Blog do UNASP

Aprenda como detectar e definir prioridades no trabalho

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Não se engane, na vida nem tudo é prioridade. No entanto, saber como detectar e definir prioridades não é tão simples quanto parece. Veja algumas dicas e aprenda o que priorizar!

Com cada vez mais atividades no dia a dia, compromissos e outros afazeres, precisamos saber estipular quais são as nossas prioridades. A velocidade das coisas, seja no trabalho ou em casa, faz com que precisemos tomar decisões rapidamente e evitar o erro. No entanto, com a vida nesse ritmo, como definir prioridades quando tudo parece urgente?

Definir prioridades é entender qual das tarefas é a mais importante ou urgente, qual delas trará os melhores resultados e quais devem ser feitas antes das outras.

A maioria das pessoas recebem muitas demandas e pressão de todos os lados, como no trabalho, na faculdade, em casa ou em projeto pessoas. Dessa forma, a maioria delas não conseguem entender o que é importante ou o que devem priorizar. Ou seja, acabam passando por cima de tudo, fazendo coisas aleatórias e achando que vão dar conta de tudo. 

Entretanto, para evitar isso aconteça, é importante entender o conceito de importante e urgente. De fato, ambos remetem à rapidez na ação necessária, porém são dadas em proporções diferentes. Em suma, o importante é algo crítico, que precisa de atenção, mas não é algo radical. Já o urgente é uma situação de extrema importância. 

Pensando em te ajudar, listamos algumas dicas para você aprender a como detectar e definir prioridades na sua vida. Vamos ver? [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Detectando e definindo Prioridades

Coloque tudo na agenda

Por uma questão de organização  é importante sempre anotar a sua lista de tarefas, como um check list, na agenda. Assim, você vai riscando o que já executou e quais serão as próximas demandas. Ou seja, essa prática tende a facilitar sua organização de afazeres diários.

Além disso, uma boa opção é ter uma agenda virtual ou bloco de notas para anotar seus compromissos e compartilhá-la com quem precisa. Como sua equipe no trabalho, por exemplo.

Anotando e fazendo lista de forma visual, no papel, de tudo que você precisa fazer, fica mais fácil definir o grau de importância de cada tarefa.

Saiba definir seus prazos

Deixar para depois é muito fácil, no entanto, postergar tarefas além de, na maioria das vezes ser um ato preguiçoso, também pode te prejudicar. Então, lembre-se que quando os prazos são muito confortáveis, a probabilidade de não fazê-las, é maior.

Portanto, elimine os prazos muito longos. Pense no tempo necessário para cumprir as tarefas e o quanto precisa focar para terminá-las e qual é a importância ou urgência disso. Assim, vai ficar mais fácil de entender quais são as tarefas importantes, urgentes e o que realmente é prioridade.

Foco

Para algumas pessoas, ter foco e permanecer focado é muito difícil. Porém, é somente através do foco que conseguimos concluir as tarefas.

Para definir prioridades, você precisará ver com clareza o que é cada tarefa e o que precisa fazer. E para isso, ter foco é fundamental.

Aprendendo a dizer não

Dizer não é muito importante. Quando dizemos não, estamos transmitindo a mensagem de que há coisas mais urgentes. Claro que é preciso ser gentil sempre e tratar todos com educação e respeito. Mas saiba escolher o que é mais importante fazer e negar outras tarefas mais secundárias. 

Além disso, as boas relações humanas são fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional, no entanto, elas não podem impedir que você negue coisas que não estão a seu alcance. Então, aprenda a dizer, não!

Ação!

Agora você está com a faca e o queijo na mão, então, é preciso colocar as dicas em prática!

Todos os passos citados acima são importantes para que você consiga distinguir as prioridades no dia a dia e o que é importante ou urgente também.  

Além disso, aprendemos que definir prioridades quando tudo é urgente não é impossível. Por isso, depois de fazer a sua lista, entenda as suas demandas e comece a detectar as prioridades. Fica bem mais fácil com o tempo e prática. 

Aproveite o momento de desempenhar o seu poder de decisão e definir as prioridades, entendendo o impacto disso nas suas tarefas e no seu dia.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como as atividades físicas podem aumentar a sua inteligência

• 3 atividades que ajudam a diminuir o estresse no dia a dia

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também