[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]
Documentário apresenta a história da matemática em quatro episódios que resumem o surgimento, desenvolvimento e uso atual de uma das ciências mais complexas e importantes do nosso mundo.
Durante toda a nossa História a Espécie Humana luta para entender as leis fundamentais do mundo material. Desbravando as regras e padrões que determinam as qualidades dos objetos que nos rodeiam e sua complexa relação conosco e entre si.
Certas ciências, mais do que outras, guardam conhecimentos sobre a realidade fundamental do mundo físico, e esse é o caso da matemática. Por de trás da complexidade aparente do mundo à nossa volta a matemática apresenta as estruturas escondidas das complexidades aparentes do mundo à nossa volta. Criando uma linguagem no qual o universo pode ser escrito e desbravado pelo ser humano.
A História da Matemática é um documentário produzido pela BBC e apresentado pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo seu esforço para popularizar a Matemática ao redor do mundo.
Em quatro episódios o prof. Sautoy viaja ao redor do mundo analisando milhares de anos da história da matemática, buscando simplificar as complexidades aparentes do mundo à nossa volta. Na busca pelo padrão e a ordem ele irá analisar o trabalho de grande matemáticos.
O documentário “A História da Matemática” é uma jornada através do tempo e espaço, uma busca pelo passado e vislumbre do futuro. É uma análise do nascimento de uma das ciências mais sofisticadas que conhecemos hoje.
E aí, que tal explorar a intrigante e maravilhosa História da Matemática? Bóra dar o play![/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/JqfH_Yq-zaw” align=”center” title=”A Linguagem do Universo.”][vc_text_paragraph]No primeiro episódio o prof. Marcus du Sautoy explora os estudos do Antigo Egito, Mesopotâmia e Grécia. No Egito, ele verifica o conhecimento antigo sobre o sistema decimal, baseado nos dez dedos das mãos; o método de multiplicação e divisão; números binários; frações e sólidos como a pirâmide.
Como a contagem do tempo (com sessenta segundos em um minuto e sessenta minutos em uma hora) é baseado em um sistema babilônico. Na Grécia ele passa pela história e descobertas de Platão, Euclides, Arquimedes e Pitágoras.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/83bVWgU-7ik” align=”center” title=”Os Gênios do Oriente.”][vc_text_paragraph]
Está gostando dos conteúdos?
Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Ah, não podemos esquecer o grande legado matemático das civilizações orientais. Muitas das descobertas da Matemática que transformaram o mundo vieram do outro lado do mundo. Nesse episódio o prof. Sautoy desbrava a história não contada dos matemáticos do Oriente que transformaram o Ocidente e geraram o mundo moderno.
Passando pela China de 200 a.C. e análise dos livros dos matemáticos da época. Pela Índia, que foi a primeira civilização a desenvolver um sistema numérico com um símbolo para representar o zero e o método para encontrar o valor de Pi.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/8KxVsP6SvrY” align=”center” title=”As Fronteiras do Espaço. “][vc_text_paragraph]No século XVII a Europa tornou-se o centro matemático do mundo. Nesse episódio de “A História da Matemática”, Sautoy irá visitar a França de René Descartes, irá analisar as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat. Seguindo a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre esse dois grandes matemáticos. Além disso, ele irá fazer a análise das implicações cotidianas das descobertas matemáticas de três gigantes: Gauss, Euler e Riemann.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/3PdEgnV9gn8″ align=”center” title=”Para o Infinito e Além.”][vc_text_paragraph]No último episódio da série somos levados para os anos mais recentes. Em 1900, o matemático francês David Hilbert identificou os mais importantes enigmas não resolvidos que desafiavam os matemáticos, definindo o roteiro de pesquisas para a Matemática no século XX. Passando pelos computadores e demais tecnologias que invadem a nossa realidade.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]
Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!
É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]
Leia também:
• Matemática: saiba mais sobre as principais áreas de atuação.
• Vestibular e Enem: 4 canais no Youtube para você aprender matemática.
• Matemática: faça o simulado e pratique para o vestibular do Unasp.
• Enem e vestibular: dicas para estudar sozinho sem cursinhos preparatórios.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]