Blog do UNASP

Dia da água: por que é tão importante e como preservá-la?

Não é segredo para ninguém que a água é fundamental para a nossa boa vivência aqui na Terra, até porque nós a usamos para beber, cozinhar, regar as plantas e até para gerar energia elétrica. Ah, não podemos esquecer que, além de todas as funcionalidades dessa substância, ela auxilia em nossa saúde e ainda compõe 70% do nosso corpo!

A água é necessária. Por isso, nada como um dia de celebração! Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre sua importância e preservação, em 21 de fevereiro de 1993, a Organização das Nações Unidas, instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água.

Não sei se você percebeu, mas hoje é dia 22! Então, se você quiser saber mais sobre a importância da água em nossas vidas e aprender como preservá-la, continue com a gente!

Benefícios da água para nossa saúde

Se tem uma coisa que nós temos certeza, é que sem água não existiria vida. Ela auxilia em nosso bem-estar, na formação dos organismos, é um solvente universal e é extremamente necessária para a realização de diversas reações químicas. Como se bastassem todas essas atribuições já citadas, ela ainda possui mais algumas, como:

Regula a temperatura corporal: a água faz parte do suor. Ele apresenta um papel importante no resfriamento do corpo. Após ser eliminado pelas glândulas sudoríparas, ele evapora, resfriando o corpo.

Elimina substâncias desnecessárias: por fazer parte da composição da urina, por exemplo, a água garante que as substâncias tóxicas ou inutilizáveis sejam eliminadas do nosso corpo.

Hidrata a pele: o consumo constante de água faz com que o corpo absorva os nutrientes necessários para pele, deixando-a mais saudável, viçosa e livre de espinhas. Quem não deseja ter uma pele linda que atire a primeira pedra!

Atitudes que auxiliam na preservação

Bom, ao longo desse texto nós conversamos sobre como a água é fundamental em nossas vidas. Realmente, uma substância que possui tantas funções merece ter um dia instituído só para ela. Porém, não podemos apenas conversar sobre como ela é importante e não discutir sobre ações que a preservem! Por isso, abaixo listamos algumas dicas simples que ajudam a manter esse recurso intacto:

Utilize só o necessário: você pode reduzir o tempo no banho e fechar as torneiras enquanto escova o dente ou cozinha, por exemplo. 

Reutilize a água da máquina de lavar: geralmente, a água utilizada para lavar roupas costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, reaproveitar para lavar pisos e quintais solucionaria diversos problemas. Afinal, apenas contém resquícios de sabão.

Lave roupa com menos frequência: Quando for utilizar a máquina, certifique-se de que ela está cheia o suficiente. Assim, você economiza 135 litros a cada uso!

Tenho certeza que depois dessa aula sobre a relevância da água, você aprendeu a valorizar, não é? Eu espero que sim! Se você gostou desse post, compartilhe em suas redes sociais e com amigos para mais pessoas compreenderem o valor da água.

Os comentários estão desativados.

Veja também