Blog do UNASP

Redação do Enem: dicas para se dar bem no Exame.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A redação é uma das principais partes de avaliação do Enem. A nota tirada ajuda muito na soma final do Exame. Então fique atento! Não deixe a prática da redação de lado. Veja a seguir algumas dicas para se dar bem.

Sem dúvidas, a redação é a parte primordial na avaliação do Enem. Ela ajuda muito na soma final da nota. Para chegar a este valor, somam-se as porcentagens obtidas na prova e na avaliação e divide-se por dois.

Na prova de redação do Enem, as notas realmente vão de zero a mil. Para essa pontuação, há uma avaliação de 5 competências que podem receber uma nota que varia de 0 a 200. A soma dos cinco itens pode fazer com que o texto receba a nota máxima.

Neste post, vamos deixar claro quais são os critérios de avaliação da redação do Enem. Eles podem ser obtidos na Cartilha do Participante. Publicada anualmente, a “Cartilha da Redação”, como também é conhecida, foi aprimorada para tornar a metodologia de avaliação da redação mais transparente.

Competência 1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Talvez esse seja um dos critérios mais difícil de seguir. Ele é pra deixar bem claro para os corretores que você se importa e respeita à Língua Portuguesa. Usar gírias, contrações do tipo “pra, numa, pro” ao invés de “para, em uma, para o”, ou linguagem de “internet” com certeza vai tirar a possibilidade de nota 1000 na redação do Enem.

Uma dica para escrever bem é ler bastante. Ler um livro de um tema que você gosta, faz fixar as regras da gramática e leva a acostumar com a norma culta. É claro que você não fala do jeito que escreve e a redação do Enem é pra provar mesmo que você diferencia a linguagem oral da língua escrita.

Outra dica importante é estudar bastante gramática nos temas que os alunos mais erram, tipo: concordância nominal e verbal; conjugação verbal de acordo com as pessoas; regência verbal e nominal; flexão de substantivos, adjetivos, verbos e advérbios corretamente; acentuação gráfica; e divisão silábica para mudança de linha.

Competência 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

Essa competência divide-se em três partes que são importantes ter na cabeça:

1. A proposta da redação traz uma coletânea de textos que se relacionam por um tema. O desafio é ler todos os textos e procurar o que eles têm em comum. Fugir da proposta é o erro que mais levam os alunos a zerarem na redação do Enem.

2. Espera-se de um aluno nota 1000 na redação do Enem um vasto repertório e um bom conhecimento de mundo. Por isso é importante manter-se atualizado. Para provar isso, use citações de autores conhecidos, referências a filmes, acontecimentos de conhecimento mundial. Mas fique atento para que essas referências não o levem a fugir do tema proposto.

3. Por fim, um texto dissertativo-argumentativo em prosa tem algumas regrinhas que é importante para sua redação do Enem:

a. dissertativo-argumentativo é um texto preferencialmente em terceira pessoa e, no caso da redação do Enem, escreva só em terceira pessoa. Por exemplo: um texto que você escreve “Sabemos que o contexto mundial…” está fora de ser um texto impessoal, assim é melhor escrever “Sabe-se que o contexto mundial…”. Assim você consegue defender seus argumentos no texto de uma forma global, não simplesmente baseado na sua opinião pessoal.

b. dissertação em prosa é  o tipo textual da redação do Enem. Não pode ser um texto narrativo (uma história), muito menos uma poesia (texto com versos e estrofes), não é uma entrevista que também é um texto em prosa. Em termos práticos, um texto dissertativo-argumentativo é para defender um ponto de vista, apresentar um raciocínio que leva o corretor da redação a compreender seu ponto de vista através de uma conclusão. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Competência 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Aqui entram dois temas que você precisa ter na ponta da língua para fazer uma redação nota 1000 do Enem: Coesão e Coerência.

1. Coesão.

De uma forma bem simples de falar e para você gravar, coesão é a amarração do texto. Um texto bem feito tem começo, meio e fim. Uma redação divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

2. Coerência.

A sua redação do Enem precisa ter um ponto de vista definido. Você pode ser a favor, contra ou neutro em relação à proposta, e isso deve estar claro durante todo texto. Cada parágrafo deve trazer informações novas, mas precisam estar dentro da proposta e em defesa do seu ponto de vista.

Competência 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação

Esse critério reforça a ideia de coesão textual. Para uma redação nota 1000 no Enem, você precisa dominar o uso das conjunções, termos de ligação, lugar certo de usar ou não a vírgula, conhecer advérbios e louções adverbiais. Assim você garante uma sequencia coerente da redação. Ou seja, um parágrafo deve continuar o outro, complementar a ideia do parágrafo anterior, ou responder questionamentos.

Para não se perder na amarração do texto, uma dica é separar a redação nas partes introdução, desenvolvimento e conclusão pela quantidade de linhas, por exemplo:

A redação do Enem tem um máximo de 30 linhas. Separe 5 a 6 linhas para o primeiro parágrafo da introdução. Aqui você pode fazer os questionamentos que serão respondidos no terceiro parágrafo;

O parágrafo seguinte pode trazer sua a sua argumentação através de citações, referências conforme comentamos no critério 2 deste post. Separe mais 5 a 6 linhas para isso;

Neste parágrafo de 5 a 6 linhas também você pode responder às questões do primeiro parágrafo e trazer o seu ponto de vista claramente;

No próximo parágrafo você pode começar a concluir seu texto e apresentar suas soluções de acordo com os direitos humanos, como veremos no critério a seguir.

Dica importante: faça uso de TÓPICO FRASAL. Isso é ter no parágrafo uma oração que tenha a idéia central do parágrafo. Para os corretores, é uma redação nota 1000 do Enem já traz o tópico frasal na primeira sentença do parágrafo.

Competência 5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O último aspecto a ser avaliado da redação é a apresentação de uma proposta de intervenção para a problemática apresentada nos textos da coletânea. Depois de argumentar com base nas citações e seu conhecimento de mundo, a redação do Enem deve se encerrar com uma solução factível e de acordo com os direitos humanos.

 

Seguindo essas dicas, estará perto de que sua nota seja 1000 no Enem. Comente com a gente o que você achou dessas dicas e compartilha com seus amigos para que mais pessoas tenham êxito no Enem.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Quer uma bolsa de estudos para 2019? Faça o Enem. 

• ProUni: entenda como funciona e como conquistar uma bolsa pelo programa.

• Veja essas 7 dicas para você se sair bem nas provas da faculdade.

• 7 maneiras eficazes de revisar os conteúdos das aulas.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também