Blog do UNASP

Empreender: descubra se você tem o perfil certo para isso

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Quais são as principais características de um empreendedor? Se você não sabe, continue lendo esse post e descubra quais são as habilidades e atitudes necessárias para quem quer empreender.

Empreender não é fácil. Possuir características típicas de quem quer empreender também é um pouco complicado. Afinal, não se nasce empreendedor. Apesar de algumas características de personalidade serem mais propensas ao perfil de um empreendedor, essa qualidade se desenvolve de acordo com a vontade da pessoa.

Neste post, abordaremos como é o perfil de um empreendedor e o que você poderá fazer para desenvolver tais habilidades.

No entanto, antes de começar é preciso lembrar que ser dono de um negócio requer certas avaliações. Ou seja, como um eventual executivo ou CEO do seu próprio negócio, você precisa reconhecer suas forças e fraquezas. E assim, suprir as deficiências. Isso quer dizer que você precisa se conhecer bem e responder: “Será que sou o tipo certo para isso?”. Só então, a partir daí você poderá questionar se possui perfil para tal empreitada.

Sendo assim, descobrir o perfil empreendedor é um desafio que requer comprometimento. Afinal, o seu futuro negócio depende disso. Verdade, não existe uma personalidade ideal. Mas há certas características marcantes para quem sonha em montar o próprio negócio. E aí, está disposto a se auto desenvolver?

Veja só!

Planejamento

Nada funciona sem planejamento. Saber onde você está e onde quer chegar, é muito importante. Criar planos, ações, estratégias e alternativas para alcançar objetivos, fazem parte do processo de empreender.

Desde o início do seu negócio é preciso ter planejamento. Isso significa que ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer com qualidade e estrutura.

Você precisa desenvolver esse seu lado mais analítico, planejador e organizado. Que tal ver esses 10 aplicativos para organizar as finanças pessoais?

Liderança

O empreendedor é o dono do negócio, o líder da empresa. Ele precisa saber tudo o que acontece com o seu negócio, desde a matéria-prima, mão de obra, operações, produção, venda, publicidade, investimento, retorno, relatório, enfim.

Claro, que às vezes não é possível acompanhar cada detalhe, então é necessário delegar para pessoas de confiança. É nesse momento que o empreendedor terá que fazer a gestão da equipe, divisão de tarefas, prazos e entregas.

Além disso, o empreendedor é o responsável pela motivação do time e pela inspeção de qualidade do serviço ou produto.

Será que existe um líder nato dentro de você? Vale a pena descobrir e desenvolver esse seu lado 😉

Resolução de Problemas

Essa é uma das principais características do empreendedor. Até porque a maioria dos problemas do dia a dia de uma empresa surgem do nada, salvo alguns problemas identificados antes de serem concretizados. No entanto, na maioria das vezes surgem problemas do nada! Aí não tem o que fazer, é preciso esfriar a cabeça e encontrar uma solução. Você conseguiria?

O empreendedor precisa estar à frente na resolução de problemas e gerenciamento de conflitos. Com efeito, resolver os problemas de forma rápida e efetiva é importante para o empreendedor de sucesso.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Relacionamento

O empreendedor precisa ter um bom relacionamento com os colaboradores do negócio, com os clientes e outras empresas. Portanto, ele precisa desenvolver o lado mais comunicativo e relacional. Não adianta querer se esconder. Isso vale até para os empreendedores mais tímidos, cedo ou tarde você terá que vencer esse medo e se arriscar nas relações.

Na equipe, é dele o papel de engajar as pessoas. Ter um relacionamento com os colaboradores, facilitará o processo para inovações, treinamentos, cobranças, produção e projetos. Dessa forma, o empreendedor terá uma equipe fixa e comprometida com o negócio.

Fora da empresa, é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos. Tudo é networking.

Comprometimento

Se o próprio empreendedor não for comprometido com seus assuntos pessoais, como será com a sua empresa? Por isso, comece desde já a se comprometer com tudo o que você fizer.

E assim, quando chegar a hora você também se comprometerá com a sua empresa. Quem quer empreender precisa saber que o comprometimento é uma das bases para o bom funcionamento do negócio.

Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio encontre possibilidades de crescimento. As dificuldades vão aparecer, mas é preciso ter perseverança. Sendo assim, estar comprometido com o sonho é essencial para que ele aconteça.

E então, quais dessas características você já possui? Quais você precisa desenvolver? Você acrescentaria mais alguma? Conta para a gente nos comentários, abaixo.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Empreendedorismo: 3 artigos inspiradores que você precisa ler

• 5 motivos para fazer um MBA de Gestão estratégica em negócios e empreendedorismo

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade

• 6 livros sobre administração e empreendedorismo que você precisa ler[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também