Blog do UNASP

Jornalista e repórter: qual é a diferença?

Sabemos que o jornalista é um profissional que está apto para atuar em várias áreas. Entre as características importantes para o perfil dessa profissão estão a postura, responsabilidade e compromisso na apuração dos fatos. Justamente pela pluralidade das ações de um jornalista há quem confunda os termos jornalista e repórter. Afinal, são profissões realmente diferentes?

Quem é o jornalista?

Para você entender melhor, precisamos pensar que os jornalistas são responsáveis por desempenhar seu trabalho em veículos de imprensa, como jornais, sites e revistas. Sendo assim, existem diferentes tipos de carreira dentro do jornalismo e esse profissional pode ser visto de muitas maneiras. Geralmente, ele também reúne informações de interesse público e tem como principal função divulgar os fatos. Semelhante a redatores, editores, âncoras, assessores e colunistas, os repórteres também são jornalistas focados em uma área específica.

Qual a função do repórter afinal?

A função do repórter é mais específica no campo jornalístico. Eles coletam informações de forma direta e direcionada por meio de fontes primárias, entrevistando em primeira pessoa, participando de diversos acontecimentos, coletivas de imprensa, investigações e desenvolvimento de reportagens. De modo geral, compartilhar opiniões sobre notícias não é o papel do repórter. No entanto, é importante lembrar que todo repórter reúne traços subjetivos que podem se manifestar como uma “opinião não explícita” nos conteúdos que produzem. Podem cuidar de fontes, entrevistas e pesquisas de campo. Sendo assim, estão mais presentes em reportagens e programas de rádio. Mas no fim das contas, todo bom repórter é um bom jornalista.

Ficou mais claro para você agora? Nem todo jornalista trabalha como repórter, mas para se tornar um é importante escolher uma universidade que te oferece uma graduação em jornalismo com bastante prática. Invista em sua formação! Quer conhecer melhor nossos cursos de comunicação? Acesse mais conteúdos.

Os comentários estão desativados.

Veja também