Blog do UNASP

Bloqueio criativo? Veja 6 dicas para estimular a sua criatividade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Vixi, bateu o bloqueio? Descubra estratégias inovadoras e aprenda a estimular a criatividade e usá-la na faculdade, no trabalho ou em projetos pessoais. 

Você sabia que pessoas com perfis criativos são as mais procuradas no mercado de trabalho ou em outras atividades? Isso porque a criatividade é um traço da personalidade que agrega coisas boas, tanto ao ambiente profissional quanto no pessoal. É por isso que desenvolver habilidades criativas e evitar bloqueios são extremamente necessários. Mas e aí, você é uma pessoa criativa?

Mas o que exatamente é ser criativo?

Nada mais é que ter boas ideias, trazer soluções para os problemas de forma única e original. A criatividade foi por muito tempo considerada um elemento particular das áreas artísticas. Porém, ela não se restringe apenas à arte. A criatividade pode ser vista em diversos lugares e profissões.

Se você sente que precisa estimular mais sua criatividade, conheça algumas dicas e se inspire.

1. Adquira Repertório

É muito bom quando você pode dizer que já foi, que visitou, que comeu ou que sabe o que algo específico significa, não é mesmo? Isso é ótimo para se inteirar nas conversas, desenvolver trabalhos específicos e também criar.

Repertório está ligado às experiências que você realiza. Os destinos que você viaja, os lugares que visita, os livros que lê ou filmes que assiste. Além disso, conversar com os mais velhos, saber outro idioma e estar sempre inovando e reinventando o conhecimento, também contribui para que você adquira novos repertórios.

Ter criatividade depende muito daquilo que já vimos, ouvimos e experimentamos. Por isso, adquirir repertório deve ser uma busca constante na vida de quem deseja ser criativo em seus projetos e trabalho.

2. Busque referências

Existe um ditado popular que diz: “Nada se cria, tudo se copia”, mas não acredito muito nessa afirmação. Se fosse assim, não existiriam novos produtos, serviços e inovações tecnológicas, certo? Entretanto, ao invés de copiar você pode buscar referências.

Buscar referências está ligado à contemplação do que já existe. Revistas, livros, TV, museus e processos que deram certos nas antigas companhias, são ótimos exemplos para buscarmos referência daquilo que queremos criar. Enfim, quanto mais referência você tiver, maior será o seu repertório. E isso o ajudará na hora de criar soluções ou ressignificar projetos importantes de acordo com suas necessidades.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Observe mais

Aprendemos muito quando observamos as pessoas, o mundo, a cidade e a natureza. Funcionamos como uma esponja, que assimila coisas novas através da observação. Por isso que a contemplação é tão importante.

Você pode observar o mundo a sua volta, o comportamento das pessoas, como as máquinas funcionam e até os animais. Através disso vai fazer você aplicar o que aprendeu em outras áreas da sua vida, como em sua profissão.

4. Relaxe um pouco

Trabalhar sobre pressão, estresse, fadiga ou com a cabeça cheia não vai fazer você ser criativo. Embora a criatividade seja vista por alguns como uma habilidade a ser desenvolvida, hábitos como relaxar, farão com que ideias inesperadas surjam.

Permita-se momentos relaxantes. Perder tempo nestes casos pode ser um investimento para você e a recompensa será o descobrimento de novas ideias. Alguns bons resultados são o benefícios de uma boa pausa produtiva.

5. Corpo e mente

Sabemos da necessidade e da importância de estarmos bem. Estar bem significa ter energia e capacidade para realizar atividades, conviver em sociedade e criar.

No entanto, se não praticarmos alguns hábitos para o controle e manutenção da nossa saúde, tudo pode ir por água a baixo. Realizar as seguintes práticas ajudarão você a ser mais criativo:

– Dormir bem;

– Praticar exercícios físicos;

– Controlar a ansiedade;

– Ter pensamentos positivos;

– Ter uma boa alimentação;

– Sol, água e ar puro.

Assim, ao praticar esses e outros hábitos importantes, você estará contribuindo para manter o corpo e a mente saudáveis para criar.

6. Criatividade no papel

Não conseguimos guardar tudo na memória, por isso, é fundamental que você anote suas ideias. Afinal de contas, nunca sabemos quando elas irão surgir. Portanto esteja preparado!

Insights, pontos de vistas, perspectivas e desenhos precisam ser anotados no papel. Todo o desenvolvimento do seu projeto, seja feito em computador ou não, precisa ter um começo: com papel e caneta.

Além do mais, anotar ideias mostra organização e capricho por vontade de solucionar um problema e trazer solução. Se você trabalha em uma grande empresa, se atente a este diferencial.

Partiu ser criativo?

Expressar sua criatividade é maravilhoso. Algumas profissões permitem e até exigem essa prática como forma de desenvolver e realizar o trabalho. Independente de trabalho, usar a criatividade é útil durante toda nossa vida.

Curiosidade, foco e percepção também fazem parte do ser criativo. É preciso sair da zona de conforto e estimular a criatividade com essas e outras dicas como: Como aumentar a produtividade. Além disso, O Viver de Blog fez preparou um artigo muito bom sobre Como aumentar a criatividade, vale a pena conferir também.

Por isso, ouse, inove e faça a diferença. Só assim você pode evitar o bloqueio criativo e conseguir realizar o que tanto precisa.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho. 

• Otimize seus trabalhos de equipe com o Asana, um gerenciador colaborativo.

• Aprenda mais! Conheça o método de estudo Robinson.

• A importância dos relacionamentos na construção de uma carreira de sucesso.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também