Blog do UNASP

15 dicas para você ter sucesso em um curso a distância.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Vai fazer, ou está fazendo um curso a distância? Veja essas dicas para mandar bem nos estudos!

Sabe esse papo de que cursos a distância são fáceis? Que é só ir levando as aulas? Pois é, isso é uma grande besteira! Cursos a distância exigem organização pessoal, compromisso e muita persistência. Quem escolhe esse modelo de aprendizado, ao invés do tradicional presencial, deve estar ciente que precisará se dedicar.

Pensando nisso, o Unasp campus Virtual separou algumas dicas que vão te ajudar a mandar bem nessa empreitada.

1. Organize a sua rotina.

Organização é essencial em um curso a distância. Para garantir um bom desempenho na hora dos estudos você terá que organizar os seus horários, estabelecer metas e trabalhar para alcançá-las. Os cursos presenciais também exigem uma boa dose de organização, porém nos cursos a distância essa dose dobra. Então, para mandar bem nas aulas a distância, a melhor solução é trabalhar de maneira organizada e sistemática. Você pode fazer isso através de agendas, planilhas do Excel e aplicativos de gerenciamento de atividades.

2. Tenha disciplina.

A disciplina é uma característica essencial a qualquer pessoa que busca ter sucesso em um projeto. Não importa se é nos estudos, na vida profissional ou pessoal. Portanto, a disciplina também é indispensável para quem faz um curso a distância. Para ser uma pessoa mais disciplinada é necessário ter foco, organização e atitude. Lembre disso. Com essas essas três qualidades você se dará muito bem.

3. Fique atento aos prazos.

Sabe aquele pensamento “não deixe para depois o que você pode fazer hoje”? Então, é justamente nisso que você deve pensar ao fazer um curso a distância. Com a correria do dia a dia o tempo tornou-se cada mais escasso e valioso. E é por isso que você deve administrar com cuidado e atenção, as aulas e atividades do curso. Fique de olho nos prazos de entrega e crie uma agenda só para o curso. Caso o contrário você terá uma porção de tarefas acumuladas e pouco tempo para finalizá-las. Aí é só dor de cabeça. 

4. Participe das aulas e fóruns.

A melhor maneira de aprender é tendo interesse. Ainda mais se você está fazendo um curso a distância. Por você não estar presente, fisicamente, nas aulas é mais fácil de dar um perdido e acabar não interagindo o suficiente com os colegas e professores. E quando isso acontece você acaba perdendo boas oportunidades de aprender. Por isso, não esqueça de ser ativo nas aulas, de participar das webconferências, de fazer perguntas e interagir com os colegas e professores. Não se feche numa bolha só porque você está fazendo um curso a distância.

5. Entenda a dinâmica do seu curso.

Para se sair bem nos estudos você precisa entender como funciona o seu curso. Cada curso tem um estilo, particularidades e exigências diferentes. Por exemplo, há cursos voltados mais para a prática e outros para teoria. Há cursos que exigirão pesquisas extras e o outros exigirão que você tenha mais experiências externas. Enfim, antes de entrar em um curso o ideal é entender como ele funciona, e se ele combina com o seu perfil e necessidades. Pode acontecer de você entrar em um curso a distância e acabar se arrependendo porque ele não era o que você esperava.

6. Tenha uma lista de contatos.

O contato social de um curso a distância é diferente se compararmos com um curso presencial. Por estudar em casa, e não precisar frequentar uma instituição física todos os dias, você pode acabar se isolando dos professores e dos colegas. O curso a distância pode ser muito solitário, mas por outro lado pode ser muito social. Tudo depende de como você encara. Participe sempre! Através dos fóruns e mensagens e grupos por WhatsApp. Assim que você ingressar no curso a distância já faça uma lista dos principais contatos, por exemplo, o coordenador, professores, secretaria e tutores. Recorra a eles sempre que precisar, não tenha receio de perguntar e pedir ajuda. Em relação aos colegas de turma é a mesma coisa, você só irá ganhar ao criar uma boa rede de contatos.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

7. Seja proativo.

Proativo é o adjetivo que define uma pessoa que age de maneira antecipada, evitando ou resolvendo situações e problemas. Um aluno EAD tem que ser proativo, precisa estar sempre dois passos adiantado. Se você não participar de fóruns, se não fizer leituras extras, se não buscar participar de eventos e outras atividades práticas, você estará muito restringido ao ambiente virtual. O que não é o ideal. Apesar de um curso a distância ser reconhecido pelo principal motivo de ser feito de maneira virtual, é aconselhável que você tenha a proatividade necessária para criar e desenvolver suas próprias habilidades. Mesmo que o professor não indique, mesmo que a aula não exija, é extremamente benéfico correr atrás de outras informações e experiências relativas ao curso.

8. Tenha um cronograma.

A flexibilidade de horários é um dos pontos que mais chama atenção em curso de EAD, e uma das principais causas para a escolha dessa modalidade. Poder gerenciar o tempo de estudos é bastante tentador. Mas lembre-se, você tem que ser firme na hora de gerenciar o seu tempo. Por isso, é muito importante avaliar a sua rotina e horários disponíveis e a partir deles criar um cronograma. Separando os períodos para assistir as aulas, realizar tarefas e estudar.

9. Estude em um lugar adequado.

Se você pretende cumprir a maior parte do cronograma do curso em casa, crie um ambiente de estudo. Essa pode ser a solução para evitar distrações cotidianas. Evite estudar na cama ou assistindo televisão. Escolha um local confortável, bem iluminado e razoavelmente silencioso. Assim, será muito mais fácil manter o foco nas tarefas.

10. Evite distrações.

No item acima citamos a importância de estudar em um lugar adequado, bem iluminado e tranquilo. Além das distrações do ambiente também pode haver distrações que envolvam outros sentidos. Por exemplo, distrações psicológicas e sociais. Muitas vezes você terá que abrir mão de algumas coisas para pode estudar. Também terá que vencer o cansaço e desânimo. O aluno EAD possui autonomia para fazer suas escolhas, ele pode escolher entre estudar ou fazer outras atividades. Ninguém fica monitorando o tempo que você dedica aos estudos. Porém, se você quiser mandar bem no curso será necessário dizer alguns “nãos” e superar as barreirar pessoais. Procure sempre evitar distrações e focar nos estudos. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

11. Tenha autonomia.

Não dependa das outras pessoas, nem mesmo dos seus professores. Fazer um curso a distância significa que você possui autonomia para tomar as suas próprias escolhas. Mas calma, isso não quer dizer que você não deva seguir o plano pedagógico e as datas de provas e entregas de trabalho. Você ainda terá que seguir essas regras, mas por outro lado poderá criar as suas próprias regras. Não espere alguém dizer o que você deve fazer, se você acha que é necessário e que acrescentará no seu aprendizado, vá lá e faça.

12. Evite faltar.

Mas péra, como assim faltar? Pois é, nos cursos a distância também são contabilizadas presenças. Principalmente nas webconferências. Normalmente isso não afeta a nota do aluno. Porém, é sempre interessante participar dessas conferências porque você pode interagir com o professor ao vivo e tirar várias dúvidas.

13. Conheça a plataforma do seu curso.

Como boa parte do seu ambiente acadêmico será o virtual, é uma boa ideia conhecer bem a plataforma do curso. Entenda como funciona as ferramentas do AVA, fuce nas opções e se você tiver dúvidas ou dificuldade em navegar pelo ambiente pergunte ao tutor. Nunca esqueça de perguntar, a comunicação é muito importante em um curso a distância.

14. Aprenda a separar a vida pessoal dos estudos.

Estudar a distância é ter jogo de cintura. Já citamos aqui que você precisa ser organizado, ter um cronograma, foco e evitar distrações. Além disso, também é necessário separar a vida pessoal da acadêmica. Estabeleça horários para estudar e respeite isso. Não queira resolver questões pessoais na hora dos estudos. O inverso também vale, não dedique tanto tempo ao curso a ponto de esquecer da sua vida pessoal. É importante ter equilíbrio.

15. Persista na sua meta.

Ao iniciar qualquer projeto é necessário estabelecer metas. São as metas e objetivos que representam o seu destino, o que você alcançará daqui alguns anos. Se você optou por fazer um curso a distância foque nisso. Visualize onde você quer chegar e faça tudo que for necessário para alcançar o seu objetivo. É preciso um bocado de força de vontade, mas confie, vai valer à pena. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• MBA ou Pós-graduação: você sabe qual é a diferença?

• 5 qualidades dos alunos em EAD que o mercado de trabalho valoriza.

• 8 dicas para criar uma rotina de estudos fazendo uma faculdade a distância.

• 7 maneiras eficazes de revisar os conteúdos das aulas.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também