Você está pensando em estudar Ciências Contábeis? Descubra neste post quais são as principais disciplinas, áreas e competências ensinadas durante o curso.
Quando chega o momento de escolher um curso de graduação o ideal é que você tenha o máximo de informações sobre a sua futura faculdade e profissão. Para assim, facilitar na hora de fazer a escolha final. E se você chegou até aqui é porque muito provavelmente você está de olho no curso de Ciências Contábeis, certo?
A princípio é normal procurar quais são as áreas de atuação. Como funciona o mercado de trabalho e qual o perfil do profissional da área. Em suma, costumamos focar a nossa atenção no futuro. Queremos ter um vislumbre do que seremos se estudarmos determinado curso. E tá tudo certo! Precisamos mesmo ter essa ideia de futuro, até porque essa será a nossa projeção e meta pessoal e profissional.
No entanto, também é preciso ter outras informações para fazer a melhor escolha. Como por exemplo, saber o que você irá aprender no decorrer do curso; quais são as principais matérias e quais são as habilidades e competências que o curso irá desenvolver no aluno.
Portanto, antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. Elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais.
E para te ajudar nesse processo de escolha levantamos algumas informações preciosas sobre o curso. Olha só!
Sobre o curso
O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo educar profissionais que sejam capazes de entender mecanismos de pesquisa, do relacionamento humano e do contexto sócio econômico. E que ao mesmo tempo estejam aptos para desenvolver, implantar e operacionalizar sistemas de informação contábil como também de controle gerencial em organizações de pequeno, médio e grande porte.
Além disso, o curso busca potencializar a capacidade de integração, proporciona e incentiva a construção do conhecimento, como também prepara o aluno para a atuação em áreas como:
— análise econômico-financeira;
— auditoria;
— controladoria;
— gestão de custos;
— perícia contábil entre outras habilidades profissionais.
Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso
Para atingir o perfil profissional desejado o aluno de ciências contábeis precisa desenvolver e executar algumas competências como:
1. Desenvolver a capacidade de utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem que são comuns à profissão de Ciências Contábeis.
2. Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.
3. Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de empresas.
4. Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis.
5. Valorizar a diversidade e a multiculturalidade, considerando-as como enriquecedoras do processo técnico-administrativo das organizações.
6. Demonstrar interesse pela formação e atualização contínuas. Afinal, é muito importante estar preparado para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais dinâmico e globalizado.
7. Exercer a profissão com domínio das funções contábeis. Incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais.
8. Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial. Como também, desenvolver a capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação.
Conteúdos específicos
Veja algumas disciplinas específicas da graduação em Ciências Contábeis:
1. Auditoria Contábil
2. Contabilidade Internacional
3. Contabilidade Tributária
4. Direito Empresarial e do Consumidor
5. Estatística
6. Gestão de recursos
7. Informática Aplicada
8. Matemática Financeira
9. Raciocínio Lógico e Matemático
10. Sociologia e Política
Áreas de atuação
Depois da faculdade haverá várias áreas nas quais você poderá atuar. Aqui no blog já comentamos sobre algumas delas. Se você quiser ler o post completo é só clicar aqui.
No entanto, algumas delas são:
— planejamento tributário;
— contabilidade tributária com ênfase em planejamento;
— contabilidade gerencial;
— recursos humanos;
— perícias judiciais e contábeis.
Por ser uma área importante e necessária em qualquer negócio, o profissional contábil também pode trabalhar em grandes, médias ou pequenas empresas, instituições, ONGs e outras organizações.
Leia também:
Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.
As profissões do futuro já existem: veja quais são e escolha a sua!
Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?