Blog do UNASP

Faculdade a distância e trabalho: dá pra conciliar, veja como.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A liberdade de horários do EAD pode ser uma armadilha se você não souber gerenciar as suas atividades. Aprenda a conciliar a sua carreira com a faculdade a distância.

Hora certa no rádio, trânsito, relógio de ponto no trabalho, correria, uma hora de almoço que parece um minuto. Para onde essa corrida está te levando? Que é preciso estudar para avançar todo mundo já sabe. Mas como conciliar os estudos com tantas atividades? Ora, todo mundo também já sabe! Segundo o Censo da Educação Superior de 2017, 18% dos estudantes de nível superior do Brasil fazem faculdade a distância.

O estudo, realizado todo ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostrou que o número de polos de graduação a distância cresceu 133% em um ano.

Você já viu aqui no blog do Unasp como funciona e quais as vantagens de uma faculdade à distância: é, de longe, a melhor opção para quem precisa de horários mais flexíveis para conciliar com o emprego. Mas é aqui que mora o perigo. Estudar e trabalhar ao mesmo tempo exige estratégia.

Ser de humanas não é desculpa: sem calcular e planejar cada atividade é impossível ir bem na graduação, principalmente numa faculdade a distância. Mas calma que a gente vai te ajudar. Já que ainda não dá para parar com a correria, vire o melhor corredor e chegue na frente. Logo abaixo você encontrará algumas dicas simples que fazem toda a diferença.

1. Relacionamento sério com a agenda

Nem tudo que é importante é urgente. Alguma coisa sempre tem que ficar para depois. Nunca deixe de aproveitar a vida e fazer coisas que lhe dão prazer, mas tudo tem seu tempo. A faculdade à distância pode dar a falsa sensação de que o estudo não precisa de hora marcada, mas não caia nessa.

Monte sua rotina semanal, e marque os horários fixos em que você vai estudar. “E se eu não estiver com inspiração pra estudar naquela hora?”. Desculpe, mas você precisa trabalhar na hora certa com ou sem inspiração, não é? Estudar é como fazer academia: respeitando a rotina, a mente se desenvolve e se acostuma a produzir naquele dia e hora.

E que tal se divertir e aprender ao mesmo tempo? Aquela viagem de férias tão esperada pode ser num congresso acadêmico na área que você estuda na faculdade: uma horinha de turismo, outra de palestras com as principais novidades da sua área, além da chance de fazer amigos entre os melhores profissionais.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

2. Tenha estratégia e estrutura

Você é como um atleta: além da rotina de estudo, você precisa de estratégia e um centro de treinamento, seu quartel general onde nada atrapalhe sua concentração. Conheça seu bairro: é provável que exista alguma livraria, biblioteca pública ou espaço cultural onde você possa ir montar seu cantinho de estudos.

Você estuda no computador, celular ou tablet? Invista em bons aparelhos e numa boa conexão de internet, e planeje revisões com técnicos. Essas ferramentas são tão importantes quanto seu material do emprego.

Outra dica que ajuda é salvar cópias de seus trabalhos na nuvem: o Google Drive e o Dropbox oferecem um bom espaço de armazenamento gratuito, te livrando de problemas com pendrives que podem travar e transmitir vírus para sua máquina.

3. Trabalhe e estude na mesma área

Aquele velho ditado, “chupar cana e assobiar”, não é nem de longe uma boa ideia. É sempre melhor quando todas as atividades que você faz estão relacionadas: estudar, trabalhar e até se divertir com o mesmo tema vai te tornar muito mais produtivo.

Uma faculdade a distância de Administração para alguém que já trabalha nesse setor ajudará a aprender como aplicar as teorias na prática. Sem contar que muitas empresas preferem promover os funcionários antigos que se qualificam em vez de contratar gente nova.

Você pode estar pensando: “eu até trabalho no administrativo, mas meu sonho é estudar Pedagogia”. Emprego não está fácil, e essa é a realidade de muita gente. Porém, como bom estudante que você é, sabe que todas as áreas de conhecimento podem se relacionar de alguma forma.

Aproveitando o exemplo, sabia que um profissional de educação pode ser muito útil para o administrativo de uma empresa? Escolhendo disciplinas optativas e atividades complementares (eventos acadêmicos, leituras extras) que misturem os temas, é como se você fizesse duas faculdades em uma, unindo as áreas onde você é bom.

4. Use o tempo de deslocamento a seu favor

Esqueça o Godzilla e o King Kong – o tempo de deslocamento é o verdadeiro vilão das grandes cidades. Morar perto de tudo é um privilégio para poucos: segundo um estudo, o paulistano gasta um mês e meio só em deslocamento a cada ano. Se não dá pra fugir, aproveite como puder.

Faça listas de tarefas para ganhar tempo. Sempre existe uma coisinha ou outra para fazer num bairro distante. Liste tudo que precisa ser feito, a ordem em que cada coisa pode ser feita, e faça de uma vez! Aquela ida ao dentista já pode ser combinada com o pagamento daquela conta e a compra daquela torneira que quebrou.

Aproveite o deslocamento e os intervalos para estudar. É claro que ninguém vai escrever uma tese num intervalinho de almoço. Porém você pode montar esquemas com o resumo da matéria, e aproveitar essas pausas para revisar. Se você precisa dirigir ou não consegue se concentrar lendo no transporte coletivo, pode usar o celular para gravar o resumo da matéria e ir ouvindo no caminho. Os audiolivros também são uma ótima solução.

Pintou aquela ideia brilhante e não pode parar para escrever? Quase todos os smartphones já têm no teclado a função de converter a sua voz em texto – é possível ir ditando um trabalho no trânsito, e chegar com o texto prontinho.

5. Um ajuda da tecnologia é sempre bem vinda

O blog do Unasp preparou uma lista com 7 apps gratuitos para gerenciar e organizar sua rotina de estudos. Eles fazem basicamente tudo que as outras dicas disseram – são como um plus, um segundo cérebro repetindo e checando tudo que o brilhante cérebro de dentro da sua cabeça já fez!

O desafio de conciliar o trabalho com a faculdade à distância.pode assustar, mas você já conquistou muita coisa. Siga essas dicas, e veja seu esforço render muito mais.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 5 erros que você deve evitar ao fazer um curso EAD.

• Aprenda a criar um cronograma de estudos para o seu curso EAD.

• Entenda mais sobre a carreira em gestão de EAD e tutoria online.

• Fique por dentro das vantagens de fazer um curso em EAD no UNASP.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também