Blog do UNASP

Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo por conta própria. Essa é uma qualidade que pode ser desenvolvida. Quer ver como?

Quando alguém afirma que aprendeu algo sozinho, em geral, a maioria das pessoas tende a ficar impressionadas. Ser um autodidata – ou seja, aprender por conta própria – às vezes parece coisa de quem é gênio ou possui um Q.I. de Einstein. Mas não é! Conheça algumas técnicas para aprender mais sozinho e ser um autodidata também!

1. Crie um cronograma de estudos.

Ser autodidata tem muitos pontos positivos, como estudar no horário que você quiser, por exemplo. Independentemente se você estuda para o vestibular, concurso ou uma prova, você precisa saber qual o conteúdo que necessita ser aprendido. Depois disso, fica mais fácil distribuí-lo em seu cronograma. Faça uma tabela para ser seguida em sua rotina. Assim, além de controlar o conteúdo, você saberá quanto tempo te sobra para aprofundar em determinado assunto.

Outra forma que vai ajudar você a se tornar um autodidata é buscar ferramentas que auxiliem os seus estudos. Seja como material de apoio ou como uma forma de aula, é interessante buscar aplicativos ou sites que façam com que você exercite seus conhecimentosAulas online disponíveis no YouTube, por exemplo, são uma boa opção.

2. Estabeleça horários fixos.

Talvez a dica mais difícil de se seguir seja essa. Quando temos flexibilidade, facilmente colocamos outras atividades no lugar do momento que separamos para os estudos. O nome disso é procrastinação e você deve evitar. O autodidata deve ter determinação, pois isso com certeza dará bons frutos no futuro. Se você separar uma hora e meia para estudar, siga este horário rigorosamente.

O ideal é separar sempre a mesma hora do dia. Por exemplo, se você tem das 13h às 14h para estudar, tente estudar todos os dias neste mesmo horário. Isso te ajuda a criar rotina, a incorporar esta nova atividade ao seu cotidiano. Caso não seja possível, adapte os horários de estudo conforme suas atividades por dia da semana, mas siga-as à risca![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

3. Desligue seu telefone e “saia da internet”.

Importantes aliados na busca por conhecimento, algumas vezes a internet e o celular te atrapalham, tiram a sua concentração e fazem com que os momentos em que você separou para estudar fiquem menos proveitosos. Se você puder, evite mantê-los ligados durante o horário de estudo. Caso utilize o computador como fonte de pesquisas ou mesmo na realização de um curso online, evite abrir sites que não tenham a ver com o seu objetivo.

Isso vale para os e-mails, redes sociais, notícias aleatórias. Avise os amigos e família que neste momento você estará ocupado, como se estivesse no trabalho, por exemplo. Algumas pessoas a nossa volta demoram a perceber a seriedade que ser autodidata exige, por isso seja rigoroso desde o início. Logo elas perceberão que você precisa deste momento de tranquilidade e ficará mais fácil lidar com isso.

4. Separe um espaço para estudar.

Tenha um cantinho dedicado para isso. É necessário que esse local seja   bastante tranquilo, de preferência que você possa ter silêncio.

Para ser autodidata você precisa de: dedicação. A única diferença é que, nesse método, a única pessoa responsável pelo tempo que você determina para as suas aulas é você. Organize-se e busque formas de manter os estudos interessantes e diferentes e os resultados virão![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 5 livros para turbinar seus estudos e acelerar o aprendizado.

• Organização: Aplicativos para colocar a vida em ordem.

• 10 aplicativos que vão facilitar a sua vida de universitário.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também