Todo profissional, nos dias de hoje, tem como necessidade principal apresentar um currículo bem elaborado até mesmo para entrar no estágio.
Mas o que seria um currículo bem elaborado?
Um currículo é o documento que precede a entrevista, portanto deve ser criativo, sem deixar de ser objetivo.
No caso da Arquitetura, por exemplo, a própria área cede espaço para este “espírito de ousadia”!
Transformar um mero documento escrito em uma criação artística com alguns elementos gráficos pode ser bem válido na hora de elaborar essa ferramenta, já que ela é seu cartão de visitas na busca de novas oportunidades.
Além de produzir um CV (Curriculum Vitae) que faça a diferença, atente-se a destacar suas qualidades sem ser exagerado, afinal, menos é mais. Então siga algumas boas dicas:
1- Crie uma “manchete” no currículo sobre o seu perfil profissional
Significa que você deve substituir o tradicional perfil profissional por uma única frase que fale das habilidades e objetivos profissionais do candidato. Faça como se fosse um título em destaque. Procure bons exemplo de “manchetes profissionais” no LinkedIn. Algo do tipo: Aprendiz de especialista que transforma sonhos em moradias (para um estágio em escritório de Arquitetura, por exemplo).
2- Objetivo profissional
Parte muito importante do currículo. Onde você deve apontar o caminho profissional que deseja seguir para que a empresa saiba nortear os aspectos do seu perfil com a vaga.
3- Dados pessoais
Como todo modelo tradicional, não deixe de colocar nome, endereço, telefone e e-mail logo na primeira linha do currículo de arquiteto/ estagiário.
4- Experiências profissionais
Após realizar as ações acima, você deve detalhar-se com relação com suas experiências profissionais, por mais relevantes que possam parecer, sendo honestos e éticos com as informações. Vale citar experiências de estágios e projetos não-remunerados, que são considerados ótimas iniciativas pelas empresas. Experiências exploratórias no interior como um intercâmbio em arquitetura, por exemplo, chamam a atenção e são muito relevantes.
4- Formação acadêmica
Aqui o importante é seguir descrições tradicionais, mencionar cursos realizados desde a faculdade até especializações. Caso tenha mestrado ou doutorado, não deixe de citar também, mesmo que você tenha passado esse período da sua vida apenas estudando.
Se você ainda está em processo de pesquisa para solidificar sua carreira, não deixe de dar uma olhada nas ofertas de cursos de Arquitetura do UNASP. Fique atento pois inclusive transferências para outros cursos estão com 30% de desconto.
Vale super a pena!