Blog do UNASP

Cultura de Feedback: entenda o que é, e descubra a sua importância

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Muitas empresas adotam a cultura de feedback como prática fundamental para gerenciar a equipe e obter bons resultados. Descubra os impactos e benefícios dessa ação. 

Diante de um mercado altamente competitivo, as atividades organizacionais estão cada vez mais exigentes em relação à melhoria de processos, motivação dos colaboradores e alcance de metas e resultados.

Ou seja, neste cenário, corrigir pequenos desvios e desenvolver de forma positiva o time e suas funções, torna-se necessário. Então, para resolver essa questão, muitas empresas adotam a cultura de feedback no intuito de gerenciar melhor a equipe e traçar novos objetivos.

Ao mesmo tempo que adotar a cultura de feedback também pode servir para a restruturação da equipe, levantamento de pontos fracos e fortes, e geração de valores.

Continue a leitura e descubra as vantagens e a importância do feedback na sua carreira.

Cultura de feedback, o que é?

Feedback é o exercício de dar algum retorno em forma de elogio ou pontos a serem melhorados. Por exemplo, quando o chefe de um departamento dá a sua opinião sobre determinada tarefa do colaborador, e também pode ocorrer vice-versa.

Sendo assim, feedback é apontar como o trabalho foi positivo e, por outro lado, em quais pontos precisa ser melhorado. É uma maneira saudável de criar um ambiente que esteja aberto ao diálogo, do trabalho realizado com transparência e com críticas construtivas.

Por que é importante?

A cultura do feedback é importante para orientar e esclarecer as atividades realizadas ou um processo que está em andamento. Adotar a cultura de feedback ajuda o colaborador e a equipe a entenderem como está seu trabalho em relação ao que é esperado.

Além disso, colabora na compreensão de como cada tarefa é importante e como a função afeta as demais pessoas e o trabalho como um todo.

Da mesma forma é necessário enxergar os pontos levantados não como uma crítica, mas como um posicionamento construtivo para melhorar ainda mais o seu trabalho. Em conclusão, seja um apontamento ou elogio, ele tem o seu valor e precisa gerar reflexos durante o seu trabalho.

Com toda certeza um dos maiores benefícios do feedback é a motivação pessoal e da equipe. Ouvindo e falando elogios ou pontos que pode melhorar, você sentirá que faz parte da equipe e que está fazendo a diferença em sua função.  Isso dará forças, novas ideias e trará melhorias.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como deve ser aplicada?

Quando falamos em implantar a cultura do feedback na empresa que trabalha ou no seu negócio, devemos ter em mente que essa não é uma tarefa tão simples. Por isso, essa prática deve ser pensada a longo prazo, já que seus resultados podem não ser imediatos.

Isso significa que as avaliações e conversas devem ser regulares. Assim que os colaboradores entenderem como funciona a prática, já se sentirão mais motivados.

A cultura de feedback valoriza a relação personalizada, ou seja, deve evitar-se feedbacks em público. Interessante separar um momento na semana, a cada quinze dias ou mensalmente, para tal prática. Valorizando sempre a relação gerente-colaborador e colaborador-gerente.

Resultado

O feedback deve ser contínuo, ou seja, feito em um intervalo de tempo não muito longo. Assim, essa prática pode trazer resultados ainda melhores.

Adotando essa cultura, a equipe fica melhor estruturada e confiante de que também tem voz.  É interessante entender a importância que os colaboradores sejam estimulados a dar retorno assim como os gerentes. É uma boa maneira de os gestores assimilarem as dificuldades que a equipe encontra no dia a dia.

Feedback no dia a dia

Embora não seja uma tarefa fácil, ela também não é impossível. Transformar o feedback como parte da cultura da empresa ou negócio trará melhorias incontáveis aos processos e alcance de resultados.

Seu comportamento de aceitação do feedback, sendo colaborador ou gestor, demonstra que você é capaz de ouvir e melhorar a partir da perspectiva de uma outra pessoa que deseja contribuir com o seu serviço. Que tal começar e colocar a cultura de feedback em prática?

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Empreender: descubra se você tem o perfil certo para isso

• 5 motivos para fazer um MBA de Gestão estratégica em negócios e empreendedorismo

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também