Blog do UNASP

Vale a pena começar a faculdade no segundo semestre?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Passar no vestibular e ingressar na faculdade é assunto comum na virada de ano, mas você já pensou em começar sua faculdade no segundo semestre? Muita gente nem sabe dessa possibilidade, muito menos que pode ser bem vantajosa!

Várias faculdades abrem um novo período de matrículas no meio do ano para as pessoas que querem entrar na faculdade. Assim, não é necessário esperar mais seis meses para começar a estudar. O que é um alívio, já que ninguém tem tempo a perder.

Se você não conseguiu ingressar na faculdade no começo do ano, confira os benefícios de começar a estudar no segundo semestre.

Economia.

Em geral, as universidades particulares oferecem bolsas e descontos para as vagas de meio de ano. Isso porque a demanda é menor e, para atrair, elas buscam meios de facilitar a entrada de estudantes.

Mais tempo para se preparar.

Nem sempre a vontade do estudante é sair do Ensino Médio e imediatamente ingressar em um curso superior. Porém, a possibilidade de esperar um ano para começar algum curso também pode não ser o seu desejo. É aí que entra a possibilidade de fazer uma faculdade no segundo semestre. Você pode usar esse tempo para se preparar melhor e avaliar se o curso escolhido realmente é aquele que você deseja. É unir o melhor dos dois mundos![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Você não precisa esperar até o próximo ano para entrar na faculdade.

Se você não conseguiu entrar na faculdade no primeiro semestre, não precisa esperar um ano para tentar de novo. Se ingressar no segundo semestre, terá seu diploma seis meses antes do que teria se esperasse até o ano que vem.

A certeza de que a sua turma será formada.

Muitas pessoas que se matriculam no primeiro semestre acabam sofrendo a frustração de receber a notícia de que a instituição não conseguiu formar nenhuma turma no curso e período para o qual você se matriculou. Matriculando-se no segundo semestre, você não corre esse risco, porque as turmas que se formaram tendem a continuar.

Como entrar na faculdade no segundo semestre com desconto?

Você pode ingressar na faculdade no segundo semestre por meio dos programas do governo (Sisu, Prouni ou Fies), caso tenha feito o Enem.  O Financiamento Estudantil (Fies) também tem bolsas para a metade do ano. Aliás, algumas instituições podem entrar nesse programa educacional semestralmente: se, no final do ano, você não encontrou a faculdade que desejava na lista, pode ver seis meses depois.  

Não gastar tanto com o cursinho.

Se você poderia começar no segundo semestre, mas prefere aguardar o final do ano, saiba que gastará bem mais com as mensalidades do cursinho, com o seu material e com as inscrições dos outros vestibulares. Tudo isso é desnecessário se existe a oportunidade de começar em agosto: a economia que será feita somente por não pagar mais o cursinho já deixará o bolso bem mais sossegado.

Academicamente falando, não há diferenças.

Inclusive, alguns cursos novos são abertos justamente no segundo semestre. Logo, você tem a oportunidade de ter experiências e aprendizados que não estavam nem planejados. Quer mais vantagem do que isso?

Não existe “hora certa” para começar uma graduação.

Vá de acordo com o seu tempo e as suas possibilidades. Muito mais importante do que o quando é como você vai desenvolver esse aprendizado e a sua dedicação a ele.

Gostou da ideia de entrar na faculdade no meio do ano? Então temos mais uma notícia boa! O Unasp está com vagas abertas para o vestibular de inverno. Agarre essa oportunidade e aproveite nossas condições especiais para os “atrasadinhos”. Faça sua inscrição agora mesmo 🙂

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Dicas para você se preparar para o vestibular do UNASP.

• Veja essas 7 dicas para você se sair bem nas provas da faculdade.

• Aplicativos para “turbinar” seus estudos para o ENEM e Vestibulares.

• Aprenda a organizar uma rotina de estudos para o vestibular.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também