saiba que existem diversas opções de bolsas e auxílios de estudos.
Você não precisa adiar o seu curso superior. Existem muitas maneiras de conseguir bolsas ou descontos na mensalidade
Fazer uma faculdade é o sonho de muitas pessoas, inclusive pode ser o seu. Uma graduação é a porta de entrada para alçar voos mais altos. É a chance de melhorar de vida, correr atrás de sonhos e tornar-se um profissional capacitado.
Fazer uma faculdade conta muito! Afinal de contas, o mercado de trabalho valoriza o diploma e é bastante exigente nesse quesito. Então, essa é uma etapa importante e necessária.
E por mais que existam universidades federais e estudais, nem sempre é possível conseguir uma vaga nelas. Um dos principais fatores é a alta concorrência. O que leva muitos alunos a optarem pelas instituições privadas. Nessas faculdades as opções de bolsa e auxílios de estudo visam ajudar estudantes que não podem pagar pelo curso. Sendo assim, quando o aluno consegue uma bolsa-auxílio, ele fica isento do valor total ou parcial das mensalidades.
Veja abaixo como conseguir uma bolsa de estudos.
Opções de bolsas e auxílios de estudos
Educa Mais Brasil
Um dos programas mais procurados pelos estudantes é o Educa Mais Brasil. Ele oferece bolsas de estudo para cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, educação básica, preparatórios para concursos e outros. São milhares de bolsas de estudos de até 70%.
Voltadas para estudantes que não têm condições de arcar com o valor integral das mensalidades. Ou seja, quem deseja conseguir um desconto por meio deste programa precisa apresentar comprovante de renda.
Além disso, são mais de 15 mil instituições participantes. Entre elas universidades, escolas profissionalizantes e colégios em todo o país.
Bolsa empresa
Nessa opção são as empresas que oferecem bolsas e auxílios de estudos aos funcionários. O objetivo é a capacitação e qualificação profissional.
Deste modo, não há uma regra específica para a seleção e distribuição de bolsa porque a iniciativa parte da própria empresa. Porém, geralmente o colaborador irá cursar uma graduação ou especialização na área de atuação atual e não um curso que sempre sonhou, por exemplo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, é um programa do Ministério da Educação (MEC). Ele é destinado à graduação de estudantes em instituições privadas de todo o Brasil. Ou seja, é através desse programa que os estudantes que não podem arcar com os custos da formação, ingressam em cursos superiores.
O programa tem o intuito de possibilitar que estudantes concluam a graduação pagando apenas um valor simbólico. Então, depois de formados, e já no mercado de trabalho, começam a quitar o financiamento.
Em 2020, o Fies estipulou uma taxa de juros taxado em 6,5% ao ano. Então, enquanto estiver cursando, o estudante deverá pagar apenas um valor máximo de R$150,00 por trimestre. Depois disso, terminando o curso, o universitário terá até 1 ano e 6 meses para começar a efetuar o pagamento do curso. Legal, né?
E para participar é necessário que o estudante tenha feito a prova do Enem recentemente. Bem como, ter obtido média acima de 450 pontos sem zerar a redação.
ProUni
O Programa Universidade para Todos – ProUni tem como objetivo destinar bolsas de estudo integrais ou parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Participam as instituições de ensino superior privadas.
Dessa forma, o ProUni é dirigido aos estudantes que se formaram, ou estão para se formar, no ensino médio de escolas da rede pública ou da rede particular. E também que estejam em condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
Além disso, os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Sendo assim, o ProUni abre inscrições para o processo seletivo a cada semestre, sempre um pouco antes do início das aulas. De qualquer forma, o estudante pode se candidatar a uma bolsa de graduação para cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológicos. Falando nisso, o aluno pode também escolher entre as modalidades presencial ou a distância.
Capes
A Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – é um órgão do Ministério da Educação (MEC). Esse projeto mantém diversos programas de bolsas e auxílios de estudos. Sendo assim, eles são destinados a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Ah! Vale tanto para estudar no Brasil como no exterior.
CNPq
O CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico tem diversos programas de apoio à pesquisa. Além disso, oferece bolsas a estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação também. Esse projeto visa incentivar a Iniciação Científica e formar pesquisadores. Dessa forma, o aluno recebe um auxílio financeiro para desenvolver um projeto de pesquisa junto a um professor orientador e com isso, formar-se.
Bolsas Filantrópicas
Já as bolsas filantrópicas são aquelas ofertadas por universidades confessionais ou comunitárias. O UNASP – veja como conseguir uma bolsa – é um exemplo. Por esse motivo, elas oferecem diversos benefícios aos estudantes como bolsas e auxílios de estudos.
O objetivo é possibilitar que pessoas com pouca renda consigam estudar e se formar na graduação. As regras para este tipo de bolsa de estudos são definidas pela própria universidade. Ou seja, cada uma delas possui seus próprios critérios.
Portanto, não deixe para depois! Faça uma pesquisa e veja qual estilo de bolsa combina com o que você está procurando. Estude e alcance seus sonhos. Embora pareça difícil você é capaz!
Até a próxima!