Blog do UNASP

IA: Saiba como a inteligência artificial já mudou a comunicação

Não se fala em outra coisa que não seja Inteligência Artificial… ChatGPT e OpenAI já dominaram as páginas de notícias por tomarem espaço dentro do mundo dos negócios, especialmente na comunicação. As mídias atuais, podcast, vídeo, jornal e livros utilizam e muito a escrita, ou seja, uma ferramenta que faça esse serviço tende a viralizar rapidamente. 

Para se ter uma ideia do quão “viral” foi a surgimento dessas ferramentas, o Twitter demorou 2 anos para atingir a marca de 1 milhão de usuários, já o ChatGPT, menos de uma semana. 

Sendo assim, a maior discussão dentro do mercado de trabalho é se a ferramenta irá substituir jornalistas, redatores e editores. A resposta é não! A ideia da inteligência artificial é começar uma nova era da comunicação, onde a produção de conteúdo acontece mais rápido do que nunca, aprimorando o material e os meios de pesquisa. 

Aplicações da Inteligência Artificial na comunicação

Agora que você já sabe que a inteligência artificial veio para aprimorar a comunicação no mercado, saiba como usá-la! Afinal, se o objetivo é o marketing, você pode utilizar ferramentas para analisar o perfil de compra ou automatizar um chat para atender melhor seus clientes. 

Ao cuidar dessas áreas você consegue dedicar mais tempo aprimorando seus conteúdos e produzindo com melhor qualidade! Confira abaixo algumas ferramentas que podem fazer parte do seu dia a dia como comunicador!

1. ChatBot

É quase unânime a escolha do uso de chatbot dentro do atendimento de empresas. Isso porque, essa automatização gera uma rapidez de respostas ao mesmo tempo que coleta dados e direciona o cliente.

Essa ferramenta é associada a sites, aplicativos, redes sociais e precisa fazer parte da programação desenvolvida no seu sistema. Uma alternativa simples e acessível que permite o uso e elaboração de respostas automáticas é o WhatsApp Bussiness, que possui a interface de fácil entendimento e funciona muito bem como ferramenta da IA para o seu negócio!

2. Midjourney 

Essa é uma ótima alternativa para social medias e designers! O midjourney é uma ferramenta que cria conteúdos visuais através de uma descrição dentro de um prompt de comando. Seu maior concorrente, Dalle, foi por muito tempo o favorito do ramo, onde ele criava imagens ao pé da letra das descrições. O midjourney se diferencia do seu concorrente ao criar conteúdos mais artísticos e abstratos. 

Sua maior função dentro do mundo da comunicação é auxiliar na criação de conteúdos, logos e artes para post. Isso faz com que você possa desenvolver uma melhor estratégia digital de conteúdo, através do uso da inteligência artificial.

3. ChatGPT

Quando a comunicação exige auxílio na parte textual, o chatgpt entra na conversa! Esse com certeza é um dos instrumentos mais conhecidos dentro do mundo da tecnologia e um dos queridos do mercado. O chatgpt é capaz de produzir conteúdo, melhorar estratégias de SEO, otimizar títulos, criar resumos, e uma infinidade de outras coisas! Você escolhe o viés que a ferramenta irá te auxiliar, já que o chatgpt é uma das grandes promessas ao futuro da inteligência artificial em parceria com a comunicação.

O chatgpt é um software desenvolvido pela OpenAI e fornece respostas para diversos tipos de problemas e questões complexas. A solução da AI vem em formato de texto, podendo produzir poemas, matérias, textos para blog, legendas de vídeos com a possibilidade de edição e tornando essas tarefas mais rápidas no meio de produção.

O perigo das tecnologias no trabalho

Como toda ferramenta de trabalho, a IA também deve ser usada com responsabilidade. Assim como qualidades, ela também possui defeitos, dos quais têm sido discutidos cada vez mais. Um desses problemas é o perigo da uniformização do conteúdo nas redes sociais. Afinal, o uso sem filtros da ferramenta pode gerar produções rasas, genéricas e pouco informativos. 

Essa padronização tira a identidade da marca, e a torna impessoal, uma vez que no marketing é necessário o uso de gatilhos e soluções das dores do cliente, algo que certamente a inteligência artificial não é capaz de fazer. A impessoalidade do seu conteúdo remove toda a sua estratégia, por isso a IA é apenas uma ferramenta e não um produtor. A tecnologia veio para causar melhorias, o produto final tem que transparecer humanidade, caso contrário não faz parte da comunicação. 

Agora que você entendeu melhor como a Inteligência Artificial e como ela pode contribuir para a comunicação, que tal enviar esse texto para um amigo comunicador? Assim ele pode aproveitar as novidades e alavancar na carreira.

Os comentários estão desativados.

Veja também